Arteterapia – O que é isso? Por Vanessa S Câmara

Arteterapia – O que é isso?>> A arte tem se revelado um instrumento eficaz quando se busca ampliar a possibilidades de comunicação entre pacientes e terapeutas.

Tanto em atendimentos individuais quanto em grupos, a arte pode se constituir em importante recurso terapêutico.

Seguramente, ela facilita a expressão tanto de sentimentos como de emoções, possibilitando a experiência de novas formas de interação.

Apesar de existirem registros da arte sendo utilizada como recurso terapêutico já desde o século 5 a.C., porém, a arteterapia vem hoje resgatar esta tradição milenar de utilizar recursos expressivos variados como meio de promover, preservar e recuperar a nossa saúde.

Arteterapia – O que é isso?

A arteterapia é um processo terapêutico desenvolvido através da utilização de diversas linguagens plásticas, tais com pintura, desenho, colagem, modelagem, construção, criação de personagens, além de contos de fada e mitos, dança, música, expressão corporal, etc.

Por certo, essas variáveis da arte, possibilitam o acesso a conteúdos inconscientes.

Ao trabalhar com materiais expressivos – e todo o material usado com criatividade pode ser expressivo – produzindo imagens e confrontando-as num espaço terapêutico, mergulha-se num processo onde a arte se torna um meio de atingir um produto maior.

A obra buscada é a própria vida. Uma vida mais harmônica, mais integrada.

Decerto, cada pessoa tem um processo de criação singular, e na utilização dos recursos deve-se respeitar as diferenças individuais.

Arteterapia – O que é isso?

Contudo, falo de processo, porque o trabalho baseia-se na criação e análise de séries de produções artísticas, que isoladas, poderiam oferecer dificuldades para serem decodificadas.

O objetivo não é a estética das produções, pois arte é arte, e seja arte abstrata, figurativa ou garatuja caótica, sempre haverá canais para a expressão das emoções.

Porém, o importante é a recuperação da possibilidade de cada indivíduo criar livremente, ativando assim núcleos sadios, encontrando formas mais harmoniosas de se comunicar, relacionar e estar no mundo.

O processo arteterapêutico é então um trajeto marcado por símbolos que assinalam e informam sobre estágios da jornada de individuação de cada um.

Em síntese, uma tarefa onde o desejo, a entrega e a persistência deverão estar sempre presentes nesta caminhada.

Vanessa S. Câmara

comunicadora Social e arteterapeuta, é coordenadora do Recriar- Espaço de Arte e Saúde, onde realiza cursos, palestras e workshops com abordagens arteterapêuticas nas áreas de arte, saúde e educação, além de atendimentos individuais ou em grupos para todas as faixas etárias; membro da equipe de arteterapeutas da Clínica Pomar, é facilitadora de oficinas e workshops para crianças.
1999




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

MeiodoCeu

material originário do antigo site Meio do Céu - Claudia Araujo, hoje denominado Grupo Meio do Céu - Claudia Araujo e composto por diversos novos colunistas. Essa é uma maneira de preservar o material do antigo site, assim como homenagear aqueles que não mais escrevem no site e/ou não mais estão entre nós nesse plano da existência. Claudia Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *