Ano de 2019 e a energia do Porco

Ano de 2019 e a energia do Porco

O Ano de 2019 começa hoje à noite no Brasil e no Ocidente. Contudo, a chegada do Ano Novo na China não coincide com o nosso calendário. A tradição chinesa utiliza o calendário definido pelo Imperador Amarelo. Portanto, o ano de 4717 no calendário chinês equivaleria ao nosso ano de 2019.

Ciclos do Calendário Chinês – Troncos e Ramos

O Ciclo Sexagenário (Jia Zi)  faz parte do calendário chinês que está na origem dos estudos das artes e astrologia chinesa. Esse sistema tem como base os 22 elementos astronômicos ou astrológicos, que vêm a ser a soma dos Dez Troncos Celestiais com os Doze Ramos Terrestres. Os Dez Troncos Celestes são o yin e o yang dos cinco elementos enquanto que os Doze Ramos Terrestres são o yin e o yang dos seis sopros. De certo, os Dez Troncos Celestes e os Doze Ramos Terrestres estão se encontrando o tempo todo. Isso se dá através da junção de um elemento do céu com um elemento da terra, ambos de natureza yin ou yang.

Ano de 2019 será regido pela energia do Porco de Terra Yin

De acordo com a combinação energética entre Tronco e  Ramo, o ano de 2019 será regido pela energia do Porco de Terra Yin. Porco simboliza a Água Yin. A Água Yin ao se combinar com a Terra Yin gera a Madeira.  Começará, junto com a Lua Nova, em 5 de fevereiro de 2019 e terminará em 24 de janeiro de 2020. Entretanto, a energia do Ano de Porco de Terra Yin começará a vingar cerca de 15 dias antes. Portanto, a partir do dia 20 de janeiro, já poderemos sentir uma transformação energética.  Dessa forma,  até o dia 5 de fevereiro será um período de transição da energia da terra para a energia da madeira.

O que podemos esperar do ano de 2019?

E o que nos espera 2019, o ano do Porco? O binômio do ano que combina a energia do tronco (Água) e do ramo (Terra) será a Madeira da Planície. E qual é a imagem da Madeira?

A Madeira representa o início da vida. Ela é movimento, expansão, criatividade e flexibilidade.

No I Ching, a Madeira representa o trigrama vento Xun – suavidade e também o trigrama trovão – Zhen, momento da germinação, potencialidade.

Usar a potencialidade da madeira para crescer

Dessa maneira, devemos aproveitar esse período para promover nossa criatividade, para crescer e se expandir. E como podemos fazer isso? Usando a virtude da madeira. De acordo com o princípio do Cinco Elementos, a virtude da madeira é a bondade. A princípio, devemos usar a bondade, ser tolerante, evitando o excesso de irritações.  A madeira é o que incendeia e vira fogo. Ao incendiar ela destruiu a si própria.  Desse modo, devemos agir com compaixão para com as pessoas e todos os seres.

Buscar a harmonia dos Cinco Elementos

Antes de mais nada, buscar fluir no Caminho da criação com naturalidade. Assim, a madeira gera fogo, o fogo gera terra, a terra gera metal, o metal  gera água e a água gera madeira.

Nos próximos artigos falaremos sobre a influência do ano do Porco na Astrologia Chinesa, destacando a análise da Astrologia dos Quatros Pilares (BaZi) e da Astrologia Polar (Zi Wei Dou Shu).

Feliz 2019!




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Telma Bonniau

Sou taoísta, consultora de I Ching, Zi Wei Dou Shu, BaZi, Feng Shui, estudo acupuntura, pratico Caligrafia Chinesa, Tai Chi, Qi Gong e Ikebana. Gosto de viver a vida, na companhia dos meus amigos e dos meus livros e curtir a energia da natureza. tbonniau@yahoo.com.br Publico meus artigos aqui e também na minha página no Facebook, Conhecendo o Zi Wei Dou Shu e as artes taoístas https://www.facebook.com/ConhecendoOZiWeiDouShu/. WhatsApp: 21-998950391

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *