Os Quatro Caminhos do I Ching

Os Quatro Caminhos do I Ching

I Ching é composto de Linhas, Trigramas e Hexagramas

O I Ching é um oráculo composto primordialmente de Linhas, Trigramas e Hexagramas que se relacionam e se transformam o tempo todo. Partindo de duas forças básicas e complementares –  Yin e Yang, temos a geração dos oito trigramas que, por sua vez, se desdobram nos sessenta e quatro hexagramas.  Desse modo,  temos o princípio da mutação como a essência do I Ching.

Primeiros Mestres do I Ching

Antes de mais nada, Fu Xi é o patriarca inicial do I Ching. Seus estudos  tem origem na observação do movimento yin e yang na natureza, sua alternância em dia e noite, claro e escuro.

Depois de Fu Xi, muitos estudiosos dedicaram-se a conhecimento dessa arte milenar chinesa. Certamente, a tradição reconhece o Rei Wen, o Duque de Zhou e Confúcio como os maiores comentadores do I Ching.

A partir da contribuição desses antigos mestres foram desenvolvidas várias escolas do I Ching, assim como diversas técnicas e métodos.

Os Quatro Caminhos da Transformação dos Hexagramas

Uma das técnicas mais conhecidas chama-se Os Quatro Caminhos da Transformação.

Os Quatros Caminhos são as possibilidades de transformação de um Hexagrama.

Assim, na consulta quando obtemos um Hexagrama  podemos abrir o nossos estudo para outras quatro possibilidades de entendermos a resposta que foi nos dada pela I Ching. De certo, os Quatro Caminhos representam os quatro lados de uma realidade ou uma realidade que pode se tornar os Quatro Caminhos.

Desse maneira, temos o Caminho do Sentimento, que está relacionado à Emoção, o Caminho do Pensamento, que está relacionado à Razão,  o Caminho Físico e o Caminho Psíquico. Decerto, cada um dos Quatros Caminhos segue um princípio que comanda a natureza da sua transformação.

Os Quatros Caminhos colaboram na compreensão do contexto da resposta

Portanto, conhecer os Quatro Caminhos de Interpretação dos Hexagramas faz com que a  interpretação do Yi Jing se torne mais flexível e, por conseguinte, ampliam a sua capacidade de compreensão. São como portas  que se abrem  e nos ajudam a  trilhar novos Caminhos.

O domínio da técnica dos Quatro Caminhos é uma excelente maneira de aprofundar nosso  estudo do I Ching

Ademais, um bom consultor de I Ching deve saber realizar essas transformações que são utéis para entender  o contexto da resposta. Dessa forma, é possível realizar vários estudos, não somente pela Hexagrama original , mas também pelas suas transformações.  Em síntese, como seria a situação se o Hexagrama original se transformasse no modificado ou no antagônico ou no nuclear ou ainda no invertido.

 

Com o tempo acabamos por incorporar a sabedoria do I Ching

Com o  tempo e a prática, repetindo o estudo, evidentemente acabamos incorporando a flexibilidade e o modo de pensar do I Ching, ou seja,  a própria sabedoria do I Ching.  Com isso, conseguiremos enxergar a situação como um  todo, não de forma mecânica, mas  descontraída e naturalmente.

As transformações dos Quatro Caminhos seguem um princípio

Tomemos como exemplo o Hexagrama Original Pequeno Acúmulo, Trigrama Vento sobre Trigrama Céu

_____
_____
__ __ Hexagrama Original   Pequeno Acúmulo
_____
_____
_____

O primeiro dos Quatro Caminhos será a transformação do  Hexagrama original no Hexagrama antagônico ou oposto. Portanto, isso significa seguir o caminho emocional ou do sentimento. Desse modo, o Pequeno Acúmulo se transforma em Entusiasmo, Trigrama Trovão sobre Trigrama Terra

__ __
__ __
_____
__ __ Hexagrama Antagônico
__ __
__ __

O segundo Caminho será a transformação do Hexagrama Original no Hexagrama invertido. Portanto, isso significa seguir o caminho racional ou caminho do pensamento. Desse modo, o Pequeno Acúmulo se transforma em Realização,  Trigrama Céu sobre Trigrama Lago

_____
_____
_____ Hexagrama Invertido
__ __
_____
_____

O terceiro caminho será a transformação do Hexagrama original no Hexagrama modificado. Portanto, isso significa  seguir o caminho físico ou material. Desse modo, o Pequeno Acúmulo se transforma em Encontro, Trigrama Céu sobre Trigrama Vento

_____
_____ Hexagrama Modificado
_____
_____
_____
__  __

O quarto caminho será a transformação do Hexagrama original no Hexagrama nuclear. Portanto, isso significa seguir o  caminho psíquico ou  espiritual. Desse modo,  o Pequeno Acúmulo se transforma em Discordância, Trigrama Fogo sobre Trigrama Lago

_____
__ __ Hexagrama Nuclear
_____
__ __
_____
_____

Concluíndo, os Quatro Caminhos representam  os quatro lados complementares de uma única realidade, mas também podem ser vistos como uma realidade que pode tomar quatro caminhos distintos.

Posteriormente, em outra oportunidade, aprofundaremos o estudo dos Quatro Caminhos.

O livro “I Ching – Alquimia dos Números”, de Wu Jyh Cherng é uma leitura fundamental para o estudo dos Quatro Caminhos.

Crédito da imagem: Jing shi/Pixabay




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Telma Bonniau

Sou taoísta, consultora de I Ching, Zi Wei Dou Shu, BaZi, Feng Shui, estudo acupuntura, pratico Caligrafia Chinesa, Tai Chi, Qi Gong e Ikebana. Gosto de viver a vida, na companhia dos meus amigos e dos meus livros e curtir a energia da natureza. tbonniau@yahoo.com.br Publico meus artigos aqui e também na minha página no Facebook, Conhecendo o Zi Wei Dou Shu e as artes taoístas https://www.facebook.com/ConhecendoOZiWeiDouShu/. WhatsApp: 21-998950391

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *