Umbanda, a religião do Brasil

Umbanda, a religião do Brasil

Há pouco tempo atrás um aluno fez uma pergunta em um de nossos fóruns de dúvida:

“Alguém tem pontos cantados em Nagô para me enviar?“

I – Raízes da Umbanda:

Resolvi então buscar uma reflexão mais profunda a respeito das raízes da Umbanda e das apropriações dos termos em Yourubá. Além de pesquisar outros idiomas e dialetos Africanos, tanto nos Pontos Cantados quanto na Liturgia.

Sabemos que algumas entidades usam termos em Yourubá e isso é uma característica cultural válida, pois provém da própria  entidade. Mas qual valor teria uma consulta com um Preto Velho que conversasse APENAS em Yourubá ou com um Caboclo que falasse Tupi?

Se a comunicação entre os Guias e os encarnados está  no cerne da liturgia da Umbanda, devemos repensar se alguns conceitos, algumas “manias” não são provenientes do próprio médium? Quem será que quer  usar termos em Yourubá, você ou o Guia?

Se pensarmos de forma histórica, a Umbanda nasce em 1908, no Rio de Janeiro. Falada , cantada e com toda sua liturgia em português. O culto aos Orixás foi Introduzido por Pai Antônio (preto velho que trabalhou com Zélio até a data de seu desencarne), bem como os colares e fios de contas.

Algumas palavras e termos em Nagô Yourubá foram introduzidas na década de 50 após o primeiro congresso nacional de Umbanda, por influência de Tatá Tancredo (um grande babalorixá que possuía seu terreiro em Vigário Geral, também no Rio).

Aliás, Tatá Tancredo, pode inclusive ser considerado um dos grandes precursores da Umbanda Cruzada ou Omoloko.

II – O sentido do ponto cantado;

Portanto, após pensarmos no contexto histórico, vamos pensar no sentido do ponto cantado. Não se trata de uma Oração? De uma forma de evocar, invocar ou dissipar uma energia? Essa oração não deve ser compreendida por todos para que seja algo edificante a comunidade?

Então, a não ser que todos no terreiro e na assistência sejam fluentes em Nagô Yourubá, qual seria o motivo de entoar cânticos neste idioma?

Fiquemos com a reflexão e com uma afirmação: não somos uma religião de Matriz africana. Somos uma religião brasileira, fundada por um brasileiro através da Espiritualidade, por um caboclo brasileiro, em português, desde 15/11/1908, as 20:05 horas, na associação espírita fluminense – Niterói RJ.

Salve a Umbanda, a Religião do Brasil! Nosso legado cultural.

“A umbanda é do tamanho de cada um de vocês “ (Pai Joaquim de Angola).

https://www.youtube.com/channel/UCGDMO_-kpi8iaPBOjxTQoFQ




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Marcio Henriques

Márcio Henriques, Professor, Sacerdote de Umbanda em Formação, Teólogo de Umbanda Sagrada Formado pelo colégio Pena Branca. @uma_banda_ead @machenriques contatoumabanda@gmail.com nosso canal no youtube : https://www.youtube.com/channel/UCGDMO_-kpi8iaPBOjxTQoFQ

3 comentários em “Umbanda, a religião do Brasil

  • dezembro 18, 2018 em 10:58 pm
    Permalink

    Salve nossa umbanda! ♥️🙏

    Resposta
  • dezembro 18, 2018 em 11:07 pm
    Permalink

    Saravá, Umbanda!!! 🙏🕊️💙

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *