Feng Shui Harmonizando nossa vida
Feng Shui – Harmonizando nosso ambiente e nossa vida>> O Feng Shui, literalmente a arte do vento e da água, é conhecido como a arte da geomancia taoísta. Sua origem remonta há mais de 5 mil anos. De pronto, essa arte tornou-se conhecida como a cultura do Dragão e da Fênix.
Feng Shui o que significa
Primeiramente, vale ressaltar que Feng é o vento, responsável pela preservação e manutenção da vida. Enquanto que, Shui é a água, fonte da vida, nascimento, e renascimento.
No fundamentos do Feng Shui, portanto, há uma busca pela integração do homem com a natureza.
Ademais, a arte de harmonizar o vento e a água exerce sua influência na relação entre o homem e seu ambiente.
Assim, a interação que o homem estabelece com a natureza tem reflexos na organização interior e exterior da sua vida.
Numa visão mais ampla, o Feng Shui significa “leitura da terra” ou “escrita da terra.
Desse modo, essa arte abrange todos os conhecimentos sobre natureza, terra, montanha, água, clima e ambiente.
Feng Shui – As diversas escolas
Na visão da tradição taoísta existem várias escolas de Feng Shui. As duas escolas principais são Xuan Kong Fei Xing ou Estrelas Voadoras, e Ba Zhai ou Oito Portas.
Escola Ba Zhai
O Ba Zhai tem como objetivo proporcionar equilíbrio e harmonia nas residências, alinhando a energia do ambiente com a energia da Terra.
Em seus estudos, a Escola Ba Zhai utiliza a bússola da terra, baseada no alinhamento dos polos magnéticos (24 Montanhas) e a bússola do homem, baseada no alinhamento dos meridianos planetários (longitude).
Além de aplicar os cálculos e orientações sobre as direções da residência, o Ba Zhai analisa a divisão do ambiente em casas ou palácios, a distribuição da energia dos trigramas e das estrelas sobre as divisões internas e a orienta a melhor localização dos objetos interiores do ambiente.
Escola Fei Xing
O Fei Xing fala de oportunidades que cada ano oferece uma configuração para a integração da energia do nosso ambiente. De acordo com a circunstância há várias energias ambientais que operam acentuadamente e podem indicar qual o período propício à criatividade, relacionamentos, desenvolvimento intelectual, festas e comércio.
Consequentemente, o estudo do Fei Xing demonstra que tudo muda, nada é permanente.
Nos próximos encontros falarei sobre as duas Escolas, seus conceitos e como elas podem colaborar na ordenação do nosso espaço residencial e profissional.
Um abraço, e até lá…
var _Hasync= _Hasync|| [];
_Hasync.push([‘Histats.start’, ‘1,4126021,4,0,0,0,00010000’]);
_Hasync.push([‘Histats.fasi’, ‘1’]);
_Hasync.push([‘Histats.track_hits’, ”]);
(function() {
var hs = document.createElement(‘script’); hs.type = ‘text/javascript’; hs.async = true;
hs.src = (‘//s10.histats.com/js15_as.js’);
(document.getElementsByTagName(‘head’)[0] || document.getElementsByTagName(‘body’)[0]).appendChild(hs);
})();
Outros artigos interessantes deste mesmo autor:
- Feng Shui – conhecendo o ambiente externo para ordenar o ambiente interno
- O princípio da imperfeição na arte do Feng Shui
- Conhecendo a natureza da residência e ordenando a energia
- Feng Shui e a interação entre as energias do homem e do ambiente
- As energias dos oito trigramas e o I Ching
- A arte do Feng Shui e a observação da natureza
Maravilhosa explicação, querida Telma. Segue para além (bem além) das divugações encaixotadas presentes nos meios midiáticos. Há a demarcação da complexidade de autações e formas de ações presentes num ambiente. Muito o que ser trabalhado.
Muito obrigada, Morena. Seja bem-vinda a esse espaço de conhecimento e troca de experiências. Sim, nossa perspectiva é falar sobre o Feng Shui do ponto vista da harmonia entre a energia externa (natureza) e a energia interna (residência). Não podemos esquecer que o elo que reúne essas duas esferas é o homem. E é a partir dessa relação natureza-homem-residência que iremos conhecer as técnicas e os princípios dessa arte milenar. Um beijo, até