A Água e seu princípio no Taoísmo

A Água e seu princípio no Taoísmo>>A água é um elemento fundamental na visão do mundo taoísta. Sua importância é destacada nas artes, nos textos e nas práticas ritualísticas. Considerada um dos Cinco elementos, ela guarda no seu interior a essência da vida. Sua virtude é a sabedoria.
A Água e seu princípio no Taoísmo,
Um dos textos mais importantes do Taoísmo, o Tao Te Ching, no Capítulo 8 diz:“A Bondade Sublime é como a água
A bondade da água beneficia os dez mil seres sem preferência
Permanece nos lugares desprezados pelos outros
Por isso se assemelha ao Tao”
A Água e seu princípio no Taoísmo,

O texto de Lao Zi usa a imagem da água para discorrer sobre a virtude da criação, da virtude da abrangência, da virtude da humildade, da virtude da transformação e da virtude da sabedoria da não disputa. Portanto, água, pelas suas virtudes, se assemelha ao Tao. Por isso, aquele que segue as virtudes da água segue o Caminho do Tao.
A Água e seu princípio no Taoísmo,

A água é humilde

A água é humilde. Sua natureza é sempre ir para baixo, nunca estar acima dos outros. Assim, uma pessoa que não se coloca acima dos outros, tem humildade. Isso é agir de acordo com a virtude da água.

A água é abrangente

A água é abrangente. Ela é capaz de abraçar todas as coisas. Ademais, quando a água desce pelo rio e, durante o caminho, encontra uma pedra, ela não a cobre, simplesmente contorna-a. Da mesma maneira, o homem deveria contemplar a abrangência da água. Ao invés de lutar contra as dificuldades, o homem deveria abraçá-las e saber contorná-las. Isso é agir de acordo com a virtude da água.

A água é criativa

A água é criativa. A água é fundamental para criar e trazer a vida. Não sobrevivemos sem a água. Ela é essência da vida. Ela é a criatividade que gera a vida. Segundo esse princípio, o homem deveria buscar a força da água para criar a vida. Isso é agir de acordo com a virtude da água.

A água é transformação

A água é transformação. Na natureza, a água tanto pode estar em estado líquido como condensado. Tanto pode seguir o movimento de descer, como a chuva, ou o movimento de subir, como o vapor. A água está em constante transformação, porém é uma transformação que não descaracteriza a essência de seu ser. O homem deveria se inspirar nesse princípio, ser capaz de se transformar e ao mesmo tempo, guardar a sua verdadeira natureza.

A água tem a sabedoria de não disputar

A água não disputa. Decerto, por onde ela passa deixa a vida em todo lugar, penetra nos Dez Mil Seres (na totalidade dos seres). Ela penetra e sai da mesma maneira no corpo das pessoas, nas plantas, nas rochas, em todos os espaços. Ela se transforma o tempo todo, criando vida por onde passa.

Quando a água encontra uma rocha em seu caminho, naturalmente ela contorna esse obstáculo. Assim, a água continua correndo, não criando qualquer choque. Ela possui a grandeza de seguir o seu fluxo.

Apesar de suave, a água possui força suficiente para perfurar rochas, derrubar barragens e criar tempestades.  Ela consegue essa força através da concentração ou da resistência.

Dessa forma, ela guarda no seu interior tanto a capacidade de ser suave quanto a força necessária para continuar o seu movimento. Isso é agir com sabedoria.

O homem deveria se inspirar na atitude da água  a fim de realizar seu Caminho Espiritual.

Tal como a água, a força espiritual pode ser branda, suave, constante, perseverante e abraçar todas as coisas ao mesmo tempo. Entretanto ele precisa ter cuidado para adequar a força, evitando criar uma tempestade, que possa demolir tudo o que foi conquistado, de uma só vez.



Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Telma Bonniau

Sou taoísta, consultora de I Ching, Zi Wei Dou Shu, BaZi, Feng Shui, estudo acupuntura, pratico Caligrafia Chinesa, Tai Chi, Qi Gong e Ikebana. Gosto de viver a vida, na companhia dos meus amigos e dos meus livros e curtir a energia da natureza. tbonniau@yahoo.com.br Publico meus artigos aqui e também na minha página no Facebook, Conhecendo o Zi Wei Dou Shu e as artes taoístas https://www.facebook.com/ConhecendoOZiWeiDouShu/. WhatsApp: 21-998950391

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *