Alma, o que é?

Alma, o que é?

Quando cientistas desintegraram o átomo pela primeira vez, a magnitude e intensidade da energia atômica liberada deixou o mundo atônito.
Quando bombardeado por partículas subatômicas altamente carregadas, em grande velocidade, o minúsculo átomo liberou energias inconcebivelmente poderosas.
Analogamente existem condições em que a diminuta alma espiritual, a força vital e o verdadeiro eu de todos os seres, exibe as energias de sua natureza original.

Sob condições materiais ordinárias, a verdadeira natureza dela é invisível e desconhecida para nós

Descrita no Bhagavad-gita Como Ele É como partícula atômica, antimaterial, e conhecida em sânscrito como atma, é muito mais sutil que a energia material.

A alma, que é atômica em tamanho, é a força vital em todos os seres vivos e é a fonte de energia que mantém todas as entidades vivas.
A energia da atma se espalha por todo o corpo vivo, e é a causa de sentirmos várias dores e prazeres em todas as partes do corpo.
Esta corrente dela é conhecida como consciência.

Embora não possamos vê-la, sua presença pode ser compreendida simplesmente pela consciência.

Às vezes não podemos ver o sol no céu devido a presença de nuvens, mas a luz do sol ainda é visível.
Do mesmo modo, podemos aceitar sua presença em todos os corpos vivos – Humano, animal, planta, peixe ou ave – porque percebemos vida neles.

Inversamente, podemos sentir a ausência da alma após a morte porque vemos que a consciência cessou no corpo morto.

Na morte, a alma deixa o corpo material , mas sofre a experiência da morte sem ser afetada.

Por isso no Bhagavad-gita encontramos a alma descrita como “imutável”, “indestrutível”, “insolúvel”, “existindo em toda a parte” e “invisível” (Bg 2.24).

Cada uma delas é minúscula, aprendemos no Bhagavad-gita, é uma “parte fragmentária, eterna” de Krishna, ou Deus.

Sua energia deriva de sua relação com Deus ,a Alma Suprema.

Ela é constitucionalmente relacionada com Krishna, assim como as partes de nosso corpo se relacionam com nosso corpo todo.

Porque ela é parte de Krishna, sua natureza é servi-Lo, assim como nossa mão serve o corpo todo fornecendo alimento á boca quando comemos.

Quando ela executa sua função original suas características naturais gradualmente se tornam manifestas.

A alma é descrita no Vedas como “energia marginal”, dotada de liberdade de escolha para servir ou não Krishna, ou Deus.

Entretanto, quando ela manifesta desejo de não servir a Deus e age independentemente de Deus, as qualidades espirituais inerentes a ela ficam temporariamente bloqueadas devido ao esquecimento de Krishna.

Quando isto acontece, ela deixa o campo de energia espiritual pura (o mundo espiritual) e sob influência da energia material, entra num corpo físico.

Em seu estado original transcendental, a alma é caracterizada por três qualidades.

A primeira é a eternidade, por ser ela parte integrante do Senhor Supremo e é, segundo o Bhagavad-gita, “não nascida” e “imortal”.
A segunda é que a alma cheia de conhecimento, sendo parte de Krishna, que é a fonte de toda a inteligência e que é plenamente consciente.
E terceira, a alma é bem aventurada, por causa de sua ligação com Krishna, a soma total de toda a felicidade e bem-aventurança.

Logo que compreendermos a natureza da alma, podemos começar imediatamente a entender a natureza de Deus.

Gradualmente realizando a alma através do conhecimento no Bhagavad-gita, gradualmente despertamos suas qualidades originais:
– eternidade, conhecimento e bem-aventurança.
Só então poderá ser revivida nossa relação esquecida com Krishna, ou Deus.

Hare Krishna
Giridhari Das



Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

MeiodoCeu

material originário do antigo site Meio do Céu - Claudia Araujo, hoje denominado Grupo Meio do Céu - Claudia Araujo e composto por diversos novos colunistas. Essa é uma maneira de preservar o material do antigo site, assim como homenagear aqueles que não mais escrevem no site e/ou não mais estão entre nós nesse plano da existência. Claudia Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *