Chico Xavier pela Astrologia Tradicional
Chico Xavier pela Astrologia Tradicional

Para a Astrologia Clássica ou Tradicional, tudo começa com o Ascendente. Ele representa o horizonte leste onde o Sol nasce e ascende todas as manhãs.
Analogamente, corresponde à hora em que a pessoa nasceu e deu a sua primeira respiração.
Chico Xavier tem Ascendente em Capricórnio.
Isso mostra o perfil de alguém que nasceu para levar uma vida com seriedade, maturidade e dentro da lei.
Por estar em conjunção com o planeta Urano, revela que ele também veio para romper barreiras. Romper com o velho e estabelecer o novo.
Saturno é o planeta que representa a pessoa do Chico, por ser o regente do Ascendente:
uma alma velha que veio para assumir responsabilidades, trabalhar bastante, ter experiência com regras, limites e servir de exemplo para os outros.
Além do regente do Ascendente, outro planeta bem importante é o chamado Almuten. Sobretudo na casa 1, pois revela a motivação primária do nativo.
A palavra Almuten vem dos árabes e significa “Vitorioso”, pois se refere ao planeta com maior número de dignidades naquele ponto do mapa.
Marte é o Almuten do Ascendente, e por estar em Gêmeos, fala do lado literário do Chico, que escreveu (na realidade psicografou) centenas de livros.
Por estar na casa 6, esse Marte encontra-se em uma dignidade acidental, por ser este o local do seu Júbilo ou Alegria. Portanto, ele fica forte nessa casa.
Mercúrio na casa 4, uma das casas com grande força no mapa por ser angular, fortalece essas características de escrever e ser um mensageiro.
Em mútua recepção com Marte, reforça ainda mais esse lado intelectual.
A Lua em Capricórnio no mesmo signo do Ascendente, revela o lado maternal do Chico.
Nessa signo a Lua está exilada, uma condição que lhe deixa desconfortável e que traz situações difíceis na infância e com mulheres. Principalmente com as que fizeram o papel de mãe ou responsável.
Júpiter na casa 10 (outra casa angular) demonstra a potencialidade da espiritualidade do Chico.
Ele veio para compartilhar isso com a sociedade, com o mundo e ficar famoso internacionalmente. Sobretudo, um verdadeiro cidadão do mundo.
As Partes Arábicas têm bastante importância na Astrologia Clássica e na mesma casa 10 estão a Parte da Fortuna (um ponto de sorte e abundância), além da Parte do Espírito (um ponto de grande espiritualidade).
Alguns que não estão acostumados com a Astrologia Clássica, nessa altura do campeonato podem perguntar:
“E o Sol em Áries do Chico?”
O Sol tem a sua importância por se tratar da nossa estrela, mas não é o principal ator do mapa. Primeiramente vem tanto o Ascendente quanto a Lua.
Isso acontece por estarem mais próximos de quem nasce na Terra.
O Sol em Áries do Chico é o Hyleg do mapa, o planeta doador de vida e que mantém a pessoa viva.
O Alcocoden é o planeta que fala sobre o tempo de vida. Pode acontecer do mesmo planeta ser Hyleg e Alcocoden ao mesmo tempo, é o caso desse Sol em Áries.
Na Tabela de Dignidades Essenciais existe uma parte sobre os Anos Planetários.
Esse Sol do Chico, segundo a tabela, poderia ter chegado aos 120 anos, mas por estar em conjunção com Saturno perdeu 30 anos, o que dão 90 anos de vida.
Chico faleceu com 92 anos, o que chega a ser muito próximo do tempo de vida prometido pelo mapa.
Há cálculos para chegar aos 92 anos, mas é um tanto complicado e foge ao objetivo desse artigo.
Uma configuração que chama a atenção no mapa do Chico, é que com exceção de Júpiter, os demais planetas encontram-se no hemisfério inferior.
Isso revela que ele tinha uma intensa vida interior e foi aí que encontrou forças para levar adiante a sua mensagem e completar sua missão.
Outros artigos interessantes deste mesmo autor:
- Madonna pela Astrologia Tradicional
- Evo Morales pela Astrologia Tradicional
- John Lennon pela Astrologia Tradicional
- Bob Marley pela Astrologia Tradicional
- Hebe Camargo pela Astrologia Tradicional
- Sérgio Moro pela Astrologia Tradicional