INTERDEPENDÊNCIA

INTERDEPENDÊNCIA

Nossa jornada, aos poucos, inicia-se. Na maioria das vezes passa despercebido por muitos. Veremos a Interdependência. Isso mesmo…

I – Interdependência:

Começo lembrando alguns pontos importantes:

• Nada e nem ninguém é autossuficiente.
• Nada e nem ninguém existe por si só.

Tudo o que existe, só existe pela ação do outro. Se não houver uma colaboração. Quer direta ou indireta. Decerto nada acontece.

Outrossim, todos nós estamos interligados uns com os outros. “Somos todos Um”. Esse ‘um’ é imenso… Pare para pensar por um instante…

Você, seu pai e sua mãe, seus avós maternos e paternos, seus tios, seus bisavós… por aí vai…

Sem a união deles nada aconteceria. E você provavelmente não estaria aqui lendo este texto agora. Será que você consegue perceber a dimensão? Veja só este exemplo abaixo, ele é bem simples. “Que tal um café?”

II – Todos dependemos uns dos outros:

Conquanto, você aceitou meu convite e aí nós vamos até o supermercado. Vou simplificar bem este exemplo. Quando chegamos no supermercado, escolhemos a nossa vaga de estacionamento. E estacionamos o carro. Assim, trancamos as portas e nos dirigimos à entrada principal do Supermercado.

Fomos até a sessão onde estava o café. E então escolhemos um pacote. Pegamos um pacote de café. Levamos até o caixa e ali apresentamos o produto escolhido. Após o registro de nossa escolha, pagamos o preço e aí somos liberados.

Mas, se você parar para pensar um pouco mais, perceberá que para este café chegar até aqui o processo foi longo. Inegavelmente, um plantou, outro arou a terra, preparou a terra, adubou e aí lançou as sementes. E ainda outro tratou desta plantação, outro colheu, outro separou, outro limpou, outro torrou, outro moeu, outro ensacou, outro levou até a fábrica para embalar… E por aí vai até chegar em nossas mesas.

Percebes quantas pessoas estão envolvidas diretamente ou indiretamente no seu cafezinho? Todos eles estão torcendo por você, para que você goste e compre novamente. Assim, eles mantém seus empregos por mais tempo.

Assim é. Tudo o que existe, só existe pelas ações de outras pessoas. Se não for assim, nada acontece. Posto que ninguém é autossuficiente.

Até mesmo para alguém existir é preciso que outro alguém colabore. Se não for dessa forma, nada feito.

Pense nisso! Até breve! Gasshô!




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Li Yan

Sou Escritor... Autor de A Meditação e a neurociência... A Meditação e a aprendizagem, Meditação, Sabedoria oriental, Pensamentos Orientais, Simples assim, RESPIRE bem e viva zen, Síndromes, transtornos e distúrbios, Distúrbios de aprendizagem, Hein? Estudo sobre a memória, Melhor idade ? Será? Sou pedagogo. NEUROPSICOPEDAGOGO CLÍNICO e Teólogo Budista. Além de músico, atendo em meu consultório e ministro cursos e palestras... Contato: 11 976728557 Visite meu blog : neurotópicos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *