A Amazônia em foco

A Amazônia em foco

O ano de 2020 será regido pelo Sol, mas o que esperar do próximo ano para a Amazônia?

Antes de responder essa pergunta vamos relembrar os principais assuntos da Amazônia em 2019

São eles: O desmatamento da floresta cresceu cerca de 29,5% em relação ao ano anterior, segundo dados do INPE. Houve o anúncio da redução e extinção de terras indígenas. O que provocou um ataque a essas pessoas, embora o governo tenha adiado a concretização desse anúncio. Por último, jovens lideranças surgindo em meio ao caos desse novo olhar sobre meio ambiente.

Todos esses fatos criaram um ambiente de tensão social.

O que antes era certeza, agora é falso. Se antes a Amazônia era o pulmão do mundo agora é apenas mais uma fonte inesgotável de recursos naturais. Esses recursos geram renda, por isso deve ser saqueada. O conflito entre os indígenas, os garimpeiros, o agronegócio e os sem terra passa a ser discussão de segunda ordem. Visto que a economia é mais importante.
O absurdo da situação é que enquanto a floresta queima e seus moradores se confrontam, a capital discute seu título de cidade criativa da gastronomia. Esse título foi concedido pela UNESCO à Belém, em 2015, que desde então passa a discutir novos pratos à base de mandioca, pupunha e açaí.

Enfim, vamos às respostas da pergunta inicial, o que esperar de 2020?

Para isso pedi ajuda das cartas, o jogo respondeu: VII de Espadas, V de Espadas e Roda da Fortuna.

Em outras palavras, o oportunismo de épocas anteriores, o chamado olho grande ou ganância, foi responsável por esses tristes acontecimentos. A irresponsabilidade na extração dos recursos naturais é nossa pior inimiga desde que o país era uma colônia de Portugal. Desde esse tempo a Amazônia é saqueada por pequenos grupos. O VII de Espadas mostra claramente o saque, ou seja, o ladrão roubando enquanto as pessoas nem percebem o ocorrido.
Hoje o V de Espadas simboliza os tempos difíceis, o jogo sujo, a insensibilidade e apropriação de apenas um seleto grupo. O sol joga sua luz e torna visível quem ganha com essa mudança de olhar. Assim como mostra suas consequências nefastas para quem vive e se sustenta da floresta.Essa carta aponta que quem hoje manda e tripudia dos outros grupos.

A roda da Fortuna é a consequência de todos esses atos contra a floresta e seu povo. O sol traz novos líderes, pessoas da própria floresta, também de longe, que serão os responsáveis por derrubar esse novo poder. Ainda que não sejam famosos, há jovens ribeirinhos, que defendem a Amazônia, formando grupos de discussões, tendo a cultura como pano de fundo. Eles serão capazes de provocar reviravoltas, em outras palavras, sair do foco de polo gastronômico para discussões políticas e sociais.
Mas a Roda da Fortuna também aponta para barulho, nada será feito de forma harmoniosa, embora nossa vontade seja a de controlar o futuro, devemos nos lembrar de que o Destino é incontrolável. E assim passa o Sol, abrindo corações e mentes para um novo tempo, mesmo que à base de mandioca, pupunha e açaí.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Grace Brett

Sou a Grace Brett, apaixonada pela Amazônia. É minha terra, minha gente, lá estudei. Minha formação é Letras, especialista em Língua Portuguesa e Crítica Literária, também em Estudos Culturais da Amazônia. Trabalhei 22 anos como professora, gosto de pessoas, amo escrever e ler. Atualmente moro no RJ, onde estudo Astrologia e Tarot, já atendo, sempre ensinando, sempre aprendendo. página Magia dos Astros no Facebook e Instagram Whatsapp 21 983665227 email gracesampa@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *