2020 um ano de surpresas e travessias

2020 um ano de surpresas e travessias

Todos nós desejamos que 2020 seja melhor. Sempre ansiamos naturalmente pelo melhor, faz parte da nossa natureza humana. Este vir a ser melhor, vive carregado de nossas imagens internas e projeções particulares, do que seria o melhor para cada um de nós.

Em essência, nossa alma deseja tanto paz, quanto acolhimento, nutrição.

Deseja o “paraíso deixado para trás com o nascimento”. Este novo paraíso só pode ser alcançado quando nos desnudamos de todas as “roupas superficiais do ego”.

Todo processo de iniciação nos remete a este “retorno à origem” de maneira consciente. Jung chama de processo de individuação. Cada tradição espiritual vai dar um nome ou descrever o processo.

Mas estamos aqui nestas poucas linhas para falar do que nos aguarda, ou melhor do que aguardamos para 2020.

O interessante é que você leitor já ouviu vários vídeos e astrólogos pressagiando 2020.

Em princípio desde agora já podemos considerar 2020 chegando com os dois eclipses. Tanto o de 26 de dezembro 2019 assim como o de 10 de janeiro de 2020. Eles são marcantes.

Muitos planetas num só signo, Capricórnio. O signo da montanha, da cabra que sobe em qualquer lugar por mais íngreme e inóspito que seja.

Podemos imaginar o eixo Capricórnio-Câncer, como a montanha com sua base circundada por um rio suave ou uma fonte jorrando na sua base.

Temos a grande conjunção marcando este tempo pelo qual atravessaremos, Júpiter, Saturno, Plutão.

Sem dúvida, três planetas com ciclos diferentes. Entretanto, por capricho do destino após 735 anos se encontram novamente no mesmo lugar simbólico que é este signo de Capricórnio.

O que torna marcante este momento agora é que se aliam a eles neste último eclipse tanto Lua, como Sol e Nodo Lunar Sul.

 

Portanto uma sobrecarga no signo do ápice, no pico da montanha.

No próximo eclipse Lunar no dia 10 de janeiro, também estarão os mesmos planetas com a diferença de que Mercúrio estará em Capricórnio também. Será Lua cheia no signo do Caranguejo. Uma ativação intensa do eixo Capricórnio – Caranguejo.

 

A última vez que tantos planetas estiveram em Capricórnio, inclusive esta grande conjunção rara de Plutão, Saturno e Júpiter foi no ano de 1284, no dia 19 de dezembro.

O que estava ocorrendo naquela época? Em resumo, era uma nova ordem social, econômica, de fronteiras e religiosa que surgia. Isso de certa forma, indica todo um longo processo de afirmação de reinados e disputas de poderes. De anexação de territórios, e a criação do Ducado, por Veneza, a moeda que irá se manter por 600 anos.

Bem, você leitor está me perguntando e aí o que eu faço com todas essas informações?

Basta saber que estamos no limiar de um verdadeiro portal da humanidade que não se restringe a 2020. Ele ultrapassa os anos, principalmente 2021-2022.

Por todo esse período, ainda estaremos vivendo todo este processo. Lutas econômicas e políticas mundiais, religiosas e territoriais. Nova economia surgindo no horizonte.

Todo processo é como um parto, um nascimento. Portanto é doloroso, e com certeza muitas pessoas inocentes serão tragadas por este verdadeiro tsunami histórico.

Mas individualmente, é hora de se perguntar onde você está.

Qual o seu apego neste momento, que impede de você dar o grande salto que a vida está pedindo?

Se através dos grandes indicadores do tempo, o relógio cósmico está marcando que chegamos no ápice do trajeto que fizemos até agora, que este trajeto no mundo material de Capricórnio, Touro e Virgem se esgotou, chegamos no alto da montanha.

É hora de saltar, como bons esportistas de asa delta, que sobem a montanha para poderem abrir as asas e voar.

É hora do salto, sem medo. A vida indica que abaixo da montanha segue um curso de água cristalina, suave, fazendo o contraponto, e que podemos ser acolhidos nestas águas primordiais.

Depois de Capricórnio, entramos no tempo do Aquário, que no seu paradoxo simbólico representa o éter, o ar vital, a respiração profunda que nos conecta com nosso self, no dizer de Jung; o signo da luz Solar e do coração, complementar de Aquário, o signo de Leão.

Ultrapassar o limite de Capricórnio é se lançar no ar, Aquário nossa humanidade, onde pulsa um coração primordial, representado pelo signo de Leão.

É sempre bom lembrar que a vida se desdobra em processos, desde antes do nascimento, no próprio sistema familiar e espiritual ao qual pertencemos.

A vida como chama eterna, nos foi entregue através de muitos círculos de ancestrais que a mantiveram, perseveraram, atravessaram as contingências necessárias para alcançar o ápice da montanha, e se entregaram ao mistério da vida.

Foi assim que nós chegamos, totalmente entregues à vida.

Então sabemos que há uma tempestade no horizonte, um tsunami cósmico, e uma nova aurora.

Nossa escolha, nosso pequeno livre arbítrio; é conscientemente escolher onde estar, como nos lançarmos a este desafio que a vida nos coloca, o que de melhor há a fazer agora? Como podemos compartilhar e nos unir, e como podemos ajudar uns aos outros nesta travessia?

Fica marcante a imagem de grupos de pessoas atravessando um rio, segurando as mãos umas das outras. Compartilhando a travessia fica melhor.

Aproveite este fim de calendário de 2019, olhe bem o horizonte que se apresenta, respire profundamente, abra as asas e voe.

Bom proveito da travessia.

Maurice Jacoel



Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Maurice Jacoel

Estudou e se formou em Filosofia pela USP. Dedicou-se por um tempo à fotografia documental. Começou seus estudos de Astrologia, em 1980, na então Escola Júpiter, em São Paulo, e também participou do Curso de Extensão Universitária em Astrologia, da UNESP, ministrado pelo Professor Raul Martinez. Em 1984, começou a trabalhar exclusivamente como astrólogo profissional, através de consultas, assessoria e ensino. Foi criador de um espaço diferenciado de ensino para a astrologia de 1987 a 1992; em São Paulo, chamado Centro de Estudos Girassol. Atuou como professor de Astrologia nas escolas Regulus, Girassol, Delphos, AstroBrasil durante os anos de 1987 a 1998; na cidade de São Paulo; e também em Brasília, inclusive no CENTRE – Centro de Ensino e Treinamento Especializado em Brasília. Atualmente Coordena o Curso de Formação em Astrologia Transpessoal na Unipaz - DF. Foi fundador do SINABRA - Sindicato dos Astrólogos de Brasília, e presidente da CNA, Central Nacional de Astrologia. Formou-se em “Constelações Sistêmicas Familiares e Empresariais”, através do IAG de Munique, Alemanha, e do IBSS de Goiânia. É também professor nos cursos de formação em Constelação Sistêmica Fenomenológica nas cidades de Goiânia, São Paulo, Fortaleza: IBSS - Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas de Goiânia; CESP - Centro Sistêmico de Psicologia - Fortaleza; CEFATEF- Centro de Formação e Estudos Terapêuticos da Família - SP. Publicações: “A identidade simbólica de Brasília” na coletânea "Brasil Corpo e Alma"- Editora Triom de São Paulo; UNESP - FEPAF, na coletânea "Nas Asas do Efeito Borboleta" artigo: "Constelações Familiares e as Ordens do Amor - Novos Paradigmas"; “A Astrologia na Tradição Hebraica” - CBA nº 18, publicação da Escola GAIA de Astrologia – SP. SKYPE: mauricejacoel / maurice.astroel@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *