O Zodíaco Chinês – Os Doze Animais
O Zodíaco Chinês – Os Doze Animais
A Astrologia chinesa mais conhecia no ocidente é o sistema dos Doze animais denominado comumente Zodíaco Chinês.
A ideia do Zodíaco Chinês tem origem no ciclo de Doze anos, onde cada ano é representado pela figura de um animal.
Na verdade o conceito de Doze animais se refere aos Doze Ramos Terrestres.
As histórias sobre os Doze Animais
Existem várias histórias a respeito do surgimento dessa associação entre os Doze Ramos Terrestres e os Doze animais.
Decerto, a mais famosa diz que Buda convidou todos os animais para um encontro na floresta. Entretanto, apenas doze animais foram ao seu encontro.
Por conseguinte, eles chegaram na seguinte ordem: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e, por fim, Porco.
Outra história diz que, nos tempos antigos, os sábios escolheram usar os nomes dos animais para representar os Ramos Terrestres com intuito de se aproximar da realidade do homem chinês.
Certamente, esses animais faziam parte do linguagem e do imaginário dessa população.
Dessa maneira, cada um dos Doze animais revela um aspecto da ação humana, associada à sentimentos, expressões e virtudes.
Os Dozes animais estão associados aos Doze Ramos Terrestres
Ademais, cada um dos Doze animais está associado a um dos Cinco Elementos e suas polaridades Yin ou Yang.
Segundo essa concepção o elemento Terra se desdobra em duas Terras Yin e duas Terras Yang. Portanto, essas Terras separam cada ciclo relacionando a um elemento.
Desse modo, temos
- 子 Zi – Rato cujo elemento é Água Yang
- 丑 Chou – Boi cujo elemento é Terra Yin
- 寅 Yin – Tigre cujo elemento é Madeira Yang
- 卯 Mao – Coelho cujo emento é Madeira Yin
- 辰 Chen – Dragão cujo elemento é Terra Yang
- 巳 Si – Serpente cujo elemento é Fogo Yin
- 午 Wu – Cavalo cujo elemento é Fogo Yang
- 未 Wei – Cabra cujo elemento é Terra Yin
- 申 Shen – Macaco cuja elemento é Metal Yang
- 酉 You – Galo cujo elemento é Metal Yin
- 戌 Xu – Cachorro cujo elemento é Terra Yang
- 亥 Hai – Porco cujo elemento é Água Yin
O Dragão representa a energia Yang
De todos os animais mencionados, o Dragão é único animal mítico, relacionado à natureza celestial. Ele representa a energia Yang. Na cultura chinesa ele geralmente é representado entre nuvens, com uma parte visível e outra escondida. Por esse motivo, nunca conseguimos vê-lo por inteiro. Além disso, ele é um animal híbrido representado, alguma das vezes, com chifres de veado, testa de cachorro, escamas douradas de peixes grandes, por exemplo.
Por esse motivo, o “signo” do Dragão fala principalmente de um processo de transformação e conscientização. Na China da antiguidade, costumava-se simbolizar os grandes mestres que alcançaram de realização espiritual com a imagem do Dragão.
O sistema dos Doze animais é calculado de acordo com o Calendário chinês.
O ciclo dos Doze Animais esse relaciona com os Dez Elementos ou Troncos Celestes. Essa combinação relaciona os Cinco Elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água) ora na polaridade Yin, ora na polaridade Yang.
Assim, conforme a combinação energética entre Troncos Celestes e Ramos Terrestres temos os Sessenta Binômios.
Concluindo, o Binômio reinante no ano de 2020 será Geng Zi – Rto de Metal Yang.
Crédito da imagem: Chinese_Zodiac_carvings_on_ceiling_of_Kushida_Shrine,_Fukuoka
Outros artigos interessantes deste mesmo autor:
- As energias Yin e Yang e os caminhos da Astrologia Chinesa
- O calendário chinês e o Ano do Porco de Terra Yin – 4717
- Ano de 2019 e a energia do Porco
- Conhecendo a astrologia BaZi: uma breve introdução
- A natureza dos Cinco Elementos
- 2020 e o Ano do Rato de Metal Yang na Astrologia Chinesa
A astrologia foi para mim uma maçã proibida do conhecimento. Sou do signo da Cabra de Metal e tomei conhecimento dela, da astrologia, no Ano do Rato de Terra, ou seja, em 2008. Naquele tempo, eu não tinha conhecimento da minha mediunidade e, pelas minhas imperfeições morais, sofri uma forte fascinação. Ficava-me a questionar se poderia ser amado ou não pelos signos animais neste mundo de seres “imperfeitos”, eu inclusive. Não encontrava na sociedade a compatibilidade matemática em ninguém.
Hoje estou ciente que sou médium e perdi vários dos meus questionamentos mesquinhos daquela época. O ano do Rato me deu um empurrão para voltar a pensar em astrologia. Percebo que estou na mesma “vibe” de 2008, só que sem o peso de vários pensamentos irracionais daquele ano, pois me transformei para melhor na doutrina que frequento.
Espíritos não nobres convivem comigo até hoje. Eu tinha entrado em depressão no ano do Coelho de Metal e saí dela no ano da Serpente da Água. Espíritos vingativos, egoístas, de escárnio criaram um pacto para me obsidiar e, pelos meus débitos do passado, não tive mérito para que os superiores me livrassem deles, pois, em encarnação passada, eu acho que cometi crimes contra a humanidade como ex-policial. Minhas infrações morais resultaram na expiação que vivo no presente.
Eu entrei em depressão no ano do Coelho, ano que na minha cabecinha deveria ser de felicidade, e tive sorte no ano do Rato. Isso derrubou as minhas ilusões sobre o horóscopo chino. Hoje acredito muito mais em afinidade de almas do que em compatibilidade astrológica e no histórico de várias reencarnações.
Só tenho uma única pergunta, a astrologia tem alguma previsão ou o que ela tem a dizer sobre a chegada ou entrada no nosso sistema solar do planeta Hercólubus (?) provavelmente no final de abril no ano do Boi, mais precisamente dos três dias de escuridão? é fake?
Essa profecia me dá esperanças, pois fala de quando vamos entrar num mundo de regeneração.
Olá Guaraci. O mundo da astrologia chinesa é muito rico e carregado de símbolos .Na verdade os animais representam energias que estão relacionadas aos Cinco elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água). Assim essas combinações precisam ser entendidas em conjunto. Cada ano tem uma combinação das energias do Céu e da Terra.
Sobre a entrada do planeta Hercolubus não tenho o que falar mas você pode acompanhar aqui no Meio do Céu o artigo que irei publicar em breve sobre o Ano do Boi de Metal Yin.
Um abraço, Telma
Olá Telma, obrigado por ter respondido as minhas perguntas anteriores. Eu queria saber o que a astrologia chama de ingenuidade quando se refere ao signo do Porco. Espiritualmente, independente da idade astral, o espírito nascido no ano do Porco sempre irá manifestar ingenuidade? E outra possível pergunta, como a Cabra, dependente, pode se tornar independente? É possível?