O Caminho do Tao
O Caminho do Tao>>
Entendendo o princípio do Tao
“O Grande Caminho não tem nome, não tem emoção, não tem forma. Eu não sei seu nome, mas me esforçando, atribuo a ele um nome, chamando-o de Caminho” Lao Zi, Tratado da Quietude e da Transparência Permanente.
O Taoísmo é uma tradição espiritual e religiosa que tem seus princípios fundamentados na China antiga e na sua cultura.
Entretanto, o Tao não pertence ao Taoísmo nem tampouco pertence aos taoístas. Os taoístas são aqueles que buscam o Tao seguindo o caminho do Taoísmo. Porém, uma pessoa mesmo não sendo taoísta, pode estar perfeitamente buscando o Tao, sem ter consciência disso.
O Taoísmo, basicamente, propõe as seguintes etapas para se realizar no Caminho do Tao:
Entender o que é o Tao;
Aprender com o Tao;
Realizar-se através do Tao
Tornar-se o próprio Tao.
O que é o Tao?
Inicialmente, podemos entender o Tao a partir da análise do seu ideograma.
Tao em Chinês significa, ao mesmo tempo, “Caminho”, “Caminhante” e “o ato de Caminhar”. Contudo, esse Caminho não é um Caminho qualquer. Portanto, é um Caminho de transformação espiritual. É um Caminho constante.
Ademais, o Tao é tudo aquilo que é, ao mesmo tempo, Criador [caminhante], Universo Criado [caminho] e Ato de Criação [ato de caminhar].
Para o Taoísmo o Tao é o Absoluto, ele é a raiz de todas as coisas. Dessa forma, ele está na manifestação de todas as coisas. Ele é o gerador de todas as coisas e é, propriamente, todas as coisas. Inegavelmente, ele guarda a potência e manifestação, juntos, dentro de si; é o que chamamos de Céu Anterior e Céu Posterior.
Nesse Absoluto estão incluídos o Yin e o Yang, o visível e o invisível, o manifestado e o não-manifestado, a forma e o vazio, o passado, o presente e o futuro no mesmo ponto. Tudo que se possa imaginar e também tudo que não se possa imaginar. Assim, tudo se torna uma só coisa, tudo tem o mesmo fundamento.
Aprender com o Tao
Se compreendemos o sentido do Tao, com toda certeza, alcançamos a próxima etapa: aprender com o Tao. Antes de mais nada, devemos tentar assimilar, viver, ser os ensinamentos do Tao. Tentar ser íntegro, indivisível. Tentar viver o lado racional e o lado não racional ao mesmo tempo. Tentar escutar a palavra e o silêncio concomitante. De certo, o Tao é o próprio silêncio, a quietude e o vazio que está por trás e que coexiste com todos os ruídos, manifestações e formas da existência. Mas,para podermos alcançar esse verdadeiro silêncio e quietude interior, precisamos possuir um certo grau de tranquilidade. Por conseguinte, é impossível alguém encontrar um caminho interior de paz e tranquilidade enquanto estiver remoendo algum sentimento no seu interior.
Realizar-se com o Tao
De fato, essa é a próxima etapa a ser alcançada: viver com o Tao. Deslizar pela vida através do próprio Vazio e da forma. Deslizar pela vida através da manifestação e da não manifestação ao mesmo tempo. Viver de acordo com o princípio do Tao. Quando o universo demonstrar expansão, devemos sempre entrar na sintonia da expansão. Da mesma maneira, quando o universo entrar em recolhimento devemos sempre entrar em sintonia com o recolhimento.
Tornar-se o próprio Tao
Finalmente, quando se está integrado com o Tao, nos tornamos o próprio Tao. Nessa hora, a consciência está em toda parte. ligada à consciência universal assim como a energia individual está ligada a todas as energias. De certo, Sopro e a Consciência não estarão mais separados. Portanto, eles estarão equilibrados. Então, nesse momento, passamos a ser o próprio Tao.
Certamente, esses são os passos que devem seguir aqueles que buscam se realizar através do Tao, que buscam restaurar o Tao. Seguir seu Caminho de forma constante, agindo com naturalidade, mantendo-se na retidão, de acordo com princípio do Tao.
Consequentemente, o Taoísmo é um caminho para se chegar ao Tao.
A caligrafia do ideograma Tao que ilustra a coluna é de minha autoria.
Telma Bonniau Gitirana foi ordenada Daoshi na Linhagem da Ordem Ortodoxa Unitária por Wu Jyh Cherng, fundador da Sociedade Taoista do Brasil. Atualmente segue seu Caminho ensinando e seguindo os princípios do Tao.
var _Hasync= _Hasync|| [];
_Hasync.push([‘Histats.start’, ‘1,4126021,4,0,0,0,00010000’]);
_Hasync.push([‘Histats.fasi’, ‘1’]);
_Hasync.push([‘Histats.track_hits’, ”]);
(function() {
var hs = document.createElement(‘script’); hs.type = ‘text/javascript’; hs.async = true;
hs.src = (‘//s10.histats.com/js15_as.js’);
(document.getElementsByTagName(‘head’)[0] || document.getElementsByTagName(‘body’)[0]).appendChild(hs);
})();
Outros artigos interessantes deste mesmo autor:
- Agir de acordo com o Tao
- A Água e seu princípio no Taoísmo
- O Tao Te Ching e o Caminho do Tao
- O Tao e o Wúwéi, o agir sem intenção
- O Tao e o Caminho do Retorno
- O Tao e o princípio do Céu Anterior e do Céu Posterior