Lendas Brasileiras – Breve introdução por Claudia Araujo
Lendas Brasileiras – Breve introdução>> Nossa riqueza de lendas é vastíssima em função da diversidade de composição do povo brasileiro.
Lendas Brasileiras fala de um povo miscigenado, várias nações em um só país de dimensões continentais.
Todas as culturas valorizam suas lendas porque refletem o mundo interno de seu próprio povo e suas características regionais.
Entendemos a nós mesmos via nossas lendas
Através delas somos capazes de entender melhor a nós mesmos, nossos hábitos e costumes. As lendas Brasileiras revelam a riqueza de nossa nação. Me senti sempre bastante atraída por elas, e a partir delas ia desbravando melhor esse país com distâncias tão vastas entre suas regiões.
Lendas são um espelho da nossa psique
Elas não são criações aleatórias de uma mente fértil, mas um espelho da psique de um povo. Também revelam de que outras culturas cada região específica sofreu influência.
Costumamos tratar com certo desprezo esse material riquíssimo que fala sobre nós mesmos, nossas origens e povos que aqui habitavam originalmente.

Lendas Brasileiras e Nossa invasão cultural – Maryann Rizzo via Pinterest
Lendas Brasileiras e Nossa invasão cultural
Antes de sermos invadidos por outras culturas tão distantes da nossa e que transformaram a nossa de origem já éramos retratados através delas, e é assustador esse desprezo que desenvolvemos por nós mesmos. Desprezo esse, a meu ver, que existe em função do velho complexo de vira latas de nosso povo. Sempre tratamos nossos povos originários como algo menor, e de uma certa maneira seguimos agindo dessa mesma forma.
Lamentavelmente, o Brasil ainda não descobriu o Brasil
Durante muitos anos escutava-se o tom de desprezo do brasileiro quando menosprezava algo. De imediato o objeto de seu desprezo era chamado de coisa de índio.
Trabalho com ¨coisa de índio¨ criando peças com material natural oriundo de nossa flora e nossa fauna. Isso só se tornou possível graças ao interesse que nossos produtos despertavam no exterior.
Não fomos nós mais uma vez a nos descobrirmos, precisamos ter sido descobertos lá fora
Nossa intenção aqui é disponibilizar um pouco dessa nossa cultura apaixonante. Várias lendas desfilarão por aqui ao longo do tempo.
Viajemos juntos por essa nação tão rica mas tão maltratada por seu próprio povo, tentando resgatar aos poucos nosso orgulho de vivermos numa grande nação e sermos um povo tão rico embora maltratado.
Claudia Araujo
Outros artigos interessantes deste mesmo autor:
- Energia, não desperdice por Vera Caballero
- Princípios da Kabalah
- Os Druidas – parte I
- A Lenda da Cobra Grande
- O Mito do Vampiro e seu simbolismo I
- O Mito do Vampiro e seu Simbolismo II