O Tao Te Ching e o Caminho do Tao
O Tao Te Ching e o Caminho do Tao
O Taoísmo é uma religião ancestral com várias linhagens e ramificações. De origem chinesa, o Taoísmo possui um vasto sistema teológico com muitas Divindades. Além disso, conta com inúmeros Mestres Patriarcas que transmitiram os ensinamentos do Tao e divulgaram seus princípios. Um dos Mestres mais importantes é Lao Zi, autor do texto taoísta mais conhecido no Ocidente, o Tao Te Ching (no sistema pinyin, escreve-se Dào Dé Jing).
O Tao Te Ching- O livro do Caminho e da Virtude
Escrito em linguagem sintética e simples, o Tao Te Ching contém 5 mil ideogramas distribuídos em 81 capítulos. Ele é composto de 2 livros: o Livro do Caminho (Dào Jing) e o Livro da Virtude (Dé Jing). O primeiro livro fala do Caminho, que é o princípio e o segundo livro fala da Virtude, que é a manifestação desse princípio.
Por ser simples e profundo ao mesmo tempo, o Tao Te Ching permite diversas leituras
O Tao Te Ching é um livro profundo e ao mesmo tempo simples. Por esse motivo, ele que pode ser lido em vários níveis. Ele é um texto filosófico, mas também fala de uma estratégia de vida. Ele pode também poderia ser utilizado como leitura da prática espiritual, ou seja, da meditação. É um livro para ser lido e relido, e lido e vivido. É um livro de grande sabedoria.
Decerto, por não conter referência a nomes, datas e locais que poderiam situá-lo em um contexto histórico-temporal, é considerado um texto universal. Em suas linhas não aparece um nome humano sequer, tampouco nenhuma palavra referente ao tempo ou lugar.
Por isso o Tao Te Ching, apesar de ter sido escrito há três mil anos, na China, pode ser pensado e aplicado em todos os países, em todas as épocas. Só a síntese pode fazer isso. O simples não tem qualquer característica, diferente daquele que é temporal e localizado. O simples é uma linguagem pura.
O significado da palavra Tao
A palavra Tao pode ser traduzida por caminho e exprime o conceito taoísta de Absoluto. Este conceito traz a ideia de origem, princípio e essência de todas as coisas.
O caminho, o caminhante e o ato de caminhar
Segundo o Taoísmo, um caminho só tem sentido se três elementos estiverem atuando simultaneamente: o caminho, o caminhante e o ato de caminhar. Um caminho que existe, mas não é trilhado, não tem utilidade. Da mesma forma, o caminhante só poderá caminhar se existir um caminho. Finalmente, mesmo que exista o caminho e o caminhante, ainda assim, depende-se de um terceiro elemento: o ato de caminhar.
O significado da palavra Te
A palavra Te pode ser traduzida como virtude. Virtude refere-se àquilo que está de acordo como o princípio, o Tao. Assim, virtuoso é aquele que se expressa de acordo com a ação do Absoluto, que age de acordo com as leis cósmicas, acompanhando a fluidez e a naturalidade do universo.
Caminhar de acordo com o Tao Te Ching
Para aquele que segue o Caminho do Tao, o Tao Te Ching orienta agir de maneira simples, seguindo o seu Caminho. Através do simples se vislumbra a universalização. Através da universalização é possível se encaminhar para o Tao. Dessa maneira, pode-se viver com naturalidade, leveza, abrangência e quietude.
Quando uma pessoa consegue caminhar seguindo a lei da natureza do universo, sem prejudicar ninguém, sem fazer as coisas fora do momento ou fora do curso natural do universo, todos os seus atos serão virtuosos. Nesse momento, ela estará agindo de acordo como princípio do Tao.
Outros artigos interessantes deste mesmo autor:
- O Caminho do Tao
- Agir de acordo com o Tao
- A Água e seu princípio no Taoísmo
- A autêntica virtude do Tao
- As virtudes do I Ching
- O Tao e o princípio do Céu Anterior e do Céu Posterior