Netuno e a Solutio na Obra de Kielowski – Bleu II
Netuno e a Solutio na Obra de Kielowski – Bleu II
Continuando a análise do filme A Liberdade é Azul (Bleu) cada vez mais se tornam claros os símbolos associados tanto a netuno quanto à operação alquímica da Solutio.
Decerto, a Solutio é uma operação alquímica associada ao planeta Netuno.
Contudo, ao longo do filme vamos observando que outros temas associados à outras operações alquímicas assim como a outros planetas, estão manifestos.
Nesse amplo leque simbólico, Kielowski cruza elementos que nos fazem refletir sobre os fios que se entrelaçam no tema principal.
Netuno e a Solutio na Obra de Kielowski – A fracassada fuga definitiva da realidade
Ao tomar contato com a realidade da perda do marido e da filha. Julie busca o fim literal de sua vida através da ingesta de medicamentos.
No entanto, ela fracassa nesse seu intento. Cospe os comprimidos uma um.
Em primeiro lugar, embora inconscientemente, ela não queria a morte no sentido literal. Seu desejo sobretudo, era matar as lembranças daquele período no qual ilusoriamente foi feliz.
Um período quando não era ninguém. Sem dúvida, era apenas a esposa de um músico de fama internacional.
Seu ilusório mundo de felicidade estava caindo naquele exato momento.
Mas quem seria Julie? Será que ela mesma se conhecia ou se reconhecia? Teria deixado sua personalidade ser engolfada pelo carisma do marido?
Pouco a pouco Kielowski vai magistralmente nos ajudando a desfazer o fio dessa meada. Vai desembaraçando seus nós e nos mostrando uma realidade diversa da que o mundo conhecia. Assim como Julie.
Prisioneira em seu mundo netuniano, não se reconhecia, ou mesmo, lhe bastava ser vista como sendo a mulher de alguém genial. O homem amado e sem defeitos.
Para sair da ilusão, talvez precisasse antes se desiludir.
A primeira pista sobretudo, nos é oferecida quando a repórter lhe procura no hospital e lhe faz a seguinte pergunta:
é verdade que era você quem compunha as músicas do Patrice?
Nesse momento nos é oferecida a primeira chave para desvendar o filme.
Sabemos bem que não é raro no universo netuniano não possuir um ego refratário que se afirme como independente daqueles aos quais ama.
Em segundo lugar, estamos nos referindo a temas do último signo do zodíaco, assim como da última casa astrológica. A sentença é a morte do ego. Morte que pode se dar por diversas vias.
Julie rechaça a jornalista lhe dando as costas. Talvez lhe fosse ainda mais doloroso reconhecer seu papel real naquela relação. Talvez a ilusão lhe tenha bastado até então.
Entretanto, como veremos nos próximos artigos sobre o tema, a vida não vai deixar barato. Seu caminho de autoconhecimento está inexoravelmente ligado ao seu próprio destino.
E ela, mesmo que de forma inconsciente vai ao encontro dele, ou ao encontro dela mesma, quando tentando ¨matar ¨ o passado cujo peso lhe parece insuportável carregar, opta por usar seu nome de solteira.
Talvez um ato falho.
continua no próximo artigo.
Link para o filme no youtube https://www.youtube.com/watch?v=hJ4Zx77XTNM&fbclid=IwAR39ArMXr96fbALoGIgsrnHD-MWrxmHI2in-m3F6tDyBZg_QOF-mYYRnsNE
Link para Netuno e a Solutio na Obra de Kielowski – Bleu I http://www.grupomeiodoceu.com/internas/2019/07/02/netuno-e-a-solutio-na-obra-de-kielowski-bleu-i/
Outros artigos interessantes deste mesmo autor:
- Peixes, o fim de um ciclo
- Netuno e a Solutio na Obra de Kielowski – Bleu I
- Netuno e a Solutio na Obra de Kielowski – Bleu III
- Netuno e a Solutio na Obra de Kielowski – Bleu IV
- Lua Na Caixa e Urano no Céu – Bleu V – Astrologia e Alquimia na obra de Kielowski
- Os dois Papas – O Filme e uma visão junguiana
Pingback:Netuno e a Solutio na Obra de Kielowski - Bleu I - Grupo Meio do Céu
Pingback:Netuno e a Solutio na Obra de Kielowski – Bleu IV - Grupo Meio do Céu
Pingback:Lua Na Caixa e Urano no Céu - Bleu V - Astrologia e Alquimia na obra de Kielowski - Grupo Meio do Céu