Flash e Iluminação

Flash e Iluminação

Muita gente me pergunta:

por que usar flash para fazer fotos ao ar livre durante o dia?

Por vezes – em especial quando não há nuvens para agirem como difusores naturais.

A luz solar é dura e provoca sombras bem definidas, que não compõe harmonicamente o rosto do fotografado; é aí que se opta por uma luz mais difusa com o uso do flash em fotos diurnas.

Flash e luz solar

É claro que, muitas vezes, o fotógrafo pode optar por usar a luz solar para compor seu retrato, porém se o intuito for obter sombras suaves e uma transição gradativa entre a área iluminada e a área de sombra, o flash com um difusor (um softbox ou uma sombrinha) ajuda muito.

Outras opções são usar o flash como luz de preenchimento enquanto a luz solar é utilizada como luz principal ou mesmo usar o flash – ou o sol – como contraluz, para separar o modelo do fundo da composição, iluminando todo seu contorno.

Em fotografia não existe certo ou errado, mas apenas o uso correto da técnica e da iluminação de modo a se obter os resultados esperados – e assim poder repeti-los quando necessário.

Nessa foto, Pitú foi iluminada pelo sol e pelo flash (cuja luz foi difundida com um softbox grande, fora da câmera). Usei também um filtro amarelo no flash para que sua luz não tivesse um tom diferente da luz solar. Pedi a ela que olhasse na direção do flash, evitando assim sombras que atrapalhassem a clara visualização de sua expressão e permitisse também que a composição exaltasse a diferença da textura de sua pele e das pedras da escada.

Porque fotografar é cuidar dos detalhes.

(Nikon D810, 70mm, ISO 100, f 7.1, v 1/125 segundos e flash Nikon SB 5000 com zoom de 24mm, em modo TTL e em softbox grande a 45 graus da modelo)




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Alexandre Périgo

Mais um em meio à multidão. alexandreperigo@uol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *