Planetas Retrógrados e a oportunidade de se ter Tempo

Atualmente estamos com 3 planetas retrógrados: Júpiter, Saturno e Plutão. Os mesmos que a alguns meses farão uma tripla conjunção. Então, vamos entender o que significa a retrogradação para aproveitarmos da melhor forma este grande encontro.

Muito se fala sobre o movimento de retrogradação dos planetas. E na maioria delas são reclamações e atribuição da culpa de algo.

Tudo culpa do Mercúrio retrógrado!
Frase que já estampa camisetas de uma grande rede de vestuário.

Mas, o que é este movimento retrógrado?

Decerto, o planeta está andando para trás realmente?

A resposta é lógica: não! Cada um dos planetas em sua própria órbita, não para seu movimento e inicia sua caminhada num sentido contrário. Imaginem o caos astronômico! Porém, sabemos que cada qual tem sua velocidade específica para completar a volta ao sol.

O que acontece é que este movimento é puramente aparente.

Ao olharmos o céu, temos a impressão de que o Sol, Lua e estrelas se movem do leste a oeste devido ao movimento de rotação da Terra. Entretanto, quando observamos os planetas em determinados períodos, parecem que estão se movendo do leste a oeste.

Isso se dá, porque o nosso ponto de observação é a Terra e como todos os outros planetas, possui uma velocidade própria.

Isto posto, como estamos em movimento e olhamos outro objeto se movendo em uma velocidade diferente, teremos a impressão de que estamos ficando para trás ou é o outro corpo que estamos ultrapassando.

Já viveu uma experiência em que está dentro de um carro, quando ele está quase parando e por conta de um outro carro do lado, parece que você está andando para trás? Isto é um movimento aparente. Ou seja, apenas uma sensação, não sendo real.

Se pela Astronomia esse fenômeno é puramente aparente, para a Astrologia, o significado é muito mais profundo e merece bastante entendimento.

De Mercúrio a Plutão, sabemos que cada um deles possui uma natureza de atuação.

Além disso, quando olhamos o nosso mapa natal, vimos as áreas de experiência que um a um vai ativando. Cada qual no seu tempo. Cada período com seus movimentos, ora direto, ora retrógrado.

Desta forma, podemos avaliar a atuação do planeta de acordo com o sentido do seu movimento. Sua ação com a proposta de estimular, movimentar, influenciar ao novo, bem como, a necessidade de reflexões e ajustes.

É exatamente essa o propósito da retrogradação.
Ou seja, um convite para revisões.

Decerto, vivemos numa fase da humanidade na qual tudo é acelerado. Tudo é para ontem. A tecnologia da informação que nos trouxe avanços maravilhosos, nos impõe uma velocidade cada vez maior de desejos. Consequentemente, uma superficialidade de entendimentos.

Precisamos entender que fazemos parte de um ecossistema Nós, enquanto seres humanos, estamos conectados com o planeta. Ora, sendo conscientes ou não, estamos ligados a algo maior.

Entenda: não somos nós quem iremos impor regras ao sistema. É o contrário.

Podemos dizer que a Astrologia é também uma linguagem para traduzirmos o funcionamento deste sistema. Dessa forma, quando encaramos os movimentos retrógrados, não há nada que possamos fazer para mudar o sentido. Não adianta espernear. Não adianta reclamar.

Inegavelmente, tudo na Astrologia tem seu lado positivo e negativo.
Temos a liberdade de escolha. Encaramos o movimento como oportunidade ou não.

Mais uma vez, o movimento está lá. Como ele é. E não há nada que possamos fazer para alterá-lo. Até porque, só conseguimos manipular o que nos cabe. Fora disso, é só frustração.

Sendo assim, por que não aproveitar o movimento?

Por que não aprender com que o planeta quer nos pontuar com a sua natureza neste sentido retrógrado?

Retrógrado…
Re…
Refletir.
Revisar.
Reavaliar.
Repensar.
Recalcular.

Compreendem?
Nada se faz de novo, referente a natureza do planeta, quando ele está retrógrado. A oportunidade é o tempo que nos é dado para fazermos estas reavaliações.

Tempo! A moeda mais valiosa da humanidade e que talvez, até hoje, não saibamos o seu real valor.

As retrogradações são períodos valiosos para que possamos repensar nossos planos, projetos, ideias ou desejos. Momento de refletirmos, cada qual com seu assunto em questão, seja a comunicação, relacionamentos, finanças, projetos ou viagens, por exemplo.

Por outro lado, se a retrogradação é o movimento do planeta andar para trás, aparentemente, ele vai favorecer resgates. Mais uma palavra iniciada com “re”.

Sendo assim, são fases que nos favorecem resgatarmos questões que ficaram perdidas no passado. Situações mal-acabadas. Projetos interrompidos. Seja para atualizar e dar sequência, ou mesmo, para reavaliar e finalizar de uma vez por todas.

Percebem o quão tudo isso é necessário para nossa caminhada?
Para nosso desenvolvimento? Consciente, claro!

Porque, como diria Jung, enquanto inconscientes, acharemos que tudo faz parte de um “destino”, da sorte de cada um.

Somos chamados a despertar.
Somos chamados a nos conectar com este ecossistema e saímos do automático.

Portanto, não importa o assunto.
O fundamental é olharmos com mais atenção para tudo isso.
Assim sendo, movimento retrógrado é oportunidade de termos tempo para nós mesmos.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Glau Ribeiro

Publicitário, Redator e Astrólogo. Apaixonado por comportamento humano, buscou na tradicional arte da astrologia uma forma de compreender o ser humano e ajudá-lo em seu desenvolvimento. Formado pela Gaia Escola de Astrologia, em São Paulo, atua há mais de 10 anos com atendimentos pessoais e corporativos, palestras e orientações. Contatos Whatsapp: (11) 98486-1764 Instagram: @glaubert E-mail: glau.ribeiro@uol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *