As virtudes do I Ching
As virtudes do I Ching
Embora o I Ching diga que a vida pode ser dividida em 64 situações (Hexagramas), e que cada uma dessas situações tem o seu próprio modo de agir, existem alguns princípios que são comuns à todos os 64 Hexagramas.
Inicialmente, o estudo do I Ching está baseado na concepção de síntese, mutabilidade, imutabilidade e transmutabilidade. Dessa maneira, o I Ching nos fala que a mudança acontece a todo os momentos e em todas as situações, em todos os seres, no Homem e na natureza.
Entender ao princípio da mutabilidade para compreender as virtudes do I Ching
O entendimento desses quatro movimentos é importante para se compreender o conceito de quatro virtudes do I Ching.O que é virtude? O Taoísmo diz que virtude é aquilo que temos no nosso interior como qualidade e que tomamos como um ação natural. Segundo os Mestres, os taoístas devem cultivar três tesouros ou virtudes: a humildade, a simplicidade e a afetividade. Entretanto, O cultivo dessas virtudes não se dá somente no caminho espiritual mas também no dia a dia daquele que segue o Caminho do Tao.
Assim como o homem, o I Ching também possui as suas virtudes
Assim como o homem, o I Ching também possui as suas virtudes. E as virtudes do I Ching nos orientam como agir na vida diante dos acontecimentos e das situações mais diversas. Na sequência dos 64 Hexagramas temos quatro Virtudes, a saber: Princípio, Abertura, Harmonia e Retidão.
Princípio é a primeira virtude
É a origem, a força vital e criativa que existe em todas as coisas e em todos os lugares. É através da suavidade, da receptividade e da tolerância que se encontra o Princípio. Portanto, Princípio é o eixo da vida de uma pessoa, é o que faz a vida ter sentido, sua diretriz e seu objetivo. Decerto, algumas pessoas têm eixos mais duradouros, outras têm eixos mutáveis e em algumas outras a busca do eixo passa a ser o seu eixo, ela passa a vida inteira buscando um princípio. As outras três virtudes representam a continuidade do Princípio.
Abertura, Harmonia e Retidão dão continuidade ao ciclo das virtudes
Quando se alcança o Princípio, o caminho se abre: é a Abertura, necessária para fluir e continuar. Certamente sem Abertura não haverá fluidez, apenas restará a permanência no Princípio. Depois da Abertura, precisa ter Harmonia, a estabilidade para viver uma determinada situação. Uma vez que nós temos um princípio e o caminho se abriu, precisamos consolidar esse caminho de forma estável porque senão a ausência de estabilidade pode fazer com que todos os passos anteriores se percam. Em seguida, manter o equilíbrio e a fluidez para alcançar a Retidão, que vem a ser a capacidade de não perder o equilíbrio até o último momento do empreendimento ou mesmo da própria vida.
E a cada instante esse ciclo se renova
Assim, uma pessoa que encontra o Princípio tem Abertura. Ademais, tendo Abertura na vida encontra fluidez. Na fluidez, é preciso ter Retidão para manter constantemente o Princípio. Isso significa abrir novos caminhos, fluir com retidão para novamente encontrar o princípio. Assim se manifesta a infinitude e o ciclo da vida se gera eternamente. Dessa maneira, uma pessoa que possua essas quatro virtudes, normalmente é mais bem sucedida no seu Caminho, na sua vida.
As quatro virtudes nos Hexagramas Criativo e Abrangência
As quatro virtudes aparecem algumas vezes em vários Hexagramas, nem sempre juntas, às vezes isoladas. Não podemos esquecer que os Hexagramas representam o ciclo do crescimento e da redução das forças Yin e Yang no ciclo da vida, da natureza, do Universo.
No I Ching, elas estão juntas no Hexagrama Qian e no Hexagrama Terra. O Hexagrama Qian ou criativo é representado pelo trigrama Céu sobre o trigrama Céu. O Hexagrama Kun ou abrangência é representado pelo trigrama Terra sobre o trigrama Terra.
_____ __ __
_____ __ __
_____ __ __
_____ __ __
_____ __ __
_____ __ __
Hexagrama Criativo Hexagrama Abrangência
O Hexagrama Criativo é a energia Yang pura (seis linhas Yang) ao passo que o Hexagrama Abrangência é a energia yin pura (seis linhas Yin). No princípio do Céu e da Terra, Yang e Yin estão unidos, não há separação. Eles estão em prefeita harmonia, vivendo as virtudes do Tao.
Crédito da imagem: Pixabay
Outros artigos interessantes deste mesmo autor:
- A autêntica virtude do Tao
- O I Ching como fonte do princípio do Yin Yang
- Os Quatro Caminhos do I Ching
- Mensagem do I Ching para o Brasil em 2020
- O I Ching e as sequências de Fu Xi e do Rei Wen
- As energias dos oito trigramas e o I Ching