LEITURA DOS FILHOS – COMO CRIAR O INTERESSE

LEITURA DOS FILHOS – COMO CRIAR O INTERESSE

Despertar o interesse dos filhos pela leitura é uma tarefa difícil para muitos pais, atualmente.

Hoje vivemos em meio ao progresso de várias tecnologias novas, portanto, as crianças possuem diversos estímulos externos.

Ora é a televisão, ora o computador, o celular, o tablet, dentre outros.

Desenvolver uma maneira de incentivar os filhos a construir um apreço pela leitura é algo muito importante para o desenvolvimento mental.

Pesquisas comprovam que a leitura é benéfica para diversas funções cognitivas, assim como auxilia no desenvolvimento do senso crítico.

A leitura permite que utilizemos a imaginação, dentre outros pontos positivos.

LEITURA DOS FILHOS e a influência dos pais

Uma das melhores maneiras contudo, de fazer com que uma criança desenvolva o gosto pela leitura é a influência dos pais.

Sabe-se que a família é a primeira instituição com que a criança possui contato.

Portanto, com o incentivo da família desde cedo, os pais demonstrando que gostam da leitura, que sentem prazer ao realizar essa atividade, passarão para os filhos o mesmo interesse a mesma valorização.

Muitas vezes nos deparamos com pais que desejam despertar em seus filhos esse gosto pela leitura, porém fazem isto de maneira obrigatória, desinteressante e chato para o pequeno.

Especialmente quando demonstram não ter vontade de ler um livro de história para a criança dormir ou quando não tem interesse, em interpretar algum livro de história para o filho.

Dessa forma, não há como conquistar e trazer a criança para o universo da leitura se não for pelo movimento inicial dos pais, este sendo necessário para que as crianças possam ter o primeiro contato com o mundo das histórias.

É relevante esse momento em que os pais leem para os filhos, criam esse hábito de leitura.

Além de fortalecer os laços familiares, é importante para o crescimento da criança, ter o hábito de algum momento do dia ou da semana contar histórias. Isso é algo motivador para que o pequenino procure depois um livro de forma mais autônoma.

Importante frisar que o interesse pelos livros não deve ser incentivado somente quando a criança estiver em processo de alfabetização, mas, sim, desde sempre, ainda quando bebê com o auxílio de livros de tecidos, livros com figuras, pois, atualmente, temos uma gama de livros no mercado adequados para esse tipo de incentivo; além da participação dos pais, claro, esta que se torna fundamental nesse processo.

Para as crianças menores, é sugerido que os livros tenham pouco texto e uma linguagem bastante simples.

Os pais podem ajudar seus filhos também a acumular experiências que a motivem a ler sempre mais, principalmente quando se tratar de livro de literatura que a criança tenha preferência.

Lembrando que não há apenas livros de literatura indicados pela escola, é necessário que a criança conheça a variedade de gêneros disponíveis nas prateleiras das livrarias de hoje.

Livros de best-sellers também, porque livros de história para crianças podem ser muito didáticos – para as crianças muito pequenas, aqueles elaborados com parágrafos curtos e bastante ilustrados, como já dito.

Outro ponto a ser considerado é o papel da escola na manutenção desse hábito.

Os pais devem procurar saber se a escola do filho possui a filosofia de ser mediadora do contato do aluno com o livro.

O fascínio do professor pela leitura influenciará sua prática que será visivelmente notadas pelos seus alunos.

A qualidade da mediação do professor pode gerar diferentes tipos de sentimentos na relação sujeito-objeto de conhecimento, permitindo a formação do leitor, envolvendo-o em tudo aquilo que ele vivencia nas práticas leitoras, modificando sua visão de mundo, a maneira como ele interage com as pessoas, com os objetos, com a história e a com cultura.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *