A terapia Reiki como potencial preventivo de doenças

A terapia Reiki como potencial preventivo de doenças

Atualmente o Reiki é classificado como modalidade de medicina energética pelo National Center for Complementary and Alternative Medicine (NCCAM).

Em 2017, o Reiki também foi incluído na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro.

Em primeiro lugar, a terapia reiki é umas das terapias alternativas e complementares mais procuradas no Brasil.

O tratamento consiste sobretudo, na imposição de mãos de um terapeuta treinado na técnica sobre o corpo do cliente em determinadas posições.

Essas posições correspondem à localização de órgãos que compõe o sistema endócrino e linfático.

Acredita-se que nas regiões tocadas pelo terapeuta há centro de forcas energético, igualmente conhecidos como chakras.

Surpreendentemente, as regiões destes centros de energia, correspondem as principais glândulas do corpo.

Sob o ponto de vista holístico, nós somos seres compostos por energias e as energias em desequilíbrio geram corpos doentes.

A proposta da terapêutica Reiki é de cuidar integralmente da pessoa e não apenas proporcionar o alívio de sintomas decorrentes de agravos de naturezas diversas.

É considerado um sistema integral de cuidado por atuar sobre as dimensões biológicas, psicológicas, sociais e também da espiritualidade dos indivíduos.

Há estudos científicos que contribuem significativamente para um pensamento mais elaborado acerca desta pratica.

De acordo com um estudo¹, realizado em 1996 e envolveu o exame de efeitos fisiológicos e bioquímicos, tiveram resultados significativos.

Os resultados finais foram baseados em comparações entre o antes e o depois das sessões de Reiki demonstrando uma elevação dos níveis de IgA, queda na pressão sanguínea sistólica e uma ansiedade significantemente reduzida.

Temos diversas pesquisas publicadas e grupos trabalhando significativamente para entender este processo de tratamento.

Sob o mesmo ponto de vista, O pesquisador Ricardo Monezi em sua dissertação de mestrado avaliou o efeito do reiki no sistema hematológico e imunológico do sistema de camundongos machos e tiveram resultados significativos ²
Dessa maneira, podemos pensar no reiki como um potencial preventivo de doenças e tratamento complementar.

Entretanto, cada vez mais, precisamos compreender o reiki e seus efeitos. Desconstruindo uma ideia mística para a técnica baseada em resultados.

1- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11251731
2- http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-23092014-145211/pt-br.php




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Antonio Carlos

Graduando em Ciências Biológicas: Biotecnologia UFRJ , Bolsista Pibex no Programa Integrado de Pesquisa-Assistência - EEAN UFRJ "Terapia sutil de Reiki e Floral em pessoas vivendo com HIV/Aids: Ações para potencializar a qualidade de vida e a adesão ao tratamento" Técnicas terapêuticas : Mestre em Reiki , Terapia Floral, TVP,Reflexologia, auriculoterapia, cristalterapia baralho terapêutico Pagina no face: Antônio Carlos : Terapeuta Holistico Telefone:21 982392159

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *