O que precisamos aprender com Saturno?

O que precisamos aprender com Saturno?

O sexto planeta girando em volta do sol é também o segundo maior e o detentor dos famosos anéis. Além disso, está no limite da visão a olho nu do sistema solar e recebeu este nome em homenagem ao deus romano do tempo.

Saturno ou Cronos, na mitologia grega, é o tempo que tudo devora. Por isso, é representado sempre como um senhor com uma foice nas mãos. Na história, Cronos castrou o pai e devorou quase todos os seus filhos, menos Zeus, que voltou para destroná-lo.

Desta representação, temos a referência a Saturno na Astrologia, como o planeta da castração, do limite, dos medos e claro, senhor do tempo e das realizações. Era conhecido antigamente como o Grande Maléfico por sua ação fria e castradora. Neste papel, o devorador do tempo não perdoava reis, papas ou quem quer que fosse.

Atualmente, se olharmos pela ótica da astrologia moderna ou psicológica, entendemos Saturno como uma força castradora, que impõe limites e medos, mas também nos chama a encarar a realidade. Ou seja, é o próprio amadurecimento.

Assim, se queremos algo firme amanhã, temos que ter os pés bem fincados no chão, sermos planejados e estruturados. Saturno é a responsabilidade, a cobrança em fazer direito e não de qualquer forma. Por isso, acreditamos que Saturno é chave para nossas realizações.

Inegavelmente, faz o papel de “Chaturno”. Mas, sem ele, não construímos nada.

Em sua trajetória pelos signos, Saturno tem um movimento relativamente lento que, entre direto e retrógrado, leva cerca de 2 anos e meio em cada signo. Consequentemente, pelo mapa astral, Saturno gasta cerca de 29 anos para dar a volta completa.

Nessa passagem pelas doze casas do mapa astral, seu propósito é nos despertar para a realidade e nos fazer amadurecer. Ou seja, quando avaliamos a fase de vida de uma pessoa, sabemos que Saturno é quem irá tratar do que precisa ser aprendido.

Hoje, Saturno está em Capricórnio.

Entrou em dezembro de 2017 e considerando os vários períodos retrógrado, ele chega a ir para Aquário em março de 2020, mas volta em julho e ficará em Capricórnio até dezembro de 2020.

Saturno em Capricórnio está em casa. Ou seja, no signo que rege. E como dizem, entrega o que promete. No signo de terra cardinal, o planeta da maturidade nos convoca a botar a vida em ordem, literalmente.

Assim, ele vai passando com sua foice, cortando os excessos, nos dando um choque de realidade e como brinco, fazendo praticamente uma terapia do confronto.

Todo mundo tem Capricórnio em algum ponto do mapa. Deste modo, em cada setor, ele nos chama a botar aqueles determinados assuntos em ordem. Ou seja, ele vai passar pela casa astrológica e tornar seu funcionamento mais eficiente.

Ora, chega de preguiça e empurrar os assuntos com a barriga. É Saturno passando e a casa arrumando.

Dessa forma, em cada casa, uma lição a ser aprendida.

Saturno pela Casa 1

Momento de aprender a ser mais independente e assumir as responsabilidades pelas nossas próprias ações. Ou seja, nos colocando no eixo. Sensação de mais cobrança, de estarmos sendo fiscalizados e pode afetar a vitalidade também. É colocar a vida mesmo em ordem.

Saturno pela Casa 2

Fase de aprender a lidar com o material, financeiro. Neste sentido, é o período que pode diminuir os ganhos para que se aprenda a ser mais produtivo com o que se tem. Momento de organização, segurança e estruturação.

Saturno pela Casa 3

Período de buscar certezas do que se sabe, reciclando conhecimento. Com isso, é uma fase para aprender a se expressar com mais segurança e objetividade. Ademais, também é momento de estruturar relações com irmãos, parentes e vizinhos. Além de viagens a trabalho.

Saturno pela Casa 4

Momento de estruturar a segurança pessoal, olhando para o passado e limpando regras que não servem mais. Assim, pode haver preocupações com os pais. Mas, é uma fase de um relacionamento mais consciente. Todavia, o foco pode estar na mudança para uma nova casa, família e até mesmo, uma nova fase na construção da vida.

Saturno na Casa 5

Fase para lapidar nossos talentos e assumir quem somos. Pode haver menos momentos de prazer e mais consciência do que realmente é importante para nós. Período para aprender sobre amor próprio e autovalorização. Além disso, é uma fase de amadurecimento da relação com filhos.

Saturno pela Casa 6

Período para organizar a vida, a rotina, olhar hábitos de saúde e do trabalho. Momento para aprendermos a ter disciplina. Pode assumir mais responsabilidades no trabalho, além de uma necessidade de eficiência e produtividade.

Saturno pela Casa 7

Momento de botar as relações em ordem, sendo chamado a aprender a olhar para o outro com realidade. Tanto casamento quanto sociedade passam pela fiscalização para se ter certeza de que está funcionando. É oportunidade de amadurecimento das relações.

Saturno pela Casa 8

Fase para uma reciclagem emocional e olhar para questões traumáticas que estão guardadas e não nos servem mais. Isto é, a necessidade de encerrar alguns padrões e comportamentos. Amadurecimento dos desejos mais internos e da forma com que nos entregamos para o outro, seja num casamento ou sociedade. Favorece finalizar processos ligados a partilhas de bens.

Saturno pela Casa 9

Período de avaliarmos nossas regras de vida, as verdades que carregamos. Ou seja, avaliar a própria filosofia de vida. Momento para nos aperfeiçoarmos, buscando especializações, aprofundar conhecimentos ou novos horizontes. Cobranças ligadas a estudos, concursos e questões legais.

Saturno pela Casa 10

Momento de estruturar a carreira e a própria construção do futuro. É a fase que somos chamados a despertar para o que estamos fazendo da nossa vida, o que temos e o que queremos profissionalmente. Quando estamos desalinhados com nosso caminho, há o sentimento de peso, cobranças e até mesmo, estagnação.

Saturno pela Casa 11

Fase para direcionar nosso propósito, afinidades e desejos futuros. Pode haver uma verdadeira reciclagem das amizades e assuntos de interesse. O objetivo é estruturar quem seremos amanhã, aprendendo o que podemos contribuir para a sociedade. Ou seja, é a necessidade de assumirmos um papel social.

Saturno pela Casa 12

Período que marca uma passagem de vida. Afinal, depois desta Casa, vem a Casa 1 novamente. Momento para uma avaliação interna, encerrar questões pendentes e padrões antigos. É uma fase que nos chama a olharmos para dentro. Favorece questões terapêuticas, espirituais, a fim de aprendermos a lidar com o que não racionalizamos.

Em outras palavras, Saturno é um grande mestre.

É claro que, como cada um irá vivenciar os aprendizados de Saturno, depende da configuração e dinâmica do mapa astral. Ao longo destes quase 3 anos que ele passa por Capricórnio, ele fará aspectos com outros planetas no mapa astral, provocando este despertar para a realidade em outros setores da vida.

Geralmente, pessoas com ênfase no elemento Terra já estão acostumadas a lidar com a realidade. Diferentemente, daqueles com ênfase de Água, que representa o emocional. O elemento Ar possui a facilidade de racionalizar e aprender mais rapidamente. Enquanto, o elemento Fogo pode se sentir limitado e impedido de agir.

Como sempre falamos, somos uma mistura de informações, padrões, desejos e possibilidades. Assim, quanto mais nos conhecemos, mais teremos condições de vivenciar de maneira consciente, o que Saturno vem nos ensinar.

Saturno é o professor. Que aluno você quer ser?




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Glau Ribeiro

Publicitário, Redator e Astrólogo. Apaixonado por comportamento humano, buscou na tradicional arte da astrologia uma forma de compreender o ser humano e ajudá-lo em seu desenvolvimento. Formado pela Gaia Escola de Astrologia, em São Paulo, atua há mais de 10 anos com atendimentos pessoais e corporativos, palestras e orientações. Contatos Whatsapp: (11) 98486-1764 Instagram: @glaubert E-mail: glau.ribeiro@uol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *