2021 – O Ano do Boi de Metal Yin

O Ano do Boi de Metal Yin

O Calendário chinês baseia-se no ciclo solar e no ciclo lunar

O Calendário chinês é considerado lunissolar e é tido como o mais antigo.

O ciclo solar baseia-se no movimento da terra em torno do sol enquanto o ciclo lunar está relacionado ao movimento da lua em volta da terra.

Dessa forma, o ano solar chinês tem início com a chegada da primavera e seu ciclo é composto de 24 estações. Estas se movimentam ao longo do ano, completando o ciclo da primavera, verão, outono e inverno. Em 2021, o ano novo solar tem início em 3 de fevereiro.

Já o início do ano lunar coincide com o surgimento da lua nova, sendo 12 lunações durante o ano. Por  esse motivo, em 2021 o ano lunar começa no dia 12 de fevereiro com a chegada da energia da lua nova.

O ritmo do sol norteia até hoje o homem chinês na relação com a terra e o ciclo lunar rege os estudos da astrologia  e dos oráculos.

Ano do Boi de Metal Yin – o ano de 2021 segundo a astrologia chinesa

No calendário chinês,   2021 é simbolizado por uma imagem (binômio) que é a combinação da energia do Céu e da energia da Terra, a saber o Tronco Celeste e o Ramo Terrestre.  Assim, o Metal Yin está associado ao Tronco Celestial enquanto que o Boi está relacionado ao Ramo Terrestre.

Combinação entre a  energia do Céu e a energia da Terra

Na visão da Astrologia Chinesa, a energia do Céu se relaciona com a energia da Terra o tempo todo.  Por esse motivo, os 10 Troncos Celestes se combinam com os 12 Ramos Terrestres, gerando um binômio. Cada um dos cinco elementos da natureza – Água, Fogo, Madeira, Metal e Terra – rege um período de dois anos consecutivos, numa imagem associada aos meses e as estações do ano. Desse modo, a cada ano (12) combinado com as ações dos 5 Elementos temos um ciclo energético completo.

Geração do ciclo sexagenário

Cada ciclo de sessenta anos ou ciclo sexagenário é chamado de Jia Zi, é regido por um binômio.  Portanto, o binômio regente a partir de 12 de fevereiro de 2021 será o Yin Chou – Boi de Metal Yin, combinação dessas duas energias, Terra Yin e Metal Yin.
No ciclo dos Cinco Elementos, a Terra dá origem ao Metal. Assim, como Ramo Terrestre (Terra) suporta o Tronco Celeste (Metal), podemos dizer que esta combinação representa uma relação mais harmoniosa do que o Rato de Metal Yang do ano de 2020.

O signo do Boi na astrologia chinesa

Cada animal ou signo está associado a um dos Cinco Elementos. Dessa maneira, o Boi é regido pelo Elemento Terra Yin. Ele simboliza a transição entre o inverno e a primavera. A Terra representa a segurança. Ela é a força interior que possibilita que o ciclo da natureza aconteça. Suas características são: estabilidade, solidez, método, generosidade, conservadorismo, obstinação e teimosia. Além da Terra, o Boi traz em si os elementos ocultos o Metal Yin , que lhe dá garra e objetividade, e a Água Yin, que reforça a teimosia e ao mesmo tempo a vontade de aprofundar.

A natureza do Metal Yin

O Metal  Yin é comparado a uma peça delicada de joalheria: bela, sedutora e graciosa. No entanto, sua a natureza interior é semelhante a uma adaga, bruta e fria.

O binômio Terra de Parede

Ademais, a combinação dessas duas energias gera a imagem  Terra da Parede. Ela nos fala em dar proteção e assistência a quem precisa. É um bom período para aqueles que trabalham em defesa de alguém ou de uma causa.

No aspecto negativo a terra da parede pode falar do excesso de proteção aos seus, gerando um grau de egoísmo. Por esse motivo, é importante aprender cultivar a capacidade de dividir e compartilhar. Evite também ser extremamente crítico e se considerar o dono da verdade.

Assim, como vimos,  a energia se repete a cada ciclo de 60 anos.  Em 2021 certamente a terra de parede está em evidência.

Retornando 60 anos, por exemplo, 1961  foi o ano da construção do Muro de Berlim, o que nos dá a ideia da Terra de Parede.

E qual seria a melhor maneira de agir de acordo com a energia da Terra?

Use a virtude da Terra que é a sinceridade, a fidelidade para crescer e se expandir, seja autêntico naquilo que esteja fazendo.

A Terra tem o seu princípio. Ela sustenta todos seres sem julgar ou cobrar. É a Grande Mãe.

Da mesma maneira, devemos ter um princípio que norteia nossa vida., que sustente nosso coração e nossos pensamentos.

 

 

 

 




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Telma Bonniau

Sou taoísta, consultora de I Ching, Zi Wei Dou Shu, BaZi, Feng Shui, estudo acupuntura, pratico Caligrafia Chinesa, Tai Chi, Qi Gong e Ikebana. Gosto de viver a vida, na companhia dos meus amigos e dos meus livros e curtir a energia da natureza. tbonniau@yahoo.com.br Publico meus artigos aqui e também na minha página no Facebook, Conhecendo o Zi Wei Dou Shu e as artes taoístas https://www.facebook.com/ConhecendoOZiWeiDouShu/. WhatsApp: 21-998950391

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *