IBEJI, OS GÊMEOS

IBEJI, OS GÊMEOS

IBEJI, OS GÊMEOS
IBEJI, OS GÊMEOS

As crianças que nascem da mesma gravidez são especiais, raras; por isso, divinas. Abençoada a família escolhida por Ìbéjì! Abençoada a família escolhida para a felicidade nascer em dobro!

Os gêmeos são donos de um único rosto, mas de duas individualidades. Cada qual tem suas próprias pernas, mas andam sempre juntos. Aproximam a família, fazem o trabalho aumentar e assim trazem prosperidade.

Ìbéjì é a inocência infantil, é o riso solto, a alegria de brincar.

Ìbéjì está na criança pura que não se prende a mágoa, que não tem vergonha de perdoar; no carinho singelo, no abraço de saudade.

O culto a Ìbéjì começa em Ọ̀yọ́, quando a esposa do rei Dàda Àjàká (irmão de Ṣàngó) dá a luz a filhos gêmeos. Era um presente de Ìbéjì! Começa o culto à alegria! E os dois filhos gêmeos são reconhecidos como um só: um único presente do Criador!

Ìbéjì está nos irmãos que ensinam união. Dividem o útero, o leite, mas multiplicam o amor e a felicidade.

Divindade da pureza infantil que é cultuada, para que este sentimento se faça presente em qualquer idade, em qualquer lugar.

Ìbéjì está dentro de nós que, mesmo adultos, nos permitimos que a criança que fomos, sorria novamente.
Que a alegria dos gêmeos nos alcance! Oní Ibéjì! (Salve Dono dos Gêmeos!). Saudemos sempre Ìbéjì! Béjèrò! (Ibéjì têm o Ritual!).
Rio, 14/3/16
(Série “ORIXÁS” – CASA DE OXUMARÊ)




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Marcio Righetti

Márcio de Jagun, Babalorixá, professor de cultura e idioma ioruba na Uerj e na Uff, escritor e advogado. tel.: 99851-6304 (cel/wz) e-mail: ori@ori.net.br Facebook: Márcio de Jagun blog.ori.net.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *