Quando a Lua é uma Donzela

Quando a Lua é uma Donzela>> ela está em sua segunda fase, após a crescente e antes da Lua Cheia. Hoje está no signo de Sagitário e é nesta fase que se encontra.
Quando a Lua é uma Donzela,
Sim, quase todos conhecem a Deusa-Tríplice! Porém, imagino com meus botões …como vivem e se comportam as donzelas de agora?  Como pensam? Com que sonham?
Quando a Lua é uma Donzela,
Claro, estamos falando de astrologia e, portanto, de arquétipos.  Porém, assim como outras palavras, as quais, são usualmente utilizadas por nós, muitas, passaram a ter outro sentido, muitas vezes, até pejorativos. Haverá ressonância para elas?
Quando a Lua é uma Donzela,
Na antiguidade, e depois, quando os mitos ainda reverberavam, havia deusas representativas desta fase. Algumas, tão selvagens quanto a Ártemis grega, que tinham nas florestas seu santuário.

As florestas e a pujança da vida

Quando a Lua é uma Donzela,
As florestas simbolicamente têm duas representações: são lugares onde encontramos o profundo silêncio, a solidão e o mistério.  Onde estão estas florestas metafóricas na atualidade?

E, onde, toda a pujança de vida, que se relaciona com tudo que é vegetativo, com os frutos da natureza , a convivência com o reino animal em liberdade? A corça e os leões de Ártemis, a coruja de Athena e os gatos de Bruinlde?

E, Freya, a nórdica deusa do amor, da fertilidade e da imortalidade? Talvez  a primeira a ser ferida pelo patriarcado, em nome da ambição e do poder.

Ambas, deusas exemplares do feminimo. A primeira, virgem por opção – entendo-se “virgem” como íntegra, sem dono, livre. A outra, consagrada à própria Árvore da Vida, plena de amor e fertilidade!

Nesta fase, as mulheres jovens descobrem o amor, estão vibrantes e emocionalmente intensas. A energia vital primordial , é  acompanhada de ventura, poesia, como também, é amedrontadora.

É fato, que ainda hoje, esta ciclotimia assusta. Assusta a família em primeiro lugar, depois à sociedade pela falta de pertinência de algumas atitudes. Todavia, acontece o pior: assusta aos homens.

A propensão do homem em aceitar os padrões sociais

Na jovem o próprio corpo tem seus ritmos, e caso ela não seja cerceada, aprende a dançar. Isto não ocorre com o homem, mais linear e mais propenso a aceitar os padrões sociais.

Priorizam a família de origem, poucos são transgressores, nas classes com maior poder aquisitivo, buscam o sucesso profissional como prioridade. É, “coincidência” sua opção por um candidato inapto, porém, representativo desses ideais?

Se, for negado à jovem Donzela a oportunidade de viver este momento com todas as suas contradições e dúvidas, com angústias e anseios os mais diversos, mas que guardam a possibilidade do acesso à inteireza da integração , sua parte mais sublime estará condenada.

Que o amor cure nossos jovens

Assim, o próprio arquétipo da Deusa-Tríplice perderá substância em nossa sociedade e passará à sombra.  Constelar-se-á fortemente os aspectos negativos do Arquétipo. A esperança é que o amor cure nossos jovens!

Disse, Eduardo Galeano, in A desmemoria 3,  no Livro dos Abraços

Nas ilhas francesas do Caribe, os textos de História ensinam que Napoleão foi o mais admirável guerreiro do Ocidente. Naquelas ilhas Napoleão restabeleceu a escravidão em 1802.  A sangue e fogo obrigou os negros livres a voltarem a ser escravos nas plantações. Disso os textos não dizem nada. Os negros são os netos de Napoleão, não suas vítimas.



Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Virginia Liz Soares

Comecei meu caminho na vida acadêmica, como quase todas as pessoas. Mas, logo, senti o chamado de minha verdadeira vocação: trabalho há 30 anos com a Astrologia como função central, porém, paralelamente, fui incorporando várias atividades que se conectam organicamente, a esta. São atividades como terapeuta holística que foram alimentando e se agregando a esta atividade central. FACEBOOK / GOOGLE / YOUTUBE / virginealizs@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *