O Sermão da Montanha I por Raul Branco

O Sermão da Montanha I >> Encontramos no Sermão da Montanha o cerne dos ensinamentos de Jesus. Vários autores ofereceram comentários sobre o tema, dentre eles, “O Sermão da Montanha segundo o Vedanta”, de Swami Prabhananda; “O Sermão da Montanha” de Emmet Fox e, principalmente “A Vida de Cristo”, de Geoffrey Hodson, publicado pela Editora Teosófica.

Este último livro é uma preciosidade e deve ser lido com atenção por todo aquele que deseja conhecer o verdadeiro significado da mensagem bíblica.

Procuremos penetrar agora na mensagem.

O Sermão da Montanha é demasiado extenso, cobrindo, no Evangelho de Mateus, três capítulos, para ter sido ministrado de uma só vez por Jesus.

Existem quatro blocos bastante delineados: As Bem-Aventuranças, a continuação dos Ensinamentos nesse capítulo V, depois mais apresentações no capítulo VI e sua continuação no capítulo VII.

Creio que aquelas instruções devem ter sido ministradas por Jesus ao longo de três ou quatro encontros com seus discípulos, mas, para fins didáticos, o autor do Evangelho segundo Mateus preferiu apresenta-las num só bloco.

No entanto, os outros evangelistas, principalmente, os outros sinópticos, Marcos e Lucas, espalharam a maior parte desses ensinamentos ao longo de seus evangelhos.

É possível, também, que parte dos ensinamentos de Jesus que faziam parte deste conjunto que veio a ser chamado de Sermão da Montanha, tenha sido perdida.

Isto fica claro quando observamos certas descontinuidades no tema que está sendo apresentado, principalmente nos capítulos seis e sete de Mateus.

Jesus um pregador itinerante

Um ponto que o cristão moderno raramente leva em consideração ao ler a Bíblia, é o fato de Jesus ter sido um pregador itinerante.

Por isso, é muito provável que, ao visitar diferentes comunidades, ele tenha contado algumas parábolas e apresentado seus ensinamentos principais várias vezes.

Como sabemos, raramente contamos a mesma estória exatamente da mesma forma, com as mesmas palavras, ao repeti-la duas ou mais vezes.

Portanto, parte das diferenças encontradas nas apresentações dos Evangelhos, deve-se ao fato dos evangelistas provavelmente estarem se referindo a apresentação dos mesmos ensinamentos em diferentes ocasiões.

O Sermão da Montanha em Mateus

Vamos nos ater à versão do Sermão da Montanha em Mateus.

Nele, Jesus oferece, em primeiro lugar, algumas instruções éticas para uma vida harmônica e mais feliz nesse mundo.

Em segundo lugar, aos discípulos, oferece instruções espirituais para mudanças interiores que são necessárias na vida espiritual.

Essas mudanças interiores eram chamadas, pelos cristãos primitivos, de metanóia – uma mudança interior na maneira de pensar.

Examinemos a primeira passagem que começa “Vendo Ele as multidões subiu a montanha.

Ao sentar-se, aproximaram-se Dele os seus discípulos e pôs-se a falar e os ensinava dizendo:

Comecemos aí: “vendo Ele as multidões”.

Meus amigos, todas as escrituras sagradas devem ser lidas com muita atenção.

Podemos imaginar que um observador do evento, ao descrever o fato fosse dizer: vendo a multidão que o estava acompanhado, mas não, as multidões.

Nesse caso, o que está sendo relatado aqui é que o Mestre se compadeceu ao ver, com a sua visão espiritual, o sofrimento das multidões no espaço e no tempo, aquela que o seguia e outras nos mais variados lugares da terra, no seu tempo e ao longo dos séculos.

Sabendo que as multidões eram prisioneiras da ignorância, chama a si seus discípulos e passa a ensiná-los.

Procuremos examinar o texto em seus detalhes.

É dito que Ele subiu à montanha. Subir à montanha, na linguagem sagrada significa elevar-se a um estado mais alto de consciência.

Então, ele chamou a si os discípulos e, alçando-se a um nível mais elevado de consciência, expandiu a consciência, ou seja, a percepção de seus discípulos, para então ministrar esses ensinamentos profundos e avançados.

http://www.grupomeiodoceu.com/internas/2018/08/25/sermao-da-montanha-ii-por-raul-branco/

http://www.grupomeiodoceu.com/internas/2018/10/14/sermao-da-montanha-iii-as-bem-aventurancas/

http://www.grupomeiodoceu.com/internas/2018/10/22/sermao-da-montanha-iv-as-bem-aventurancas/




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

MeiodoCeu

material originário do antigo site Meio do Céu - Claudia Araujo, hoje denominado Grupo Meio do Céu - Claudia Araujo e composto por diversos novos colunistas. Essa é uma maneira de preservar o material do antigo site, assim como homenagear aqueles que não mais escrevem no site e/ou não mais estão entre nós nesse plano da existência. Claudia Araujo

3 comentários em “O Sermão da Montanha I por Raul Branco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *