LIVRO ESSÊNCIA DA SAÚDE – plantas medicinais e alimentação
LIVRO ESSÊNCIA DA SAÚDE – plantas medicinais e alimentação
Depois de mais de três anos trabalhando no aperfeiçoamento da obra, finalmente conseguimos lançar a Terceira Edição, ampliada e revisada, do nosso melhor livro de fitoterapia brasileira: “Essência da Saúde”. Escrito a quatro mãos, o livro teve também a colaboração de outros especialistas em plantas medicinais e alimentação natural.
Neste livro, eu conto com a coautoria da Dra. Mara Rúbia Freitas, farmacêutica; Dra. Kemle Semerene, nutricionista e do químico Josué Antônio, além da colaboração especial do agrônomo João Nogueira e da nutricionista Marise Berg. Todos estes com grande experiência, cada um em sua área, nesse maravilhoso tema, tão multidisciplinar.
Com esse time composto por várias dentre as maiores autoridades e estudiosos da Fitoterapia em nosso país, procuramos ensinar, de maneira simples, dicas preciosas sobre como usar as ervas brasileiras no dia a dia para aperfeiçoar e proteger a nossa saúde.
Todo o conhecimento adquirido pelos autores na convivência com os melhores professores de fitoterapia e com os médicos indianos (vaidyas) que estiveram em nosso país, está contido neste livro que poderá mudar a sua visão sobre a sabedoria ancestral que engendra um verdadeiro o sistema de recuperação e promoção de saúde
A prática dos autores tem como campo de trabalho o Hospital de Medicina Alternativa (hoje denominado Centro de Referência em Medicina Integrativa e Complementar), uma unidade do SUS, onde atenderam milhares de pacientes ao longo de mais de trinta anos de atividades. Aliados a esta prática, desenvolveu-se uma série de estudos e pesquisas sobre a validade científica do uso de plantas medicinais e alimentos na prevenção de doenças e recuperação da saúde.
O principal enfoque dado na orientação do uso das plantas medicinais é a abordagem sistêmica e holística, que é a base da fitoterapia tradicional. Para melhor apresentar, por exemplo, a abordagem ayurvédica para leigos no assunto, os autores evitaram usar os nomes em sânscrito, e apenas traduziram os sintomas de acordo com os doshas, sem mencionar a teoria tridosha do Ayurveda.
Assim, os sintomas estão agrupados quanto às agravações dos doshas e as principais plantas medicinais são colocadas nas abordagens daquele padrão de desarmonia, de forma direta e simples para o leigo.
Desta forma, conseguimos levar a prática da fitoterapia no método ayurvédico sem entrar em termos indianos, o que facilita o acesso a todas as pessoas.
Aliada a essa abordagem tradicional e sistêmica, as informações trazidas no livro também passam pelo crivo científico ocidental moderno, tanto no que se refere às indicações quanto às contraindicações ao uso das plantas medicinais.
São abordadas 100 plantas medicinais e 60 alimentos, além de diversas fórmulas de combinações de ervas e várias formas de preparação caseiras para o uso cotidiano, valorizando as doses e o modo correto de uso.
Por exemplo, a fórmula abaixo, com a correta descrição de preparação e uso, é indicada por suas propriedades tônicas, estimulantes e antidepressivas naturais,
Trichilia catigua (Catuaba) – casca seca, socada – 2g
Ptychopetalum olacoides (Marapuama) – raiz seca, socada – 2g
Pfaffia paniculata (Ginseng brasileiro) – seco – socado – 2g
Água fervente – 250ml
Ferver 5 minutos. Deixar em repouso por mais 15 minutos, coar e tomar 1 xícara de chá, de 2 a 3 vezes ao dia.
Dezenas de fórmulas são apresentadas de forma a tornar o livro um verdadeiro manual prático para o uso diário pelos profissionais interessados em fitoterapia, bem como para as pessoas que desejam introduzir o autocuidado por meio do uso de plantas medicinais caseiras.
Este é um livro único e com certeza o mais prático para o uso caseiro de plantas medicinais para o autocuidado, orientando de forma segura e científica o uso racional das plantas medicinais e alimentos.
Outros artigos interessantes deste mesmo autor:
- AYURVEDA – A ciência da vida saudável
- O sucesso do Ayurveda no mundo atual
- JARA CHIKITSA ( RASAYANA ) A CIÊNCIA DO REJUVENESCIMENTO
- PRINCIPAIS SINTOMAS DAS AGRAVAÇÕES DOS DOSHAS
- A IMPORTÂNCIA DAS EXCREÇÕES NA SAÚDE
- O DIAGNÓSTICO AYURVÉDICO