Os Mistérios de Amalteia – Parte I

Os Mistérios de Amalteia

Parte I

Dando sequência a discussão sobre as tendências astrológicas para o ano de 2020, depois de “Prelúdio”, teremos aqui a “Parte I” de “Os Mistérios de Amalteia”. 

Primeiramente, falaremos sobre eclipses, pois durante o ano de 2020 teremos seis eclipses, alguns muito significativos, inclusive.

Eclipses 2020

A palavra eclipse, vem do Latim “eclipsis”, de “ekleipein”, “deixar de aparecer, esquecer um lugar”, formado por “ek, “fora”, mais leipein, “deixar”. Assim como,  deixar fora, abandonar e até desmaiar. Como se perdesse os sentidos, ficasse “fora do ar”. 

Portanto, em um eclipse o astro eclipsado fica “fora do ar”, por um breve espaço de tempo. Primordialmente, sendo mais significativo, em termos de Astrologia Mundial. Especialmente, nos territórios do planeta, onde pode ser observado.

Em termos pessoais, quando um eclipse ocorre bem próximo dos luminares ou de um planeta pessoal, pode desencadear mudanças, surpresas, revelações. 

Um eclipse geralmente é um catalisador de eventos que já pairavam sobre a vida da pessoa. 

Em 10 de Janeiro de 2020 ocorre o Primeiro Eclipse do Ano.

De modo geral, dizemos que um eclipse é indicativo de incertezas e confusões. Neste ciclo, ocorre primeiro um eclipse solar em 26 de Dezembro de 2019 – no signo de Capricórnio. Posteriormente, em 10 de Janeiro de 2020 ocorre o Lunar no signo de Câncer. 

Visto que o eclipse é indicativo de conflitos, devemos entender a natureza de tais conflitos. 

Capricórnio é o signo do “pai”, nos falando de responsabilidade, maturidade, integridade. Mas também é o signo relacionado ao Capitalismo, ao sistema financeiro, as instituições, ao Estado Patriarcal.

Por conseguinte, seu signo oposto, Câncer, é associado a Mãe, as emoções, a natureza, a família, a nutrição.

Como o Nodo Norte está em Câncer desde 2018, podemos observar um conflito exacerbado entre os interesses comerciais (Capricórnio) e as necessidades ecológicas (Câncer).

Em termos pessoais devemos repensar a maneira de nos relacionarmos familiarmente, avaliarmos com sinceridade nossas necessidades afetivas e de que forma damos atenção e cuidado a elas. 

Câncer sendo um signo regido pela Lua, vibra mais na ressonância do cuidar e do conservar ao invés de conquistar. A simplicidade,  o afeto, o contato é aqui solicitado. 

O ano de 2020 começa com um eclipse lunar penumbral, onde o Sol está em conjunção com Saturno, Plutão e Mercúrio. Obviamente, a natureza (mãe) está perdendo. A Lua oculta pela sombra da Terra recebe a oposição massiva de uma energia seca, fria, masculina. 

Nossas emoções podem ser sufocadas pelas necessidades mais prementes, gerando desconforto e perda de sentido. Aqui, se faz sentir a necessidade de questionarmos o forte apelo externo que nos leva a consumir. Obviamente, nada que venha do exterior ou que possamos comprar, pode compensar o vazio interior. 

Em meados de 2020

Em 05 de Junho de 2020, teremos o primeiro eclipse lunar do eixo Gêmeos/Sagitário. Este será um eclipse penumbral, o Sol em conjunção com Vênus retrógrada está em Gêmeos e a Lua em Sagitário.  

O Dragão engole a Lua no signo de Sagitário, que representa a Justiça, o Sistema Judiciário, as Leis, o estrangeiro, o conhecimento superior.

O Nodo Norte em Gêmeos nos aconselha a comunicação. Comunicar não é apenas falar. Comunicamos através dos sons e dos silêncios, dos olhares e das expressões, dos gestos e  lacunas. Não falar é uma forma de se negar, algumas vezes ao outro, outras vezes a si mesmo.  

No entanto, sabemos que coletivamente é que mais podemos perceber, mais fortemente,  a influência dos eclipses e não podemos deixar que pensar na pós-verdade.  Como disse, José Antonio Zarzalejos, “A pós-verdade consiste na relativização da verdade, na banalização da objetividade dos dados e na supremacia do discurso emocional.” 

Portanto, a atualidade traz o desafio de aprendermos a lidar com a informação de forma responsável e construtiva. 

“Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade” – esta frase  é atribuída a Joseph Goebbels,  ministro da propaganda nazista.

Neste período existirá forte propensão a boatos, palavras impulsivas, impensadas e até maldosas que podem trazer fortes consequências aos responsáveis. 

Em 21 de Junho de 2020, teremos um Eclipse Solar Anular em Câncer. A Lua encobre o Sol, nos colocando em contato com nossas emoções mais profundas. Aflorando medos, anseios, desejos, sonhos. 

Em pleno Solstício de Inverno, tudo conspira para a interiorização, teremos no céu quatro planetas retrógrados e um estacionário. 

É hora entrar em contato com o Rio da Alma que corre em nossas profundezas e descobrir o real sentido de existência. Joseph Campbell disse: “Busque sua bem-aventurança”. 

A despedida

O último eclipse do eixo Câncer/Capricórnio, ocorre em 05 de Julho de 2020, o Eixo Nodal voltará a este posicionamento apenas em 2037. 

 Além do mais, Júpiter e Plutão estarão em conjuntos, no mesmo signo, dando mais profundidade e relevância ao momento. Pode haver aqui uma transformação muito profunda nos anseios da sociedade. 

A Lua eclipsada em Capricórnio, está em balanço.  Deste modo, regras e clichês sociais são questionados. Capricórnio representa as estruturas em que nossa sociedade se assenta. É momento de revisar, de nos perguntarmos o que destas regras sustenta a vida e o que nos levará a mais dor. Antes de mais nada, o velho deve morrer, para que a nova vida flua. 

Transformação

O penúltimo eclipse do ano, ocorre no dia 30 de Novembro, no oitavo grau do signo de Gêmeos, não chegando a ser tão significativo em termos pessoais, pois é um penumbral. 

No entanto, será  um eclipse importante para o Brasil, já que ocorre em conjunção com a Lua do nosso país, que está no signo de Gêmeos em conjunção com Júpiter. 

A Lua na Carta Natal de uma nação representa o povo. 

Lembrando que um dos significados da palavra eclipse é “esquecimento”, aqui fica claro para a população que ela foi desconsiderada, abandonada. As ações do Estado prejudicam o povo e o descontentamento é evidente.

Em 14 de Dezembro teremos o eclipse mais forte no ano. 

O eclipse total do Sol no Chile e que  poderá ser visto no Brasil de forma parcial, indicando a necessidade de ressignificação no que entendemos como JUSTIÇA. 

Ocorrendo o eclipse no vigésimo terceiro grau do signo de Sagitário, há uma tendência de que a Crise Migratória se aprofunde, pois o vigésimo terceiro grau dos  Símbolos Sabianos temos “Imigrantes Ingressando em Outro País”. 

Inegavelmente, a maioria dos imigrantes tiveram no passado seus territórios invadidos e explorados. Deixo então a seguinte questão: “O Que é realmente justo?”




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Gislaine Carvalho Rodrigues

Gislaine Carvalho Rodrigues, estudou Pedagogia e Filosofia, é eterna estudiosa do Tarot, da Astrologia, Terapia Floral e dos bálsamos e mistérios da Mãe Terra. Trabalha com Tarot, Astrologia e Terapia Floral, há 25 anos. É sintonizadora e criadora das essências do “Círculo Sagrado - Essências Florais da Terra”. Email: contato@floraiscirculosagrado.com.br Whats app - (19) 9 9457 7108 Facebook: Gislaine Carvalho Rodrigues Instagran: gi_c_r

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *