PEDAGOGIA WALDORF

PEDAGOGIA WALDORF

Imagine uma escola onde até os meninos possuem aulas de tricô. Ao mesmo tempo aprendem disciplinas tradicionais assim como Matemática, Química e Português.

Hoje falaremos sobre a Pedagogia Waldorf que é uma abordagem pedagógica presente em muitas escolas no Brasil e no mundo.

A forma de educação deles é baseada numa abordagem humanista de ensino. Contudo, sem perder a conexão com as exigências curriculares pelas normas vigentes.

Decerto é baseada na filosofia da educação do filósofo Rudolf Steiner. Entretanto, procura integrar de forma abrangente o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos.

O principal objetivo nas escolas é desenvolver sujeitos livres. Assim como integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis.

Hoje existem mais de mil escolas Waldorf no mundo. Elas estão localizadas em mais de 64 países, sendo assim um momento educacional em expansão.

A pedagogia Waldorf busca através de sua filosofia ensinar às crianças o amor à natureza e ao meio ambiente.

Sendo portanto para eles o local ideal para a educação das crianças o ambiente rural, quase bucólico.

Incentivam a importância da agricultura e o conhecimento sobre a origem dos alimentos. Sobretudo, valorizando a agricultura orgânica e biodinâmica.

Na prática, os ensinamentos dessa educação diferenciada estão direcionados principalmente para as tarefas manuais.

Por exemplo, as crianças são incentivadas a participarem de oficinas criativas de artes. Ademais, ensinam atividades práticas, como o tricô.

Segundo a filosofia Waldorf, o trabalho manual tem um valor educativo elevado porque a coordenação motora e visual mantém o cérebro em atividade constante.

Quanto aos profissionais que atual nessas escolas, os professores são verdadeiros educadores.

Pelos primeiros oito anos de escola permanecem responsáveis pela mesma classe.

Importante falar que eles dão bastante importância ao ensino da língua estrangeira, a partir do primeiro ano da escola.

Este ensino é feito por meio de jogos, conversas e performances.

No Brasil, existe a Federação das Escolas Waldorf no Brasil que foi fundada em 1998.

Ela objetivou agregar todas as escolas Waldorf existentes desde aquela época. Cumprindo, assim, o que determinava o parecer do Conselho Estadual de Ensino do Estado de São Paulo.

Tendo como missão defender os interesses comuns das Escolas Waldorf no Brasil.

Também estava em andamento, entre os representantes das escolas Waldorf, um movimento para fundação de uma entidade representativa das escolas que viesse a substituir a Associação de Professores Waldorf, vigente na época.

De acordo com o site da referida Federação uma escola Waldorf encaminha o processo ensino-aprendizagem segundo alguns princípios básicos de inspiração antroposófica, entre os quais estão elencados:

A liberdade individual é a maior riqueza do homem.

Segundo a Federação, a Antroposofia entende que o que distingue o homem dos outros seres da natureza é a sua capacidade de decidir sobre si mesmo e de fazer escolhas conscientes.

O propósito de uma Escola Waldorf é, portanto, formar indivíduos em condições de zelar por sua liberdade.

Indivíduos prontos a responder por suas decisões, de modo a garantir não apenas o seu bem-estar pessoal, mas também sua contribuição ao mundo.

O ensino só pode ser vivo e luminoso se for livre.

Para a Federação, a aprendizagem que privilegia apenas o intelecto dificilmente atinge o ser humano por inteiro.

As emoções e sensações que acompanham a experiência de aprender dão sustentação ao que é captado intelectualmente. Na Escola Waldorf, a expressão artística, presente em todas as áreas do conhecimento, favorece e possibilita essa integração, ao expor livremente os anseios humanos.

Quando a informação é elaborada no intelecto (pensar), passa pelos órgãos dos sentidos (sentir) e determina uma vontade (agir), ela se transforma em conhecimento. Pensar, sentir e agir é o caminho da aprendizagem.

O ser humano atual é fruto de acontecimentos que remontam aos primórdios da humanidade.

O homem reproduz em seu desenvolvimento a evolução da civilização humana.

O currículo de uma Escola Waldorf acompanha e respeita esse tempo de crescer.

O conteúdo é transmitido de acordo com a fase de desenvolvimento em que o aluno está, de modo que ele possa reconhecer dentro de si as experiências para as quais está pronto a viver.

Ao entrar para a escola, a criança muito pequena é estimulada pela curiosidade, alcançando pouco a pouco o domínio da linguagem, da escrita, dos números e das ciências.

Espera-se que, ao terminar o ensino médio, o jovem esteja, por fim, apto a se identificar com o homem contemporâneo

crédito de imagem destacada  http://Di Abbildung übernommen aus: Walter Kugler, Rudolf Steiner und die Anthroposophie, 1978, S. 89., Pubblico dominio, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5638377




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *