Hare Krishna – o movimento mais antigo do mundo

Hare Krishna>> enquanto o movimento mais antigo do mundo

Quem São Eles?

Hare Krishna enquanto movimento, está inserido na mais antiga tradição religiosa de que se tem conhecimento; conquanto ele é a própria religião Vaishnava (monoteísta), e tem milhões de seguidores na Índia e no Ocidente.

Cultiva a devoção a Vishnu ou Krishna, que é o tronco principal do complexo filosófico denominado hinduísmo.
Baseados nas conclusões de grandes mestres espirituais, os vaishnavas consideram Sri Caitanya Mahaprabhu uma encarnação do Senhor Krishna.

Hare Krishna antes do Brasil ser descoberto

Acontecia, na Índia, um importante movimento com bases populares, de renascimento do sentimento de Bhakti, devoção a Deus. O responsável por essa revolução espiritual foi o grande santo e filósofo Sri Caitanya Mahaprabhu.

Ele reviveu a prática de meditação sonora no mantra Hare Krishna _ Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.

Caitanya Mahaprabhu também ensinou que qualquer nome referente a Deus (por exemplo, Jeová, Alá, Krishna, Rama, etc.) é completamente puro. Ensinou também que qualquer pessoa, seja qual for sua religião, filosofia, cultura ou tradição, pode praticar este processo.

Pode cantar os santos nomes de Deus e assim obter todos os benefícios decorrentes desta prática de meditação. Pode obter o fim das ansiedades mentais, do controle da mente e dos sentidos, do desenvolvimento da consciência. Como suprema proposta de todas as religiões autênticas: desenvolver amor puro por Deus.

Esta prática é baseada no milenar conhecimento védico originário da Índia

Este conhecimento está chegando até nós através de uma linha de sucessão discipular, isto é, uma corrente de mestres espirituais e discípulos, autêntica e ininterrupta, que vem desde os primórdios da criação.

Nesta seqüência de mestres espirituais, situa-se sua divina graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Ele fundou em 1966, na cidade Nova Iorque, a Sociedade Internacional da Consciência Krishna. Essa sociedade é chamada de ISKCON, mais conhecida como movimento Hare Krishna.

Srila Prabhupada veio a falecer em 1977, deixando seus discípulos mais adiantados com a função de dirigir espiritualmente o Movimento e iniciar discípulos.

O movimento Hare Krishna está disseminado em praticamente todos os países e nas principais cidades do mundo. A presença dos devotos de Krishna, com seus trajes tradicionais e suas alegres músicas e danças já faz parte do dia a dia de nossa cidade ocidental moderna.

Os devotos de Krishna são muito conscientes de seu papel dentro da sociedade. Este movimento visa, fundamentalmente, a reespiritualização da sociedade moderna, tão carente de conhecimento espiritual perfeito.

Embora ostente conquistas de sofisticação tecnológica, a referida sociedade sofre por causa da existência de um grande abismo que separa da compreensão da realidade espiritual.

Atualmente, centenas de devotos vivem nos templos e comunidades no Brasil e dezenas de milhares de pessoas participam do movimento indiretamente.

Qualquer pessoa pode participar direta ou indiretamente desse movimento.

Não se trata de uma “sociedade fechada

Diversas são as atividades que o movimento desenvolve para prorrogar o conhecimento espiritual:

– Uma atividade muito importante é a educação das crianças. O Movimento emprega o sistema de educação védica chamada Gurukula.

As crianças aprendem as matérias acadêmicas e também a filosofia da Consciência de Krishna. Professores especializados acompanham o dia a dia das crianças.

– Um programa que caracteriza os devotos no mundo todo é o “Alimentos Para Vida”: distribuição gratuita de prasada, alimento espiritualizado por ter sido oferecido ao Senhor Supremo

mais artigos em seguida a esse




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

MeiodoCeu

material originário do antigo site Meio do Céu - Claudia Araujo, hoje denominado Grupo Meio do Céu - Claudia Araujo e composto por diversos novos colunistas. Essa é uma maneira de preservar o material do antigo site, assim como homenagear aqueles que não mais escrevem no site e/ou não mais estão entre nós nesse plano da existência. Claudia Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *