Netuno e a Solutio na Obra de Kielowski – Bleu I

Netuno e a Solutio na Obra de Kielowski – Bleu I

Esse filme que foi passado no Brasil traduzido como A Liberdade é Azul, nos remete tanto a Netuno quanto à operação alquímica da solutio.

Ele começa com um acidente na estrada em meio a um nevoeiro. Um tema bem netuniano, uma vez que nos tira a capacidade de enxergar com clareza.

Na mitologia, Netuno era o deus que jogava névoa no mar e o marinheiro que navegasse por aquelas águas ficava impotente. Só seria capaz de salvar-se através de seus recursos interiores.

Decerto o mais comum era arremessar-se contra os rochedos.

Desse acidente só sobrevive Julie ( Juliette Binoche). Morrem tanto seu marido Patrice quanto sua filha Anne.

O ambiente é azul, assim como o papel do pirulito com o qual sua filha brincava momentos antes do acidente.

O tema do azul e da água também é relevante em todo o filme.

O primeiro impulso dela é buscar um fim para si mesma; entretanto, sua pulsão de vida lhe impede. Ela então, opta por ¨matar¨ uma parte de sua vida e de seu passado.

Contudo, fatores externos sempre lhe impelem a seguir em frente e a se confrontar com esse período que deseja enterrar.

Julie tenta sair do passado, mas de fato, ele não sai dela.

Existem símbolos bem fortes no filme, tais como a água, assim como o azul que também nos remetem ao tema da água. Além deles, a música, o crucifixo, a ausência da realidade, e tantos outros mais que vão surgindo ao longo do caminho.

Esse estudo ou incitação à participação dos demais ampliando o tema e os símbolos, não tem como se encerrar num único artigo.

Podemos, sobretudo, afirmar que Kielowski abusou de tantos símbolos necessários de decodificação para que se penetre nesse universo do filme.

Liberdade é Azul é o primeiro filme da trilogia das cores de Kielowski.

Como todo filme repleto de símbolos, nos afeta a nível subliminar.

As imagens dialogam conosco internamente e tocam sutilezas muitas vezes não passíveis de serem traduzidas através de palavras.

Ele é uma viagem ao nosso mundo interior e aos nossos aspectos netunianos, quando nos sentimos submergindo e sem forças para encarar o impacto do mundo real.

Geralmente, nesses momentos, nosso ego nos apresenta rotas de fuga da realidade com a qual não sabemos lidar.

Esse sem dúvida, é um tema recorrente em mapas com Netuno forte.

Várias são as formas de fuga: as drogas, a bebida, a religiosidade, a música. E até mesmo, o ponto final na existência terrena.

Segue num próximo artigo…

Parte II http://www.grupomeiodoceu.com/internas/2019/07/04/netuno-e-a-solutio-na-obra-de-kielowski/

O FILME está disponíven no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=hJ4Zx77XTNM&fbclid=IwAR39ArMXr96fbALoGIgsrnHD-MWrxmHI2in-m3F6tDyBZg_QOF-mYYRnsNE

Sugira os temas quegostaria o autor abordasse
Vamos debater juntos? Grata




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Claudia Araujo

Aquário com Gêmeos, sou muitas e uma só. Por amar criar com as mãos, sou designer de biojóias e mantenho o site terrabrasillis.com, assim como pinto aquarelas e outras ¨manualidades¨. Por não me entender sem a busca do mundo interno do outro, sou astróloga com 4 anos e meio de formação em psicologia analítica sob a supervisão de José Raimundo Gomes no CBPJ – ISER e já mantive por anos o site Meio do Céu. Nessa nova etapa mantenho o site grupomeiodoceu.com. Dou consultas astrológicas e promovo grupos de estudo de Jung e Astrologia, presenciais e online. São várias vidas vividas numa única existência, mas minha verdadeira história começa aos 36 anos, e o que vivi antes ou minha formação acadêmica anterior, já nem lembro, foi de outra Claudia que se encerrou em 1988. Só sei que uso cotidianamente aquilo em que me tornei, e busco sempre não passar de raspão pelo mapa astrológico do outro. Mergulhar é preciso, e ajudar o outro a se transformar, algo imprescindível. Só o verdadeiro autoconhecimento pode gerar transformação. Não existe mágica, e essa autotransformação não ocorre via profissional, mas apenas através do real interesse do cliente em buscar reconhecer como se manifesta em sua vida cotidiana e qual seu potencial para a transformação. Todos somos mais do que aquilo que vivenciamos. A busca deve passar sempre pelo reconhecimento daquele eu desconhecido que em nós mesmos habita. A Astrologia é um facilitador nessa busca porque nela estão contidos tanto nossos aspectos luz quanto sombra. Ela resolve nossos problemas? A resposta é não. Ela apenas orienta no sentido do reconhecimento de nossa totalidade. A busca é do cliente. A leitura é do astrólogo, mas só o cliente poderá encontrar o caminho de sua totalidade e crescimento responsável. websites : www.terrabrasillis.com e www.grupomeiodoceu.com Fale com Claudia direto no Whatsapp

4 comentários em “Netuno e a Solutio na Obra de Kielowski – Bleu I

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *