Aquário pela Astrologia Tradicional

Aquário pela Astrologia Tradicional

Aquário é o signo do momento. Vamos falar sobre o mesmo pela visão da Astrologia Clássica, tendo como teórico Ben Ezra, astrólogo árabe que em 1148 escreveu o Livro dos Julgamentos das Estrelas.

Ele começa sobre o elemento desse signo, ao dizer que é do ar. Não existe aqui uma interpretação psicológica; trata-se, somente, de indicar o elemento ao qual pertence.

Identifica o gênero masculino do mesmo. Também não cabe aqui nenhuma interpretação relacionada à traços comportamentais, e sim de elencar as características intrínsecas do signo.

Na sequência discorre que é diurno, o que o correlaciona ao Sol, luminar do dia e que reforça a questão da sua masculinidade, uma vez que o Sol é também desse mesmo gênero.

É de qualidade fixa, com ascensão oblíqua e passagem curta, ou seja, passa rápido pelo Ascendente; e isso em relação ao hemisfério norte, que é posto como padrão na Astrologia.

A sua combinação é quente e úmida: as qualidades primitivas desse signo, consideradas as bases de tudo em Astrologia e as formadoras dos elementos, pois essa junção forma o elemento ar.

Rege as pessoas (uma vez que é representado por uma pessoa com um jarro de água) e é o significador de gente menosprezada (relação com a exílio do Sol nesse signo, que representa brilho e destaque).

Rege a barriga da perna: nesse quesito, tanto a Astrologia Clássica quanto a Moderna estão de comum acordo.

Este signo é o domicílio de Saturno e o exílio do Sol.

Os regentes da triplicidade são: o primeiro Saturno e o segundo Mercúrio, isto no caso de ser de dia, se for de noite, sucederá o contrário e, então, o primeiro regente da triplicidade será Mercúrio e o segundo Saturno.

No entanto, quer seja de dia como de noite, o terceiro regente da triplicidade que os acompanha será sempre Júpiter.

No trecho acima, Ben Ezra cita algumas das dignidades essenciais de Aquário, iniciando pelo domicílio.

Saturno, inclusive, fica mais forte em Aquário do que em Capricórnio, isso acontece pela questão do citado gênero; uma vez que tanto Saturno quanto Aquário são masculinos.

Com relação às triplicidades, tratam-se da terceira dignidade essencial, pois em Astrologia Clássica são 5 dignidades: domicílio, exaltação, triplicidade, termo e face.

Os planetas que aparecem nas dignidades essenciais do signo têm relação direta com o mesmo e falam sobre as suas características primordiais.

Saturno é o planeta mais identificado com Aquário, pois aparece tanto no domicílio quanto na triplicidade, além de ficar mais forte no mesmo.

Isso revela que Aquário é o signo mais saturnino de todos. Essa faceta de Aquário ficou mais escondida atualmente, pelo fato de Urano ter sido relacionado ao mesmo.

Mas é bom relembrar que Saturno vem antes de Urano, tanto por proximidade quanto por conhecimento.

Algumas pessoas consideram um tanto simplória e restrita a maneira como a Astrologia Tradicional se refere aos signos.

Contudo, para os objetivos aos quais essa Astrologia se propõe, o que foi exposto é congruente e corresponde fielmente à sua proposta.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Antonio Brito

Antônio Brito é astrólogo com especialização em Astrologia Tradicional (Horária, Eletiva, Mapa Natal e Sinastria). Atua na área desde 1997 e participou como palestrante em diversos congressos: Cinat (2019), Cinastro (2017/2014), Astroconet (2014), Astrológica (2011). É professor da Gaia Escola de Astrologia, onde se formou e ministra aulas desde 2005, além de ser um dos autores do CBA nº 14 sobre Astrologia Horária. www.astrologiaecompanhia.com.br https://www.youtube.com/channel/UCjWftA0tvb4fw4LEY2aadlQ?view_as=subscriber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *