A IMPORTÂNCIA DAS EXCREÇÕES NA SAÚDE

A IMPORTÂNCIA DAS EXCREÇÕES NA SAÚDE

Os produtos de excreções do corpo são chamados excretas e os três excretas mais importantes são a urina (mutra), as fezes (sakrut) e o suor (sveda).

Sua correta eliminação é essencial para a manutenção da saúde do indivíduo.

No que diz respeito às fezes, elas não são apenas os restos (refugo) dos alimentos ingeridos pelo indivíduo; essas contêm também substâncias que são eliminadas das células teciduais do corpo.

Assim, a adequada eliminação das fezes é fundamental para a manutenção das células teciduais em seu estado superior de saúde.

Se há uma deficiência na eliminação das fezes, podem ocorrer doenças, não somente no trato gastrointestinal, mas também em outras partes do corpo.

Em doenças como as lombalgias, os reumatismos, as dores ciáticas, as paralisias, as bronquites e asmas, tomar as necessárias precauções para assegurar uma adequada evacuação das fezes é um passo essencial antes de se iniciar qualquer tratamento ayurvédico.

Além de acarretar doenças, a evacuação inadequada das fezes pode provocar uma atmosfera propensa para o crescimento de diferentes tipos de vermes intestinais.

Esses vermes, muitas vezes, afetam o desenvolvimento de algumas bactérias saprófitas (benéficas) da flora intestinal normal, envolvidas na síntese de materiais úteis para a fisiologia orgânica.

Com relação à urina, através dela muitos materiais de eliminação são depurados do corpo.

Assim o Ayurveda sempre aconselha a ingestão de uma quantidade adequada de água, tanto no verão quanto no inverno, de modo que a pessoa urine pelo menos seis vezes ao dia.

Porém é preciso cautela com a passagem excessiva dessa excreta, pois, da mesma forma que a escassez de urina, ela também é considerada uma doença.

Quanto ao suor, sua utilidade consiste na manutenção da saúde da pele.

Exercícios adequados, terapias com fomentação e certos remédios ajudam a transpirar e a excretar por meio dele a quantidade adequada de materiais de eliminação.

Normalmente, as fezes, a urina e o suor têm um odor desagradável.

Entretanto às vezes o seu odor torna-se intolerável, sendo necessários alguns remédios para corrigir a fetidez excessiva.

De acordo com o Ayurveda, a principal função das fezes é a manutenção da força do organismo; a da urina é a eliminação da umidade (água) do corpo, e a do suor, ao contrário, é a retenção dessa umidade.

O equilíbrio na proporção e na eliminação de cada excreta é fundamental para a saúde do organismo.

As fezes, por exemplo, quando aumentadas devido à retenção, produzem aumento do volume abdominal, barulhos de líquidos, gases e fezes dentro dos intestinos (borborigmos) e sensação de peso no abdômen.

Sua diminuição dá origem a um excessivo movimento de ar dentro dos intestinos, acompanhado de borborigmos subindo e descendo pelas alças intestinais, e causa severo desconforto na região do coração e nos flancos.

Por sua vez, a urina muito aumentada produz severas dores na bexiga e uma sensação de incompleta eliminação urinária, mesmo após a micção.

Sua diminuição dá origem a uma micção muito escassa, à disúria, às alterações de coloração e, às vezes, à hematúria (eliminação de sangue pela urina).

Finalmente, o suor demasiado produz excessiva perspiração, mau cheiro e prurido na pele.

Sua diminuição conduz à queda, rigidez e ressecamento dos cabelos, além de resultar numa pele quebradiça.

Além das excretas, outros materiais eliminados pelo corpo são considerados malas no sistema ayurvédico.

São classificados como secreções fisiológicas do corpo, também com importantes funções para a manutenção do equilíbrio orgânico.

As principais secreções do corpo são as dos ouvidos, do nariz, dos olhos e da boca, a bile, os materiais de eliminação dos pequenos e grandes canais do corpo etc.

Os catabólitos (dhatu-malas) produzidos pelo metabolismo dos tecidos também são aqui enquadrados.

Além desses, os cabelos e os pelos, assim como as unhas, são considerados malas no sistema ayurvédico, sendo, dessa maneira, vistos como secreções do tecido cutâneo.

Todos esses malas, à semelhança dos demais, devem estar em quantidades adequadas para o cumprimento de suas funções

.

O seu aumento ou a sua diminuição podem tanto denunciar quanto provocar distúrbios em seus respectivos locais de produção e eliminação.



Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Danilo Carneiro

Danilo Maciel Carneiro Médico - CRM-GO 4644 / CRM DF 13080 / CRM SP 190.240 - Médico Especialista em Homeopatia - Membro da Sociedade Médica Homeopática do Brasil - SMHB - Mestre em Ciências da Saúde – Faculdade de Medicina – UFG 2013 - Doutor em Ciências da Saúde com área de concentração em Patologia, Clínica e Tratamento das Doenças Humanas - Faculdade de Medicina - UFG – 2018 - Especialista em Medicina Preventiva e Social - MS / IPTSP-UFG - Membro da Sociedade Médica Homeopática do Brasil - SMBH - Sócio Fundador da Sociedade Médica Goiana de Acupuntura - Membro Honorário da Associação Brasileira de Ayurveda - Responsável Técnico do Centro de Referência em Medicina Integrativa e Complementar da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás – CREMIC - Autor dos livros: “Ayurveda – Saúde e Longevidade na Tradição Milenar da Índia”, pela Editora Pensamento; “Essência da Saúde – Plantas Medicinais e Alimentação”, pela Editora Ciência da Saúde; “A Verdadeira História de Dorys Leine”, pela Editora A Redação. - Médico Clínico desde 1987, Especialista em Homeopatia e Medicina Preventiva, com pós-graduação em Acupuntura, Fitoterapia e Ayurveda. - Contato: danilomacielcarneiro@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *