Primeiros Laços – O recomeço do Mundo

Primeiros Laços>>
“- O que quer dizer cativar?
– É uma coisa muito esquecida.
Significa criar laços.
Saint-Exupéry
Era noite de lua, nas veredas1 do grande sertão. Riobaldo atravessava os ermos quando ouviu gritos. Uma mulher grunhia as dores do destinado a se cumprir. Estava só, prestes, embora não necessariamente pronta, para o que viria.

Naquela noite, o jagunço endurecido pelo cangaço pela força irresistível da vida, foi convertido em parteira. Pelas mãos calejadas de mortes, mais uma criança “saltou pra dentro da vida”.

Primeiros Laços – O recomeço do Mundo

Ao som do choro do recém-nascido, extasiado Riobaldo exclama: “Um menino nasceu. O mundo tornou a começar”. E com o olhar estrelado de amanhãs, coloca a vida nos braços de quem lhe deu a luz e parte enluarado pelo milagre.

O milagre do recomeço do mundo acontece a cada parto. Entretanto, do existir para vir a(o) Ser, crescer para Luz se perfaz num longo processo de formação de laços.

Todo bebê traz consigo duas heranças: uma genética e outra histórica.

Se a primeira determinará o amendoado dos olhos, a cor da íris, a textura do cabelo, além de uma infinidade de funções fisiológicas; a segunda, será tecida nas entretelas em entrelinhas das relações estabelecidas com o meio cuja a mãe é o primeiro “objeto bom”. Ou deveria ser.

Primeiros Laços – O Futuro

Ele dorme, acorda, mama, faz caquinha, gracinha, birra, enquanto desperta sentimentos e sentidos em quem tem nos braços o futuro desse alguém.

Dos primeiros laços aos primeiros passos, a fome encontrará o seio, o anseio ao espelho do materno olhar, essencial. Projeto humano de gente! Abrir o peito e colocar o coração para fora ou seria abrir o coração e colocar o peito para fora?
Denise Espiúca Monteiro – Mãe, Pediatra, Homeopata, Mestre em Saúde Coletiva, autora do livro “O que você vai ser quando crescer? Abordagem Homeopática da Criança

Imagem destacada: cortesia https://pixabay.com/pt/



Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Denise Espiuca

Denise Espiúca Monteiro Médica Homeopata, Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social/UERJ. Diretora do Ambulatório Escola do IHB, A Casa da Homeopatia Brasileira. Escritora, ocupa a cadeira 25 da ABRAMES, Academia Brasileira de Médicos Escritores. Email: despiuca@dh.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *