Umbanda no lar

Umbanda no lar

Desde muito tempo é assunto controverso no meio umbandista a prática da liturgia e da ritualística de umbanda no lar.

Por esse motivo gostaríamos de levantar neste pequeno texto alguns questionamentos sobre o tema.

Os principais argumentos daqueles que são contrários à práticas litúrgicas em ambiente familiar passam sobretudo, por questões relacionadas a possíveis influências de espíritos negativados ou pouco evoluídos durante estes trabalhos.

Muito se diz que a prática da incorporação ou até mesmo em alguns casos, a prática de se acender uma única vela em casa, pode atrair seres com intenções nebulosas.

Porém tudo se trata de alguns simples pontos aos quais se deve atentar para que junto à sua família o médium umbandista possa praticar seus ritos e assim ter real e livre acesso à sua própria e espiritualidade.

Antes de focar nesses pontos, gostaríamos de lembrar que em todas as outras religiões é comum a prática de cultos familiares.

Como exemplo: as novenas católicas, o evangelho no lar segundo o espiritismo de Allan Kardec, e ainda, os cultos protestantes.

Todos esses , portanto, realizados de forma corriqueira na casa dos fiéis a estas religiões.

Então fica a pergunta: por quê o umbandista não pode praticar sua religiosidade junto à sua família em seu lar?

Por se tratar de uma religião que tem como característica principal o mecanismo de incorporação dos espíritos guias em seus médiuns, alguns cuidados, assim como alguma preparação se faz necessária é claro.

Porém um médium experiente e desenvolvido que tem uma forte conexão com seus mentores. pode sim praticar os ritos sagrados de umbanda em sua casa.

O que não deve ser feito é a banalização da liturgia umbandista.

Não se deve incorporar os guias simplesmente por fazê-lo, mas se houver uma motivação de fé amor e caridade basta seguir estes simples três passos.

1) Executar e ativar sua firmeza de esquerda. Sim seu Exu guardião e sua pomba gira irão zelar guardar e vigiar os trabalhos mediúnicos que serão executados naquela noite.

2) Executar e ativar a firmeza de seu anjo da guarda.

Desta forma este mistério divino irá garantir que todo trabalho a ser executado seja em prol do bem e da caridade.

3) Executar e ativar a firmeza de seu orixá de frente.

Esta divindade que vai garantir o fluxo energético necessário para incorporação dos guias e todo o seu trabalho mediúnico seja ele de consulta ou simplesmente um passe energético.

Seguindo estes três preceitos básicos aos quais denominamos triângulo de proteção do médium, a ritualística umbandista poderá ser executada em casa.

Entretanto, lembramos mais uma vez que isto deve ser conduzido por um médium experiente e que conhece aos seus guias.

Que decerto entende os seus fatores vibracionais e que não ficará confuso ou a mercê de qualquer tipo de energia negativada.

Por último, gostaríamos de salientar que estas recomendações são válidas para aqueles que desejam praticar a liturgia de umbanda no lar única e exclusivamente com sua família.

Antes de tudo, giras abertas, estas sim devem ser executadas dentro de um terreiro de umbanda, tanto física quanto energética e espiritualmente preparado para receber consulentes com os mais diversos tipos de problemas e com os mais diversos tipos de energia.

Pratique sua fé sem medo e a cada dia você estará mais próximo dos seus guias, seus mentores e de toda a espiritualidade que ele conduz.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Marcio Henriques

Márcio Henriques, Professor, Sacerdote de Umbanda em Formação, Teólogo de Umbanda Sagrada Formado pelo colégio Pena Branca. @uma_banda_ead @machenriques contatoumabanda@gmail.com nosso canal no youtube : https://www.youtube.com/channel/UCGDMO_-kpi8iaPBOjxTQoFQ

4 comentários em “Umbanda no lar

  • março 18, 2019 em 12:04 am
    Permalink

    Belo texto! Vale lembrar que no início, Quando tudo começou os terreiros eram abertos dentro de casa ,ou seja em uma sala ou na garagem . Apenas a entidade e um medium de boa vontade querendo praticar a caridade para aqueles que precisavam de auxilio.
    A doutrinação da minha casa Não permite incorporação em casa ,porém Acho super válido e natural quando o culto é feito com responsabilidade e com consciência

    Resposta
    • março 18, 2019 em 6:02 pm
      Permalink

      Exatamente irmã , e até hoje , muitos terreiros começam em casa com muito amor , dedicação e boa vontade . Axé 🙏

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *