Uma visão profunda dos Quatros Elementos Astrológicos

Uma visão profunda dos Quatros Elementos Astrológicos

Os elementos de um mapa astrológico são a “essência energética da experiência”, já dizia Stephen Arroyo.

Todos os planetas e signos tem como pilar estruturante um desses elementos:

“Água, Terra, Fogo e Ar”

As energias representadas pelos quatro elementos são as realidades essenciais da vida. Certamente, estão presentes em toda a criação, dentro da natureza, seres humanos, animais, nos diferentes ambientes e em qualquer aspecto da vida.

Cada um dos elementos representa um tipo básico de energia e consciência que se manifestará em cada pessoa. É por esse motivo, que podemos afirmar que cada indivíduo tem afinidade maior ou menor com determinadas energias.

Por exemplo: você provavelmente já esteve próximo(a) de uma pessoa que era alguém considerado “pesado” ou “leve” energeticamente.

O que isso pode significar?

Possivelmente, sem muita consciência disso, você fez uma leitura energética daquela pessoa com base em sua afinidade com as energias da pessoa.

Todos nós temos algum elemento enfatizado em nosso mapa astrológico natal.

Isso significa, que temos mais consciência e percepção sobre um determinado tipo de energia, seja essa a água, o ar, o fogo ou a terra. Consequentemente, somos menos conscientes e sintonizados com algum tipo de energia, provavelmente em falta.

Quando nascemos e respiramos pela primeira vez, absorvemos a energia cósmica do dia e horário local, e toda essa combinação tem como princípio básico um elemento que será predominante em nossa psique.

Para a filosofia grega clássica, os elementos também estavam associados a estados psicológicos:

Água (Estética e Alma), Terra (Físico), Fogo (Moral) e Ar (Intelecto)

É possível fazer uma analogia relacionando os quatro estados físicos da matéria com os quatro elementos astrológicos.

Assim, temos: terra (sólido), água (líquido), ar (gasoso) e fogo (plasma).

Do mesmo modo, existe uma relação com as quatro fases da Alquimia:

Terra (coagulatio), Água (solutio), Ar (sublimatio) e Fogo (calcinatio)

Os procedimentos alquímicos certamente tem relação com os estados de transformação da alma e os processos psíquicos pelos quais passamos.

Na perspectiva psicológica de C. Jung, podemos relacioná-los ainda às quatro funções psicológicas:

ÁGUA E SENTIMENTO

Os signos de elemento água: Câncer, Escorpião e Peixes.

Representa o reino das emoções, da sensibilidade e dos sentimentos. A água é considerada fria e úmida. Ela é a fluidez, representa a vida e se comporta de modo maleável, pois a água se molda a qualquer lugar ou objeto onde esteja. Se colocarmos a água em um copo pequeno, ela se molda ao copo, se a colocarmos em uma jarra, também se molda a esse formato. É o elemento da psique humana, que por analogia se parece com as águas do mar. Na superfície temos a nossa consciência e mais abaixo os conteúdos inconscientes, com muitas riquezas, vida, descobertas e possibilidades.

TERRA E SENSAÇÃO

Os signos de elemento terra: Touro, Virgem e Capricórnio.

Representa o reino mineral, vegetal, os cinco sentidos, a materialidade das coisas, os sabores, texturas, cheiros e sensações físicas, o corpo físico. A terra é considerada fria e seca. Ela é a estruturação, os limites e tem uma energia de rigidez, como também de contenção. Diferente da maleabilidade do elemento água, que é seu oposto complementar, a terra contêm e absorve. Além disso, é a matéria visível, o solo, a energia que dá sustentação e força para a subida na montanha da vida.

FOGO E INTUIÇÃO

Os signos de elemento fogo: Áries, Leão e Sagitário.

Representa o reino dos instintos, da ação, impulso e a intuição. O fogo é considerado quente e seco. Ele é o calor do Sol que aquece, é o desejo, a vitalidade, impulso de vida, a purificação, é excitante, estimulante, se comporta de modo expansivo. É uma energia que proporciona limpezas, transmutações e muitas transformações nos estados da matéria. Por exemplo: quando fornecemos calor ao gelo, ele derrete e transforma-se em água. Quando a água é aquecida, ela evapora e transforma-se em vapor. Se é fornecida ainda mais energia ao vapor, as moléculas se agitam ao ponto de tornarem-se condutoras de eletricidade e calor.

AR E PENSAMENTO

Os signos de elemento ar: Gêmeos, Libra e Aquário.

Representa o reino espiritual, das ideias, conceitos e teorias, é o intelecto, a comunicação, o raciocínio lógico, a curiosidade que nos leva a conhecer lugares, pessoas e assuntos novos. O ar é considerado quente e úmido. Além disso, é uma energia maleável, dinâmica, de expansão, que está presente nos comunicadores, pensadores, filósofos, estudiosos, das pessoas que tem prazer em socializar e ampliar os horizontes.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Patricia Alves

Patrícia Alves ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Sou astróloga, psicóloga e publicitária. Desde muito cedo me interessei pelos temas da subjetividade humana e dos relacionamentos, motivo pelo qual decidi cursar Psicologia e aprofundar os conhecimentos através de estudos da psicologia analítica de Carl Gustav Jung. Na astrologia encontrei uma nova forma de compreender o ser humano e assim ajudar as pessoas no processo de autoconhecimento com a leitura dos mapas astrológicos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Criadora da página: Psiconectando (facebook) Instagram: @psiconectando Contato Whatsapp: (11) 98223.3742

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *