2022 O Ano do Tigre de Água na visão da Astrologia Chinesa

2022 O Ano do Tigre de Água na visão da Astrologia Chinesa

Ademais,

Ano do Tigre de Água – o ano de 2022 segundo a astrologia chinesa

De acordo com o calendário chinês, o mês de fevereiro marca o início do ano solar com o período chamado LiChun (Chegada da Primavera).

Em 2022, LiChun será em 4 de fevereiro e inaugurará o Ren Yin, o Ano do Tigre de Água.

LiChun é a primeira das 24 estações em que o ano é dividido. As estações obedecem ao movimento solar e por causa disso as datas do início de cada ano apresentam pequenas variações.

Mas o calendário chinês também trabalha com o ciclo da Lua, com o calendário que é comumente conhecido como Calendário dos Fazendeiros, ou Calendário Hsia.  Ele é um sistema de muita precisão, registrando não só a passagem do tempo, mas também é uma ferramenta para adivinhação.

As artes divinatórias taoístas e o calendário lunar

O Zi Wei Dou Shu – Astrologia Polar Taoísta e o Ba Zi – Os Quatro Pilares do Destino – são artes da leitura do destino que se utilizam dos dados de nascimento, hora e data, conforme apresentado no formato de calendário Hsia.

Ademais, nesse calendário todas as informações sobre o tempo – ano, mês, dia e hora são apresentadas em termos dos cinco elementos básicos – Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água.

Segundo o pensamento chinês, os dez mil seres, ou seja, a totalidade do universo, é composta pela combinação das energias desses cinco movimentos.

Dessa maneira, conhecer a relação entre os cinco elementos ajuda a prever com precisão o que está por vir.  Portanto, pode-se, usando desse conhecimento, multiplicar a boa sorte ou minimizar o azar na vida.

De acordo com o calendário lunar, o ano do Tigre de Água terá início no dia 1 de fevereiro de 2022 e terminará em 21 de janeiro de 2023.

Combinação entre a energia do Céu e a energia da Terra

O ano de 2022 no calendário chinês corresponde ao ano de 4179. É simbolizado por uma imagem (binômio) que, por sua vez, é a combinação da energia do Céu (Tronco Celeste) e da energia da Terra (Ramo Terrestre).

Geração do ciclo sexagenário

Por esse motivo, os 10 Troncos Celestes se combinam com os 12 Ramos Terrestres, gerando um binômio. Cada um dos cinco elementos da natureza – Água, Fogo, Madeira, Metal e Terra – rege um período de dois anos consecutivos, numa imagem associada aos meses e as estações do ano. Assim a cada ano combinado com as ações dos cinco elementos temos um ciclo energético completo de 60 combinações. Cada Ciclo é chamado de Jia Zi ou Ciclo Sexagenário.

Assim, no caso do Tigre de Água, a Água está associada ao Tronco Celeste enquanto que o Tigre, que representa o elemento Madeira, está relacionado ao Ramo Terrestre.

Portanto, 2022 na visão energética chinesa é um ano de que a energia da Água gera a Madeira Isso significa que o movimento interno da água alimenta a Madeira, o movimento externo.

Dessa maneira, o binômio regente a partir de 1 de fevereiro de 2022 será o Ren Yin – Tigre de Água, que é combinação das energias, Água e Madeira, da mesma polaridade, Yang.

A natureza do Tigre

O Tigre é uma madeira primaveril que contém os elementos de Madeira Yang, Fogo Yang e Terra Yang. Por isso, ele traz consigo a força interior que possibilita o desenvolvimento do ciclo da natureza. Suas características são: expansão, inovação, criatividade, poder e autoridade.

Seu elemento é a Madeira Yang. Ele simboliza o início  da primavera, quando a força da energia  ascende e a terra novamente se enche de brotos, de botões de novas flores. Representa a vida nova ou o estágio do bebê.

A natureza da Água Yang

A  Água Yang  é vista como como um oceano, repleto de emergia. Por isso, representa a vitalidade, a força que circula na natureza e em nosso corpo. A Água Yang está em constante movimento. Ela rege as emoções, é maleável e contorna os obstáculos.  Sua virtude é a sabedoria. Rege também as comunicações e a intuição.

O binômio Metal do Espelho

A Madeira do Tigre ao se combinar com a Água Yang gera o binômio Metal do Espelho.

E qual é a imagem do Metal de Espelho? Simboliza a o status, a vaidade, a elegância mas também o autoconhecimento.

Dessa maneira, a energia do ano de 2022 pode ser empregada tanto no autodesenvolvimento quanto no aspecto da aparência.  A questão é saber equilibrar esses dois aspectos e saber qual o momento certo de utilizá-los.

É um bom ano para os estudos astrológicos e místicos, buscando enxergar além do visível. Também é favorável para lidar com saúde, moda e estética.

Como agir durante 2022?

Devemos usar  sabedoria e maleabilidade da Água somada à criatividade da Madeira para “quebrar” a rigidez do Metal e usar a sua força a nosso favor.

No aspecto negativo o Metal do Espelho pode falar do excesso de narcisismo. Por isso, é importante aprender cultivar a si mesmo mas também olhar para o que está a volta.

Dissemos que essa energia reinará entre 1 de fevereiro de 2022 e 21 de janeiro de 2023. Entretanto, a energia do Ano do Tigre de Água começará a vingar cerca de 15 dias antes. Portanto, desde o dia 15 de janeiro poderemos sentir a transformação energética do Ano.

E qual seria a melhor maneira de agir de acordo com a energia da Madeira?

Use a virtude da Madeira que é a bondade, a afetividade para crescer e se expandir. É um ano de madeira forte.  Temos a possiblidade de entrarmos em um próspero período de reorganização, restauração e simplicidade. Por esse motivo devemos agir pensado no coletivo,  de forma que nossas atitudes possam promover o benefício de todos.

Hexagrama do Ano do Tigre de Água

A mensagem do Hexagrama do Ano indica a necessidade de agirmos com a Bondade da Madeira e a Sabedoria da Água. Isso significa o encontro das pessoas com o mesmo objetivo para atravessar as dificuldades.

Comunhão dos Homens, Céu sobre Fogo          Telma Bonniau Gitirana foi ordenada Daoshi na Linhagem da Ordem Ortodoxa Unitária, por Wu Jyh Cherng, fundador da Sociedade Taoista do Brasil. Atualmente continua seu Caminho ensinando e seguindo os princípios do Tao.               

“Comunhão dos Homens no Deserto

Abertura

É favorável atravessar o Grande Rio

Utiliza a união pelo comum

Para agrupar pessoas e distinguir espécies.”

Concluindo, no âmbito pessoal, aprenda a contemplar a natureza. Sintonize-se primeiramente com a ordem da natureza terrestre para que você consiga se corresponder posteriormente com a natureza celeste. Esse é o verdadeiro aprendizado daquele que se orienta pela Astrologia Chinesa.

Telma Bonniau Gitirana foi ordenada Daoshi na Linhagem da Ordem Ortodoxa Unitária, por Wu Jyh Cherng, fundador da Sociedade Taoista do Brasil. Atualmente continua seu Caminho ensinando e seguindo os princípios do Tao.

Design Telma Bonniau a partir de ilustração pngegg




Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Telma Bonniau

Sou taoísta, consultora de I Ching, Zi Wei Dou Shu, BaZi, Feng Shui, estudo acupuntura, pratico Caligrafia Chinesa, Tai Chi, Qi Gong e Ikebana. Gosto de viver a vida, na companhia dos meus amigos e dos meus livros e curtir a energia da natureza. tbonniau@yahoo.com.br Publico meus artigos aqui e também na minha página no Facebook, Conhecendo o Zi Wei Dou Shu e as artes taoístas https://www.facebook.com/ConhecendoOZiWeiDouShu/. WhatsApp: 21-998950391

2 comentários em “2022 O Ano do Tigre de Água na visão da Astrologia Chinesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *