A Gestante, o Bebê e a ultrassonografia

A Gestante, o Bebê e a ultrassonografia>> Profissionais médicos da sociedade Psicanalítica de Porto Alegre apresentaram, durante o Simpósio Anual de Psicanálise, tanto observações, quanto pesquisas e vídeos de ultrassonografia de bebês em gestação.

Foram revelados momentos de grande emoção.

Primeiramente, quando se pode ver o feto tocando a si mesmo

Ao vê-lo passando a mãozinha na cabeça, nas pernas, nos pezinhos, fico pensando até que ponto o tocar mostra-se parte de nossa estrutura, ainda em formação, bem antes de nascermos.

Esses movimentos fetais podem reforçar a ideia da importância do toque e do quanto se deve tocar o bebê tão logo ele nasça, contudo, não de forma agressiva, mas muito carinhosa.

Ademais, seria interessante que os pais que fossem submeter-se ao ultrassom, entrassem em contato de verdade com seu bebê e consigo mesmos.

Cuidar da qualidade de seus pensamentos e sentimentos nesse momento principalmente no que se refere ao sexo de sua preferência, é muito importante!

A Gestante, o Bebê e a ultrassonografia- A sabedoria do feto

Estudos têm evidenciado o quanto o feto “sabe” e é sensível ao que sentem seus pais e familiares em relação a ele, inclusive uma possível rejeição por não ser do sexo preferido pela Mamãe e pelo papai.

Essa situação pode vir a interferir posteriormente em sua saúde psicológica, traduzida provavelmente por sentimentos de inadequação, perante a vida.

Outras observações feitas através do ultrassom mostraram a sensibilidade do feto ao meio externo.

Em síntese, uma reportagem apresentada pelo Jornal O Globo, conta que o médico radiologista Euderson Kang Tourinho fazia um exame em uma gestante.

Enquanto observava na tela o feto dormindo profundamente, o médico ouviu o ruído de uma pinça caindo no chão. Imediatamente a imagem vista na tela se mexeu e o coração começou a bater acelerado.

A Gestante, o Bebê e a ultrassonografia- Reações do feto

O feto então passou a mãozinha no olho e coçou a cabeça. O médico disse que ficou emocionado.

A reportagem mostra ainda que, com o advento da ultrassonografia, o psicanalista Moisés Tractemberg afirma que o ego fetal tem início no quinto mês de gestação, embora o ego pré-natal não seja um ego maduro ou tenha consciência de si mesmo, ainda.

Revela também, que o neo córtex do feto já está formado e que é nele onde as emoções adquirem sentido e integridade.

O que a ciência só agora nos mostra, escolas de pensamento místico-filosóficas já vinham nos mostrando que “os antigos gregos já utilizavam o princípio da influência pré-natal …”

A Gestante, o Bebê e a ultrassonografia

Portanto, futuros pais, atentem em como é grande a sua responsabilidade. Cuidem, por favor, de todos os seus aspectos inclusive o emocional.

Seu bebê é altamente sensível a tudo e a todos, principalmente ao que mamãe e papai sentem um pelo o outro e ao que sentem por ele.

José Ângelo Gaiarsa cita em seu livro Couraça Muscular do Caráter: “O preço da liberdade é a eterna vigilância” e mesmo Jesus já ensinava: Orai e vigiai. “O útero é a nossa primeira sala de aula”.Bibliografia: Jornal O Globo, 07.05.95 – “Reagindo ao mundo exterior”, Leneide Duarte. Couraça Muscular do Caráter. José Ângelo Gaiarsa. Ed. Ágora. 1984. AMORC, Ordem Rosacruz. Curso pré-natal em monografias. Curitiba. 1982

A autora: Graça Teixeira é psicóloga organizacional, e atua na área de Recursos Humanos, no Ministério da Aeronáutica. Sua sensibilidade e preocupação vêm se voltando ultimamente tanto para o stress – quanto para a Shantala – massagem milenar infantil, oriunda da Índia.



Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Claudia Araujo

Aquário com Gêmeos, sou muitas e uma só. Por amar criar com as mãos, sou designer de biojóias e mantenho o site terrabrasillis.com, assim como pinto aquarelas e outras ¨manualidades¨. Por não me entender sem a busca do mundo interno do outro, sou astróloga com 4 anos e meio de formação em psicologia analítica sob a supervisão de José Raimundo Gomes no CBPJ – ISER e já mantive por anos o site Meio do Céu. Nessa nova etapa mantenho o site grupomeiodoceu.com. Dou consultas astrológicas e promovo grupos de estudo de Jung e Astrologia, presenciais e online. São várias vidas vividas numa única existência, mas minha verdadeira história começa aos 36 anos, e o que vivi antes ou minha formação acadêmica anterior, já nem lembro, foi de outra Claudia que se encerrou em 1988. Só sei que uso cotidianamente aquilo em que me tornei, e busco sempre não passar de raspão pelo mapa astrológico do outro. Mergulhar é preciso, e ajudar o outro a se transformar, algo imprescindível. Só o verdadeiro autoconhecimento pode gerar transformação. Não existe mágica, e essa autotransformação não ocorre via profissional, mas apenas através do real interesse do cliente em buscar reconhecer como se manifesta em sua vida cotidiana e qual seu potencial para a transformação. Todos somos mais do que aquilo que vivenciamos. A busca deve passar sempre pelo reconhecimento daquele eu desconhecido que em nós mesmos habita. A Astrologia é um facilitador nessa busca porque nela estão contidos tanto nossos aspectos luz quanto sombra. Ela resolve nossos problemas? A resposta é não. Ela apenas orienta no sentido do reconhecimento de nossa totalidade. A busca é do cliente. A leitura é do astrólogo, mas só o cliente poderá encontrar o caminho de sua totalidade e crescimento responsável. websites : www.terrabrasillis.com e www.grupomeiodoceu.com Fale com Claudia direto no Whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *