A tradição oracular do I Ching e a Flor de Ameixeira

A tradição oracular do I Ching e a Flor de Ameixeira

O I Ching é a raiz do pensamento  taoísta e confucionista

O I Ching é a raiz do Taoísmo e do Confucionismo. Decerto o conhecimento milenar do I Ching, deu origem a centenas de escolas de oráculos,  filosofia, meditação, estratégia, medicina, artes marciais e feng shui.

As várias escolas de estudo do I Ching e os grandes comentaristas

Na arte do estudo do I Ching, surgiram diversas tradições, com diferentes recursos de interpretação e formas  de consultas. Com o passar do tempo, escolas de características diferentes se consolidaram baseadas nas leituras dos grandes estudiosos como Fu Xi, Rei Wen Duque de Zhou e Confúcio.

Uma das técnicas mais antigas de consulta é o Oráculo da Tartaruga

Em épocas mais remotas, a consulta ao oráculo do Yi Jing envolvia um processo mais complexo. Nesse sentido, uma das técnicas mais antigas é o Oráculo da Tartaruga. Inicialmente, utilizava-se parte do casco de uma tartaruga de água doce de determinada espécie, tamanho, medida, cor e espessura. Em seguida, a pergunta era feita e durante um ritual o casco da tartaruga era posto na fogueira. Com o calor, surgiam rachaduras no casco formando imagens de linhas inteiras ou partidas. Assim, pela localização  dessas imagens  os mestres de oráculo interpretavam seus significados, deduzindo as Linhas bem como os Hexagramas.

Uma técnica posterior utilizava ossos de boi

Mais tarde desenvolveu-se outra técnica, passando-se a utilizar os ossos de boi em substituição ao casco da tartaruga. Com o uso dos ossos de boi, as respostas eram gravadas e entalhadas nos ossos e finalmente entregues ao consulente. Isso demorava senão dias, pelo menos horas.

Posteriormente utilizou-se a vareta de bambu

Posteriormente, esse oráculo foi simplificado e virou um oráculo de varetas de bambu. Num bambuzal, todos os galhos nascem da mesma raiz, simbolizando que todos os seres nascem da mesma origem.

Mais a frente o caule do milefólio serviu como instrumento de consulta ao I Ching

Mais tarde, o oráculo passou a utilizar caules do milefólio, que é uma planta medicinal. Seu uso como instrumento oracular se deve ao caule reto e à energia intensamente solar e luminosa. Neste oráculo leva-se de 15 a 20 minutos para se obter o Hexagrama.

Tempos depois surgiu o método de moedas

Tempos depois, surgiu um oráculo mais rápido, que utilizava moedas como instrumento oracular. Essa técnica ficou conhecida como Oráculo da Floresta de Pérola de Fogo. Leva-se pouco tempo para obtenção do Hexagrama. Ele simplifica e chega-se à mesma resposta das técnicas mais complexas.

Na antiguidade, as moedas chinesas tinham um orifício quadrado no centro, que simboliza o elemento Terra (Yin); a periferia circular da moeda simboliza o elemento Céu (Yang); e o espaço vazio que existe no centro e fora da moeda simboliza o Tao.

Assim, o lado “cara” da moeda  é visto como Yang e seu valor é 3.   Já o lado “coroa”  é visto como Yin e seu valor é 2.

O método da Flor de Ameixeira e o Mestre Shao Yong

A consulta ao Yi Jing se tornou ainda mais simplificada com o surgimento do método da Flor de Ameixeira, criado por Shao Yong (1011 – 1077).  Ele era filósofo, poeta e alquimista e foi um dos maiores mestres de Yi Jing depois de Confúcio. Shao Yong deixou ensinamentos valiosos, que podem ser aplicados tanto na análise dos fatos do cotidiano, quanto na postura correta para utilização do oráculo do Yi Jing. Por exemplo, ele observou que podemos lidar com as coisas como elas são, evidentemente se não impusermos nosso ego a elas.

Método baseado na intuição e na observação dos presságios

Em virtude da exatidão de suas  previsões, a  reputação de  Shao Yong rapidamente espalhou-se pelo país. Ele era famoso por usar cada sinal como um presságio: sons, palavras, cores, objetos, pássaros e animais em geral. Ademais, se alguém o procurava pedindo uma adivinhação, Shao Yong já sabia o que viria antes que a pessoa dissesse qualquer coisa. Ele usava também a Flor de Ameixeira para prever a ascensão e a queda das dinastias. Por esse motivo, por várias ocasiões, o imperador pediu-lhe que trabalhasse na corte com o intuito de servir-lhe com o seu conhecimento, Porém, Shao Yong recusou todas as vezes

O método de Shao Yong privilegiou a interpretação direta dos Hexagramas

Shao Yong escreveu muitos livros sobre o I Ching. Contudo, assim como outros antigos estudiosos, ele não revelou os segredos dos cálculos. Dessa maneira, o  conhecimento do método foi transmitido para alguns poucos através de ensinamento oral. Portanto, Shao Yong influenciou na criação de vários métodos de previsão de eventos futuros, que privilegiavam o I Ching na linhagem oracular, enfatizando a interpretação intuitiva e direta dos Hexagramas.

Como funciona o método da Flor de Ameixeira

O Cálculo do Método Flor de Ameixeira não utiliza moedas nem tampouco  varetas de milefólio. Para quem só conhece a versão do Yi Jing em livro, o método dinâmico da Flor de Ameixeira e suas possibilidades de interpretação oracular são surpreendentes. O método emprega apenas números. Em geral, Shao Yong usava os números da data e do horário do evento para compor os Trigramas  conforme a observação dos acontecimentos que se davam ao seu redor. O raciocínio de Shao Yong empregava os trigramas de acordo com a sequência do Céu Anterior, atribuindo-lhes, desse modo, valores numerológicos.  Por causa disso, a linhagem de Shao Yong tem origem na tradição de Fu Xi, conhecido como o primeiro  Mestre do I Ching.

No método da Flor de Ameixeira a resposta do oráculo é obtida através de uma fórmula de cálculo

Com esse resultado, a leitura trabalha com três Hexagramas em conjunto. Esse Hexagramas  representam  respectivamente, a situação atual, a dinâmica e a perspectiva futura. A interpretação da Flor de Ameixeira considera  o simbolismo das Linhas e dos Trigramas assim como significado dos Hexagramas. Além disso, utiliza  a dinâmica energética dos Cinco Movimentos, os dados astrológicos dos Troncos Celestes e Ramos Terrestres e ainda, os  sinais do cotidiano.

Certamente esses dados fornecem um quadro rico sobre a pergunta com perspectivas de interpretação e abordagem que vão além das respostas dos textos clássicos. Por isso  é importante no  estudo do I Ching  desenvolver o lado intuitivo de forma a interpretar a simbologia dos Hexagramas e das Linhas.

Créditos da imagem: Bogdan Rada/Pixabay




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Telma Bonniau

Sou taoísta, consultora de I Ching, Zi Wei Dou Shu, BaZi, Feng Shui, estudo acupuntura, pratico Caligrafia Chinesa, Tai Chi, Qi Gong e Ikebana. Gosto de viver a vida, na companhia dos meus amigos e dos meus livros e curtir a energia da natureza. tbonniau@yahoo.com.br Publico meus artigos aqui e também na minha página no Facebook, Conhecendo o Zi Wei Dou Shu e as artes taoístas https://www.facebook.com/ConhecendoOZiWeiDouShu/. WhatsApp: 21-998950391

2 comentários em “A tradição oracular do I Ching e a Flor de Ameixeira

  • dezembro 29, 2019 em 10:58 pm
    Permalink

    Ótimo texto, Telma! Além do histórico das diversas formas de acessar o oráculo, traz informações sobre o Método Flor de Ameixeira, tão pouco conhecido entre nós! Parabéns!

    Resposta
  • dezembro 31, 2019 em 2:46 pm
    Permalink

    Oi Rosa, muito obrigada.
    Temos muito que aprender com o tradição oracular chinesa e principalmente a flor de ameixeira.
    Um abraço.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *