O Projeto Hindsight ou Retrospectiva V (Retrospectiva do projeto retrospectiva)
O Projeto Hindsight ou Retrospectiva V
(Retrospectiva do projeto retrospectiva)
I – Expectativas Originais:
A fase inicial do nosso projeto foi projetada para antecipar problemas. Além disso, uma vez que nenhum trabalho único parecia conter a doutrina helenística completa intacta. Acreditávamos que seria irresponsável publicar as traduções finais até que todo o corpus tivesse sido completamente investigado.
Nossa solução para o dilema do bootstrapping era planejar uma fase preliminar de tradução. A qual facilitasse os objetivos de nossa pesquisa. Então, passamos muito tempo variando muitos textos originais em sua totalidade. Ao mesmo tempo, nos concentramos na tradução de certas seções relativamente independentes. As quais achamos particularmente interessantes ou importantes.
De acordo com o que sabíamos que seria necessariamente a natureza provisória de nossos resultados de pesquisa por alguns anos. Decidimos, no início, publicar essas “unidades” de tradução em um formato impermeável de apostilas. Que permitiria revisões contínuas e freqüentes.
Pretendíamos que as várias unidades de tradução fossem reunidas de maneira apropriada. E emitidas de forma mais permanente e definitiva apenas quando descobrimos que nossa pesquisa havia chegado a uma conclusão natural.
II – Financiamento do projeto:
Em seus estágios iniciais, o projeto de tradução astrológica também foi financiado de maneira inovadora. O grupo especial que tinha o maior interesse em ver essas traduções foi a comunidade de astrólogos modernos. Muitos dos quais responderam ao chamado para patrocinar as primeiras unidades de tradução por assinatura.
O projeto foi amplamente apoiado dessa forma por vários anos. Toda a empresa gerou muita emoção entre os assinantes. Eles não apenas financiaram o Project Hindsight com a compra de livros e fitas. Mas muitos inegavelmente se envolveram nas desafiadoras novas idéias metafísicas que emergiram do estudo desses textos.
Assim, várias pessoas de repente se viram motivadas a estudar e pensar seriamente. E alguns até se aventuraram a estudar grego. Interagir com nossos assinantes leais e fiéis foi uma experiência gratificante e frutífera de várias maneiras.
III – O período de pesquisas:
Durante esta fase de pesquisa, foram publicadas traduções provisórias de tratados astrológicos selecionados do período helenístico e medieval. Ao todo, publicamos 15 unidades de tradução para a “trilha grega”. Isso representou menos da metade (cerca de dois quintos) dos textos-fonte sobreviventes do período helenístico.
Conquanto, também publicamos um número comparável de traduções para o “Núcleo de Latim”. Que representava apenas uma pequena fração das obras medievais sobreviventes.
No entanto, rapidamente se tornou evidente que o núcleo central e definidor da astrologia medieval era, de fato, derivado de fontes helenísticas. Então fazia sentido concentrar a maior parte dos nossos esforços naquele período primeiro. Antes de revisar os escritos medievais ou continuar a traduzir eles.
Além disso, como as obras do latim medieval eram diretamente derivadas das traduções latinas de fontes árabes. De modo que, inegavelmente, também fazia sentido adiar um estudo mais aprofundado delas até que pudéssemos obter alguma familiaridade direta com elas em árabe.
Depois de desviar nossa atenção para as fontes helenísticas. Logo começamos a vislumbrar os contornos do sistema helenístico original e alguns dos princípios teóricos que o guiavam.
IV – A propulsão da astrologia helenística:
Então, parecia inútil continuar a emitir traduções provisórias (embora muitas outras fossem realmente feitas, para seguir as pistas iniciais que tínhamos). Quando decerto, em breve, poderíamos fazer outras mais definitivas.
Felizmente, neste ponto, obtivemos sucesso em obter uma doação substancial. E algumas grandes doações privadas que nos permitiram continuar nossa pesquisa sem ter que continuar a emitir mais traduções provisórias.
Durante os primeiros anos, o Projeto Hindsight também patrocinou três conferências memoráveis. Os Conclaves FASE, em que apresentamos nossas descobertas iniciais à comunidade astrológica. Os diretores também lecionaram sobre esse material em muitas outras grandes conferências astrológicas. O projeto Hindsight recebeu o Prêmio Regulus de Pesquisa e Inovação na UAC de 1995. Além do Jayne Award concedido pela Matrix Software.
Como resultado de nossos esforços iniciais, há uma consciência crescente na comunidade astrológica da existência de algo chamado “astrologia helenística”. Atualmente está sendo ensinado no Kepler College, para o fascínio de seus alunos. Ele tem sido objeto de considerável atenção impressa e na Internet. Embora grande parte dessa discussão tenha sido mal informada sobre o caráter e os méritos da astrologia ocidental primitiva.
V – Do nosso Encontro Central até a presente data:
Agora, depois de mais de doze anos de pesquisa, estamos preparados para dizer que nossa aposta original valeu a pena. E bem além de nossas expectativas. Há material de grande valor aqui para o astrólogo moderno. Para estudantes sérios de filosofia e para historiadores do pensamento.
Descobrimos que havia de fato um sistema coerente de prática astrológica durante o período helenístico. E que não se revelou aos poucos classicistas e historiadores da ciência que examinaram esses textos. Nós restauramos este sistema para sua forma original.
Além disso, esse sistema prático foi motivado por um conjunto de pressupostos teóricos. Que tem implicações importantes e independentes para a lógica, a epistemologia e a metafísica. Por mais difícil que seja aceitar aqueles para quem o assunto da astrologia é automaticamente uma ocasião de ridicularização. A história do impacto de longo alcance desse sistema original em outros campos. E de suas próprias vicissitudes, transmitida através dos séculos. Ainda precisa ser fielmente narrada. E quem pode prever seu futuro?
Agora é hora de retomarmos a publicação. Emitiremos uma nova e abrangente Edição de Astrólogos. De todos os escritos astronômicos helenísticos em tradução inglesa, em edições uniformes e totalmente anotada.
Contudo, concebida como um curso de estudo baseado em fontes. E que também pretendemos oferecer em um plano de assinatura.
FONTE:http://www.projecthindsight.com/index1.html
parte 1: http://www.grupomeiodoceu.com/internas/2018/12/09/o-projeto-hindsight-ou-retrospectiva-i/
parte 2:http://www.grupomeiodoceu.com/internas/2018/12/15/o-projeto-hindsight-ou-retrospectiva-ii/
parte 3:http://www.grupomeiodoceu.com/internas/2019/01/05/o-projeto-hindsight-ou-retrospectiva-iii/
parte 4:http://www.grupomeiodoceu.com/internas/2019/01/12/o-projeto-hindsight-ou-retrospectiva-iv/
Outros artigos interessantes deste mesmo autor:
- O Projeto Hindsight ou Retrospectiva I
- O Projeto Hindsight ou Retrospectiva II
- O Projeto Hindsight ou Retrospectiva III
- Eclipses e Essa tal de Lua Wobble
- Cosmobiologia – Uma Homenagem
- IDEOLOGIA POLÍTICA EM ASTROLOGIA