Dar a Luz é dar-se à Luz

Dar a Luz é dar-se à Luz>> “É  preciso dar atenção a esta pele, nutri-la. Com amor, não com cremes. Ser lavados, embalados, acariciados, pegos, massageados constitui para os bebês, alimentos tão indispensáveis, senão mais, do que vitaminas, sais minerais e proteínas. Se for privada disso tudo e do cheiro, do calor e da voz que ela conhece bem, mesmo cheia de leite, a criança vai-se deixar morrer de fome.” Leboyer

Dar a Luz é dar-se à Luz – a maternidade

De todas as forças que impulsionam a evolução humana, a maternidade é primordial. Gestação e parturição são indissociáveis da “mulher-mãe”. Entretanto, se gestar e parir são ações biológicas femininas, o impulso para maternar, alcunhado amor materno, é expressão do desejo humano de conservar, nutrir e promover vida, independentemente da maternidade biológica e de questões de gênero.

Criar um espaço relacional de aceitação e confiança mútuas é fundamental para o bom desenvolvimento psíquico da grande família humana, o que nos torna responsáveis uns pelos outros. Precisamos ampliar a noção de maternidade.

Aceitação, proteção, nutrição – “pessoas maternais” farão tudo isto por escolha. Colocar o valor e o cuidado da vida como objetivo primeiro de nossas ações, é resgatar a escolha original das mães ancestrais, ser unidade primordial da criação. Dar a luz é ser mãe? Ser maternal?

Se o ventre feminino é o berço da humanidade, a maternagem o seio das relações humanas. Do fisiológico corporal ao filosófico relacional, a maternagem enquanto escolha, é um desejo de servir. Um sim ao amor pelo que nos é semelhante, uma decisão.

Gerar, gestar, parir é maternidade. Maternidade é instinto, de procriação. Acolher, amparar, zelar, nutrir é maternagem.  É aprendizado. É cuidar, dedicar-se por amor. Maternagem é pró-Criação.

Dra Denise Espiúca Monteiro, mãe, médica pediatra e homeopata, mestre em Saúde Coletiva. Autora do livro: Primeiros Laços – Maternidade, Maternagem e Homeopatia. Editora H.P. Comunicação, RJ/2014

 




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Denise Espiuca

Denise Espiúca Monteiro Médica Homeopata, Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social/UERJ. Diretora do Ambulatório Escola do IHB, A Casa da Homeopatia Brasileira. Escritora, ocupa a cadeira 25 da ABRAMES, Academia Brasileira de Médicos Escritores. Email: despiuca@dh.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *