PRINCÍPIOS DO REIKI – só por hoje….

PRINCÍPIOS DO REIKI – só por hoje….
Para reikianos e não reikianos

Os princípios do Reiki são máximas de vida de um antigo imperador. Eles foram agregados ao Reiki pelo ‘criador’ do método Reiki, Mikao Usui; e passaram a ser conhecidos como princípios do Reiki. Podem ser usados por qualquer pessoa, uma vez que são norteadores para o dia a dia, o que auxilia no autoconhecimento, na ampliação da consciência.

 

Reiki segundo Mikao Usui

Usui assim se referia ao Reiki:

– o método secreto de atrair bênçãos,

– o segredo para atingir a felicidade,

– uma medicina espiritual para todas as doenças.

– o método Usui para mudar sua mente e seu corpo para melhor:

 

Bases filosóficas para o Reiki

O Reiki nos oferece muitas possibilidades, pode ser usado em qualquer lugar ou situação, equilibra nossos corpos, contribuindo para o bem-estar.

Talvez buscando uma base filosófica para o método, Usui, sugere inserir na prática diária esses princípios. Podem facilmente ser uma filosofia de vida. Aliás, simplicidade é uma característica intrínseca ao Reiki, que não deve ser abandonada. Com variações na tradução, e liberdade de interpretação, seguem os princípios:

Só por hoje deixo ir toda preocupação

Só por hoje deixo ir toda raiva

Só por hoje sou grato

Só por hoje sou carinhoso e cuidadoso com todas as formas de vida

Só por hoje dedico-me ao meu trabalho com afinco           

 

Só por hoje…

Trabalhando a cada dia.

O convite do ‘só por hoje’ facilita, pois, apenas por um momento, deixo ir anos de construções mentais. Ilusório pensar que mudaremos num instante mágico de prática. Mas, só por hoje, seguimos, tirando camada por camada do que nos afasta do nosso Eu real.

A sugestão de Usui é, com as mãos unidas em prece, repetir essas máximas de manhã e à noite.

Em minha prática, escolher um princípio por dia me dá mais profundidade. Mas, para um iniciante em Reiki, penso ser melhor repetir os 5 princípios todos os dias.

 

Só por hoje deixo ir toda preocupação

Ao nos alinharmos com o Reiki, vamos deixando ir o que ‘pré ocupa’, trazendo a confiança no processo da vida. Pode-se acrescentar uma visualização, a energia de Reiki entrando pelo auto da cabeça, enquanto ‘limpa’ o mental. Aliando à visualização, uma respiração tranquila e a repetição da frase, claro.

 

Só por hoje deixo ir toda irritação

Aquietado, posso ficar em contato com a emoção, e permitir que ela venha e vá. Desde uma irritaçãozinha até a profunda ira. Sem brigar com ela, rejeitá-la; nem me identificar ou me apegar.

E entro na calma.

Em silêncio, conectado ao Reiki, vem à tona o que limpar no momento, além da raiva. E, aparentemente do nada, podem surgir outras emoções a limpar:

Só por hoje deixo ir toda a dúvida, …toda a mágoa, … toda a culpa. Enfim, o Reiki trará o que limpar no momento.

 

Só por hoje sou grato

Gratidão é uma palavra muito usada ultimamente, mas já constava como máxima do Reiki. Muito já se falou sobre gratidão. Às vezes consigo senti-la organicamente até. Gratidão pelo ‘bom’ e pelo ‘mal’. E indo além de ‘bom’ e do ‘mal’. Acolhendo e aceitando.

 

Só por hoje sou carinhoso e cuidadoso com todas as formas de vida

E, a primeira forma de vida a receber nossa gentileza somos nós mesmos. Ao nos amarmos, auto aceitando tudo, acolhendo, irradiamos esse amor e cuidado, genuíno e dentro do possível.

O princípio é a meta, mas não deve esconder o movimento contrário, a aversão, o distanciamento, a crítica, a rejeição.

E, ser ‘cuidadoso e carinhoso’ será diferente para cada um.

 

Só por hoje dedico-me ao meu trabalho com afinco

Trabalho pode ser entendido como trabalho interno, prática meditativa, autoconhecimento. Ou como trabalho externo, inserção profissional correta no mundo, com honestidade e dedicação.

Escolha a interpretação que preferir – ou use ambas, conforme o momento.

Vamos lembrar que, como dizia Usui, um corpo sadio é consequência de uma mente sadia. E a prática dos princípios do Reiki contribui para isso. Com a mente em paz, nos aproximamos da felicidade.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Maria Aparecida

Maria Aparecida Angeleti - Sidarah CRTH-BR ABRATH - Terapeuta e Mestre em Reiki - educadora e terapeuta floral (sendo practitioner formada pela Bach Foundation – Inglaterra) - Aromatóloga - Massoterapeuta e Reflexoterapeuta (com formação pela ITM School, Tailândia) - terapeuta em CQE e CE - radiestesista - esteticista naturalista com Mestrado na área de ciências humanas, foi professora universitária palestrante em temas de saúde, com artigos publicados em jornais, revistas e mídia digital contato: (27) 99696-3410 - sidarah@gmail.com Facebook, Instagram e YouTube: sidarah terapeuta

2 comentários em “PRINCÍPIOS DO REIKI – só por hoje….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *