HO’OPONOPONO – Limpeza Profunda do Coração
HO’OPONOPONO – Limpeza Profunda do Coração
Ho’oponopono é um sistema de cura havaiano que significa “corrigir um erro”.
O erro surge de pensamentos repletos de memórias dolorosas do passado.
Através do Ho’ponopono, é possível liberar a energia desses pensamentos dolorosos ou erros, que podem causar transtornos e doenças.
Segundo essa visão, nossa mente se divide em três partes: consciente, inconsciente e superconsciente.
Os havaianos chamaram a mente consciente de Uhane, a mente inconsciente de Unihipili e a mente superconsciente de Aumakua.
Uhane é a mente consciente, sobre a qual temos controle direto.
É o nosso lado racional e que tem força de vontade, fala e pensa.
Um dos principais objetivos de Uhane é decidir onde focalizar sua atenção.
Isso é importante porque implica em escolhas, o que está certo e o que está errado, baseando-se na lógica.
Para Uhane o importante é ordem, regras, categorias, entendimento e discernimento.
Unihipili é a mente inconsciente que se manifesta pelo desejo, através dos sentidos físicos.
É a nossa parte que chora. Não conseguimos derramar lágrimas sem antes sentir uma emoção (amor, ódio, medo, raiva).
Sua principal função é a memória, pela qual podemos aprender, lembrar, desenvolver habilidades e hábitos.
Em Unihipili estão impressas nossas crenças, nossa memória genética e a aprendida.
A motivação principal de Unihipili é o prazer: foge da dor, do medo e do medo da dor.
Aumakua é a mente supraconsciente, a nossa essência espiritual que nos orienta.
É a intuição ou a inspiração que poderá vir através de uma meditação, de uma conversa, um sonho, um livro ou até mesmo um programa na televisão.
Aumakua contém as qualidades divinas: compaixão, paciência, amor, perdão.
Aumakua só pode ajudar quando for solicitado, não interferindo no nosso livre arbítrio e tem a capacidade de realizar qualquer coisa.
O inconsciente (Unihipili) é quem controla os nossos pensamentos e sentimentos, uma vez que armazena memórias da nossa infância e de um passado mais distante.
O Ho’oponopono consegue atuar no nosso inconsciente, que é o campo mais profundo e mais difícil de ser acessado, limpando e transmutando as memórias que lá existem e que são a causa dos nossos problemas.
Por exemplo, você possui uma determinada forma de agir que te desagrada, mas quando menos espera,
repete esse mesmo comportamento e não tem nenhum controle sobre ele.
Você poderá “corrigir esse defeito” com a prática do Ho’oponopono e sem precisar entender suas causas e motivos.
Mesmo assim, existe a possibilidade de ter alguma compreensão profunda (inspiração) sobre o assunto.
Ao praticar o Ho’oponopono, realiza-se um processo de limpeza e purificação dessas memórias no seu inconsciente.
Você, assim, consegue neutralizar uma emoção desagradável associada à determinada pessoa, lugar ou situação.
O processo finaliza com a transformação dessa emoção em compaixão.
Conheci o Ho’oponopono em 2008. Em 2009 participei de um seminário com Al McAllister no Rio de Janeiro/RJ e outro em São Paulo/SP com a argentina Mabel Katz.
Em 2012 fiz o curso com o espanhol John Curtin, que por sua vez, assim como Mabel Katz, aprendeu com o próprio Dr. Hew Len, principal divulgador do Ho’oponopono no mundo.
Desde 2011 ministro Workshop de Ho’oponopono. Não se trata de uma formação, mas de um momento para as pessoas sentirem e compreenderem o Ho’oponopono,
através de vivências e meditações dinâmicas.
Outros artigos interessantes deste mesmo autor:
- O que é o Tarô?
- Onde está a chave do meu piano?
- Marte e o Presidente do Brasil
- Mesa Radiônica
- O auxílio-doença será aceito?
- Ingresso do Sol em Áries