Os quatro Temperamentos humanos [Humores] na infância

Os quatro Temperamentos humanos [Humores] na infância

Na antiguidade clássica até a era medieval, principalmente nas faculdades de medicina Européias, a Astrologia Médica, que se dedica à aplicação do simbolismo astrológico [planetas, signos etc.] à área de saúde, sempre levou em consideração os Quatro Temperamentos, ou humores, humanos nos diagnósticos e tratamento, tanto quanto os quatro elementos [Fogo, Terra, ar e Água].

Os quatro Temperamentos humanos na Astrologia moderna ou clássica

Hoje em dia é raro ver um texto estudo astrológico, sobre saúde, personalidade, relacionamentos ou vocacional, que comece com ou envolva a abordagem dos Temperamentos, seja de astrologia moderna ou clássica. Uma pena.

Para compreender as crianças e adolescentes e suas relações com pais irmãos professores e colegas de escola, bem como sua disposição física [saúde e dieta] e futura escolha profissional os Temperamentos são grandes indicativos básicos para qualquer análise mais profunda ou completa pois é a base de tudo sendo as formulas clássica, na Grécia, leva-se em consideração principalmente os signos e regentes do Ascendente [hora de nascimento] bem como o signo e dispositor da Lua, às vezes confirmado pelo signo Solar [e seu dispositor].

Os quatro Temperamentos humanos

Não trataremos aqui das formulas e partes técnicas, mas do comportamento em si [estudos modernos na área de psicologia e teologia protestante, recuperaram estes antigos conceitos, de maneira não astrológica, basta procurar artigos e livros na internet].

Indico na bibliografia, ao final, os dois livros mais importantes sobre esse tema.

Também, na internet, você encontra questionários de Autodiagnostico baseado em características pessoais, tais como altura, peso, introversão, hábitos alimentares, preferências, etc. O que ajuda bastante o autoconhecimento, bem como compreensão de jovens e crianças da família.

Os quatro Temperamentos humanos e traços característicos

Os tipos mais ativos e extrovertidos são o Colérico e Sanguíneo, ditos Solares ou quentes.

Os tipos mais introvertidos e cautelosos são o Melancólico e Fleumático, ditos Lunares ou frios.

Os tipos mais afetivos são o Sanguíneo e o Fleumático, chamados de tímidos ou férteis.

Os menos afetivos, sério e racional, impessoal, são o Melancólico e o Colérico, chamados secos ou áridos.

Os quatro Temperamentos humanos e sua relação com os planetas

Na astrologia, o tipo Colérico está relacionado ao planeta Marte e elemento Fogo; o tipo Sanguíneo está relacionado ao planeta Júpiter e elemento Ar; o tipo Fleumático está relacionado a ambos os planetas femininos, Lua e Vênus, e ao elemento Água e o tipo Melancólico está relacionado ao planeta Saturno e elemento Terra.

Por isso, é comum encontrarmos o tipo Colérico representado pelos indivíduos que possuem em seu mapa natal, o planeta Marte como regente do signo Ascendente [especialmente Fogo, Áries], ou do signo Lunar; ou ainda Marte próximo ao grau Ascendente ou em conjunção a Lua. Não raro, também regem o signo Solar ou está conjunto ao Sol.
Do mesmo modo, o tipo Sanguíneo pode se refletir num mapa com elemento ar ou característica Jupteriana ou sagitariana, de bom humor, sendo Júpiter regente do signo Ascendente ou Lunar ou na casa I, em conjunção com a Lua ou ao grau Ascendente.

O tipo Melancólico, mais magro e alto, sério, estudioso, está caracterizando por uma forte presença do elemento Terra e do Planeta Saturno, bem como dos signos de Capricórnio E Aquário, por ele regido, no mapa de nascimento, seja como signo Ascendente, signo Lunar ou mesmo Solar [ou em conjunção ao Sol, Lua ou grau Ascendente].

Finalmente, o tipo Fleumático, mais pacato, caseiro e amável, muitas vezes está refletido em mapas de nascimento de pessoas que tenham Lua ou Venus regente do signo Ascendente, do signo Lunar e ou do signo Solar. Ou com Venus e Lua em conjunção ao Ascendente, Sol ou entre si [Venus com Lua].

Os quatro Temperamentos humanos -continuaremos no próximo artigo

No próximo artigo, veremos mais características dos quatro Temperamentos e como influi na educação e convivência entre pais e filhos, sua alimentação, saúde, hobbies e preferências. [se curtiu passe adiante para seus contatos]. Se quiser fazer uma analise individual e completa de alguém de sua família e ou compara compatibilidades, ou vocação, entre em contato comigo.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Fernando Guimarães

Fernando Guimarães, natural do Rio de Janeiro, Astrólogo, tradutor e professor; formado em Letras pela USP. Iniciou seus estudos de Astrologia em 1982 em SP, nas Escolas Régulos e Astrocenter, com especializações nos EUA, de 1995-2012, também em Feng Shui, Cromoterapia, Terapia Floral. Foi Diretor de Pesquisas da NCGR - National Council for Geocosmic Research, Boston de 2008/11. Foi coordenador da AFAN ( Association for Astrological Networking) e CNA, ASPAS, SINARJ, ISAR. Participou de eventos nos EUA, Lisboa, RS, CE, SC , SP e RJ também como conferencista e em webinarios. No momento, pesquisa, escreve, leciona e dá consultoria e workshops em várias regionais do Brasil e online. Reside em Campinas. Atua profissionalmente em Campinas, São Paulo e on line. Contato: Nando Boston [Facebook] Whatsapp: 19.9.8404.8821 E-mail: zody2k@aol.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *