Runas o segundo aett

Runas o segundo aett

Runas o segundo aett relata os ciclos de retração e expansão, resultantes da “Era do Ouro”.

Naquele período, em Asgard, a morada dos deuses, o ouro era somente usado para adornos, joias e objetos sagrados ritualísticos.

Conta a lenda que os Vannes enviaram Gullveig, uma giganta muito sábia, misteriosa e extremamente rica.

Ela entrou no salão de Odin provocando e disseminando a cobiça e a ganância pelo ouro.

Os Ases tentaram descobrir seus segredos e como não o conseguiram, queimaram-na na fogueira três vezes. No entanto, ela sempre renascia de suas cinzas e permanecia viva!

Somente depois de ter renascido, recebeu contudo, o nome de Heidr e passou a ser chamada de feiticeira.

Alguns dizem que ela morreu depois de ser fortemente torturada e que seu coração foi devorado por Loki.
Dizem ainda, que sua essência maligna foi transferida para este.

Contudo, outros afirmam que Gullveig era na verdade Freyja disfarçada, enviada com o intuito de promover a guerra, e foi exatamente o que ocorreu.

Os Vanes exigiram ouro como ressarcimento pela morte de Gullveig, porém Odin negou.

Este ato desencadeou uma guerra entre Aesires e Vanires, uma guerra longa onde não houve vencedor ou perdedor.

Após sete anos em guerra, resolveram unir-se contra os gigantes de gelo.

Assinaram um acordo de paz e trocaram reféns: Frey, Freyja e Njord do clã dos Vanes foram enviados a Asgard e, Mimir e Hoenir foram viver entre os Vanes em Vanaheim.

Mimir passou a controlar a Fonte da Sabedoria localizada nas raízes da Yggdrasil, a Árvore do Conhecimento, onde vivem as Normas, as deusas do destino.

Este mito está representado pelas runas do Aett de Hagal ou Heimdall. Uma energia que não pode ser dominada, é implacável!

As Nornas, as deusas que controlam a passagem e a medição do tempo, são aqui representadas pelas três primeiras runas deste Aett:

As energias de Hagal, são como as energias desagregadoras e destruidoras da natureza, aqui destacando Gullveig e a Norna Urdh, que rege o passado e a fonte do Wyrd.

Onde tudo é o que tem que ser.

Toda essa representação das forças dominadoras, as tentativas de manter o controle, de matar e não morrer, gerar a guerra e a destruição total até não sobrar mais nada e só aí fazer acordos.

Toda essa energia representa a runa Hagal.
Urdh

rege o passado ou que foi. O que está feito não se altera mais.

Nauthiz – Skuld

a Norna que rege o futuro ou o que poderá vir a ser.

Autocontrole, superação por meio da paciência, dedicação, manter o curso, são períodos difíceis causados pela guerra, é como se não houvesse futuro, ele precisa ser almejado e é necessário decidir agora.

Isa – Verdandhi

a Norna que rege o presente, o que está sendo agora.

O potencial está dentro de cada um, mas precisamos agir.

Is é o inverno, quando todos paravam de lutar e buscavam refúgio nas cavernas, em suas casas no interior da terra ou em abrigos contra o frio.

As três primeiras runas representam as dificuldades naturais e nos orientam a aguardar para agir no momento certo.

Odin estabeleceu o tempo cósmico, as estações, o dia e a noite; as Nornas regem a consciência do tempo, desde a infância até a velhice.

A runa Jera vem trazendo o despertar da semente dentro da terra, quando o grãozinho morre nasce o embrião.

Tudo tem início e fim. Toda ação tem uma consequência. Jara é uma runa de tempo.
O sacrifício de Odin. Morte e renascimento.

Odin se auto imolou para receber as runas na Árvore do Conhecimento, a Yggdrasil, o Freixo, a runa Eihwaz, uma representação da fé.

Ali ele conheceu o seu passado, o seu presente e o seu futuro. Ele recebeu as runas. Ele não duvidou.

A runa Perthro é a personificação de Mimir, o Guardião da Fonte que recebe seu nome, onde Odin lhe deu seu próprio olho para poder beber desta água mágica de sabedoria, que banhava uma das raízes da Yggdrasil, e assim poder receber o conhecimento das runas.

O oculto se revela aos corajosos!

Odin uniu-se a Heidr, a feiticeira, sacerdotisa de Freyja, possivelmente uma de suas faces, pois Heidr, a Brilhante é a própria Gullveig, que renasceu das cinzas após ter sido queimada três e permanecendo viva, tornou-se Heidr, que supostamente, era Freyja disfarçada que acabou por revelar sua essência quando utilizou seus poderes mágicos!

Dessa união nasceram as Valquírias!

Freyja é a Senhora das Valquírias! Guerreiras amazonas, lindas mulheres que vestiam armaduras feita com penas de cisnes.

Elas cavalgavam pelos campos de guerra escolhendo e recolhendo as almas dos destemidos e valentes guerreiros que morriam em batalha bravamente e os conduziam ao Valhalla, onde pertenceriam ao exército de Odin.

Essa união e seu fruto, as Valquírias, está representada na runa Algiz.

Este Aett encerra com Sowelo, símbolo do despertar da consciência, o Sol nos eleva aos níveis superiores.

Símbolo invicto de vitória.

O Sol é suprema fonte de luz e energia! Existe uma necessidade básica no processo evolutivo pelo qual devemos nos interiorizar para em seguida expandir.

É isso que este Aett representa: quando o espírito desce pra matéria, fica aprisionado no tempo e no espaço controlado pelas Normas.

Em Jera o tempo gira e o espírito pode empreender sua jornada até Sigel, onde encontra, finalmente, a consciência iluminada!

imagem destacada Norse Gods by Johan Egerkrans

continua…




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Priscila Prisca

As runas vieram pra mim logo no início dos anos 2000. Em 2001, comecei a estuda-las. Havia mais de 20 anos que lia o I CHing. Inicialmente pensei que estava estudando pra mim, mas descobri rapidamente que não, pois minha vida se transformou. Fui morar em São Thomé das Letras no inicio de 2003 e lá as runas assumiram o papel principal na minha vida Desde então, trabalho com elas, atendendo com modos diferentes de acessar as informações, não apenas presencialmente em São Tomé e São Paulo, mas também online devido à minha sensitividade e práticas. Estudo também Astrologia e Numerologia, e sempre buscando pela excelência, buscando a evolução. pelo amor, pelo conhecimento e pela pratica desse conhecimento. Aprender é bom, mas praticar é melhor ainda. contato whatsapp 011 987 391 854

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *